Conferência Livre Nacional de Ouvidorias do SUS traz reflexões sobre direito à saúde e fortalecimento da democracia
No dia 30/05, aconteceu a Conferência Livre Nacional de Ouvidorias do SUS (CLNO) com o tema Escutatória: pode falar, queremos ouvir você! O evento, histórico para a Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde – SUS, contou com a transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública - RedEscola, alcançando todo o Brasil. A CNLO, em seu caráter inclusivo, contou com intérprete de libras durante todas as transmissões ao vivo.
A mesa de abertura foi composta por autoridades renomadas, que trouxeram valiosas contribuições e conhecimentos para enriquecer as discussões da CLNO. Swedenberger Barbosa, Secretário Executivo do Ministério da Saúde, e Maria Francisca Santos Abritta Moro, Ouvidora Geral do Sistema Único de Saúde - SUS, brindaram os participantes com palavras inspiradoras sobre a importância das ouvidorias como mecanismos de participação social na saúde. Denize Oliveira e Silva, Coordenadora e Pesquisadora Titular da Diretoria Regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz, Rosa Souza, Coordenadora da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola/ENSP/Fiocruz), Fernanda Lou Sans Magano, Conselheira Nacional de Saúde e integrante da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), também compartilharam preciosas contribuições. Fúlvio Eduardo Fonseca, Coordenador de Transparência e Acesso à Informação (CTAI/OUVSUS/MS), foi o cerimonialista do evento.
A Conferência Magna, proferida pela pesquisadora da Fiocruz Brasília, Maria do Socorro Souza, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde, despertou reflexões profundas sobre a defesa do direito à saúde, à vida e o fortalecimento da democracia.
Ainda pela manhã, o evento contou com painéis temáticos que abordaram questões relevantes relacionadas ao Sistema Único de Saúde, que contou com a presença da coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da RedEscola, Prof.ª. Rosa Souza, mediando o painel Ouvidoria, Transparência e Participação Social, que teve a participação de Luíza Alonso, Professora e pesquisadora da Universidade Católica de Brasília – UCB; Madalena Margarida da Silva Teixeira, Representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Conselho Nacional de Saúde; Laila Bellix, Diretora de Participação Digital da Secretaria Nacional de Participação Social.
Na sequência aconteceu o painel Desafios das Ouvidorias do SUS como espaço de garantia de direitos e defesa do SUS, cuja mediação ficou a cargo de Márcia Silva, Ouvidora-Geral da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e como painelistas Rafael Vulpi Caliari, Analista Técnico de Políticas Sociais; Maria Moro, Ouvidora-Geral do SUS e André Luiz Dutra Fenner, Professor e Pesquisador da Gerência Regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz (GEREB/Fiocruz).
Na parte da tarde, foi a vez da palestra mediada por Conceição Andrade Resende, com a participação de Lucia Souto, Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, e Pedro Pontual, Presidente honorário do Conselho de Educação Popular da América Latina. Suas contribuições ampliaram a compreensão sobre a importância da participação social na construção de um sistema de saúde mais justo e inclusivo.
A CLNO também proporcionou a oportunidade de organizar grupos de discussão por meio da plataforma Zoom, de acordo com os temas escolhidos durante a inscrição. Com a participação expressiva dos membros da rede de Ouvidorias, representantes das áreas técnicas do Ministério da Saúde, da sociedade civil e de usuários do SUS, as discussões foram fundamentais para a construção de um diálogo plural e profundo. Os participantes inscritos puderam candidatar-se como delegado(a) para 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS).
Ao todo, o evento alcançou mais de 3.000 visualizações nas transmissões ao vivo e contou com mais de 1.000 inscritos, demonstrando grande interesse e engajamento da comunidade em discutir e contribuir para o fortalecimento do SUS.
A CLNO do SUS foi uma oportunidade privilegiada de ouvir vozes diversas e promover a escuta ativa, buscando entender as demandas e necessidades da população e dos trabalhadores do SUS. Os quatro eixos propostos pela 17ª Conferência Nacional de Saúde foram contemplados, trazendo à tona questões fundamentais para a defesa do direito à saúde e para a construção de políticas públicas mais efetivas.
Se você perdeu alguma das transmissões ao vivo da CLNO, acesse o canal no Youtube e tenha acesso à gravação do evento.
Seções Relacionadas:
Assistência Conferência Livre Democrática e Popular de Saúde Cooperação SUS Sessões Científicas
Assistência Conferência Livre Democrática e Popular de Saúde Cooperação SUS Sessões Científicas
Nenhum comentário para: Conferência Livre Nacional de Ouvidorias do SUS traz reflexões sobre direito à saúde e fortalecimento da democracia
Comente essa matéria: