Busca do site
menu

Reinauguração do Laboratório de Internet e Saúde da ENSP marca luta contra as desigualdades digitais

ícone facebook
Publicado em:16/07/2025

O Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP/Fiocruz, celebrou sua reinauguração no dia 9 de julho. O evento contou com a presença do coordenador do projeto, pesquisador André Pereira Neto, do diretor da ENSP, Marco Menezes, além de alunos, funcionários e pessoas que contribuíram para a trajetória do laboratório. Na ocasião, os participantes reafirmaram a importância da promoção dos direitos civis por meio do acesso coletivo, equitativo e qualificado à informação digital.

O Laiss tem como objetivo fortalecer a alfabetização digital — especialmente entre os moradores de Manguinhos — e garantir o acesso a informações de qualidade sobre saúde, frequentemente consumidas por meio das redes e mídias sociais.

Dessa forma, o laboratório busca promover a equidade no acesso à informação de maneira democrática, transformando-a em uma ferramenta essencial para a prevenção de doenças e contribuindo para a redução das desigualdades digitais ainda vividas por grande parte da população.


Durante o evento, o coordenador André Pereira Neto apresentou um vídeo do Ministério da Saúde do Reino Unido que exemplifica o direito de todo cidadão ao acesso a conteúdos claros, confiáveis e acessíveis. “É fundamental mostrar que esse conhecimento pode ser um dos maiores instrumentos no tratamento de doenças. Esse tipo de conteúdo precisa estar sempre disponível para os pacientes”, destacou.

Pereira Neto também abordou a chamada terceira revolução da saúde pública, que consiste na integração entre o paciente, o conhecimento e a internet. “Hoje, esses três elementos coexistem em nossa sociedade. No entanto, embora desempenhem um papel relevante na promoção da saúde, também acentuam a segregação social ao evidenciar as desigualdades digitais”, alertou.

Segundo o pesquisador, como internet, informação e cidadania estão intrinsecamente ligadas, a exclusão digital acaba precedendo — e muitas vezes reforçando — a exclusão social. Assim, dominar o uso das tecnologias e se alfabetizar digitalmente não significa apenas acessar a internet como ferramenta, mas também conectar-se com o mundo e com as pessoas.

A reinauguração também foi marcada por relatos emocionantes de ex-integrantes do Laiss, que compartilharam como o laboratório teve um papel decisivo em suas trajetórias acadêmicas e pessoais. “Vocês foram o caminho para eu chegar onde estou hoje, só tenho a agradecer”, disse um ex-aluno e ex-estagiário do laboratório. “O Laiss me fez viver”, afirmou uma ex-participante, que posteriormente se especializou em Promoção da Saúde na própria Fiocruz.


O evento revisitou ainda a história do laboratório, destacando projetos, ferramentas e iniciativas de impacto desenvolvidos ao longo dos anos.

Um dos destaques foi a participação do LaISS no lançamento do blog Libertando a Mente, espaço que busca dar visibilidade a pessoas em sofrimento mental, tradicionalmente invisibilizadas pela sociedade. “O blog rompe com o paradigma da dependência dessas pessoas. Ele mostra que elas podem ser vistas, ouvidas e que podem conquistar autonomia para transformar sua realidade e gerar sua própria renda por meio das mídias sociais. Não se trata de tratar da doença, mas de promover saúde”, explicou o coordenador.



O encerramento contou com uma fala do diretor da ENSP, Marco Menezes, que ressaltou o papel essencial da comunicação na promoção da saúde e na inclusão social. Ele destacou que, mesmo diante de restrições orçamentárias, a Escola continuará incentivando iniciativas como o Laiss, fundamentais para o enfrentamento das exclusões e desigualdades ainda presentes na sociedade brasileira.



+ Confira a galeria de fotos do evento!

*Estagiária sob supervisão da equipe de jornalismo do Informe ENSP.


Galeria Relacionada:
Nenhum comentário para: Reinauguração do Laboratório de Internet e Saúde da ENSP marca luta contra as desigualdades digitais