Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose e Micobacterioses do Hélio Fraga tem nova chefia
Por Barbara Souza
A pesquisadora Fátima Cristina Onofre Fandinho Montes retornou à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) como a nova chefe do Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose e Micobacterioses Ângela Maria Werneck, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF). Ela assumiu o cargo no dia 21 de junho após passagem pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) como Vice-Diretora de Ensino e Pesquisa.
Fátima Fandinho é doutora em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é reconhecida por sua ampla experiência na área de Microbiologia Médica e Biologia Molecular. Seu trabalho se concentra em diversos temas relacionados à tuberculose, como tipagem molecular, Mycobacterium tuberculosis, diagnóstico, epidemiologia molecular, RFLP, além de estudos sobre a detecção de resistência a drogas, incluindo análises dos genes de resistência utilizados no tratamento da tuberculose.
"Considero uma honra, assumir novamente a chefia do Laboratório, que possui muita história na assessoria ao Ministério da Saúde e aos Laboratórios Centrais das Rede, além da tradição em diversas pesquisas científicas e treinamentos e formação de alunos”, afirmou Fátima Fandinho. A nova chefe destacou também que, neste novo ciclo, tem a expectativa de ampliar a validação e implantação de novas metodologias, incluindo tecnologias de alta complexidade, tais como sequenciamento de última geração, teste rápido molecular para resistência múltipla a drogas, vigilância laboratorial da tuberculose resistente e de Micobacterioses de importância clínica , entre outras abordagens. “Além disso, pretendemos estreitar as relações para parcerias com o Ministério da Saúde, os laboratórios da rede, OMS, OPAS, parcerias internas e externas à Fiocruz, com institutos de pesquisa e universidades nacionais e internacionais. Muito trabalho à frente, mas com muita alegria e satisfação de estar novamente junto à equipe do LRN, do CRPHF e da ENSP”, disse.
"A volta de Fátima Fandinho para o Centro de Referência Professor Hélio Fraga é uma adição valiosa à equipe, fortalecendo ainda mais a expertise do CRPHF/ENSP/Fiocruz na luta contra a tuberculose. Sua liderança e conhecimento serão fundamentais para impulsionar a pesquisa, avançar nas estratégias de diagnóstico e intensificar os esforços no combate a essa doença no Brasil", afirmou o chefe do Helio Fraga, Paulo Victor Viana, que aproveitou para agradecer a chefe anterior do Laboratório. "Aproveitamos para expressar nossa gratidão a Karen Gomes pelo tempo que esteve conosco e pelos importantes avanços alcançados nas melhorias do laboratório. Desejamos muito sucesso a Karen Gomes em seu novo desafio junto ao Ministério da Saúde e em suas atividades na Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/SVSA-MS)".
O chefe do CRPHF ressaltou ainda que a nomeação de Fátima como chefe do Laboratório de Referência Nacional ocorre em um “momento crucial” para o Sistema Único de Saúde, com o recente decreto do presidente Lula que estabeleceu a criação do Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente (Cieds). O comitê tem como objetivo elaborar ações estratégicas para combater e eliminar a tuberculose no país.
Nenhum comentário para: Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose e Micobacterioses do Hélio Fraga tem nova chefia
Comente essa matéria: