Busca do site
menu

Centro de Saúde Escola e Pólen realizam 1ª Oficina do Programa de Aceleração da Inovação em Saúde

ícone facebook
Publicado em:31/01/2024
O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) e o Laboratório de Inovação em Gestão Pública da Fiocruz (Pólen), ambos ligados à ENSP, realizaram a 1ª Oficina do Programa de Aceleração da Inovação em Saúde. O encontro foi na Inovateca da UFRJ, na última quinta-feira (25/1). Com o objetivo de desenvolver inovação em saúde, os participantes foram contemplados por um edital criado para incentivar iniciativas que impactam a vida das pessoas. 


A proposta é estimular a criatividade, originalidade e desenvolver novas soluções para a gestão em saúde, com propostas que solucionem um problema específico identificado como prioridade para o CSEGSF e o SUS, ou que tenham lições, ferramentas ou produtos que possam ser replicados em outros usos, contextos ou setores com poucas mudanças, como forma de colaborar entre os diferentes setores do Centro de Saúde. O Programa de Aceleração da Inovação em Saúde 2024 oferece formação, acompanhamento e apoio financeiro de R$ 5 mil por projeto.

O encontro reuniu trabalhadores do CSEGSF, de diferentes vínculos e áreas de atuação, das iniciativas contempladas pelo edital do Pólen: Agentes Comunitários de Saúde (Monique Pinho da Silva, Cristina Félix Fernandes Kuster, Cristiane dos Reis Pimenta Aguiar e Jorge Antonio dos Santos Nadais), psicólogos (Carlos Alberto Bizarro Rodrigues e Eugênio Carlos Lacerda), enfermeiros (Julio Cesar Pegado Bordignon, Renata da Silva Raimundo, Joyce Lopes Santana de Lima, Hilda Silva de Souza Barreto e Márcia Soares), médicos (Luiz Montes do Amaral e Celina Santos Boga Marques Porto), além da técnica de Saúde Bucal Cristiane Vieira da Silva, da bióloga Zelia Pimentel Andrade, do farmacêutico Fabiano de Jesus Santos, da recepcionista Janaína Gomes da Silva, da auxiliar de serviços gerais Wadilane Toledo de Araújo, da assistente administrativo Karina de Menezes Moura e da técnica de Farmácia Janaína Rangel de Lima Porto Pinto. 

No total, foram 20 iniciativas inovadoras na Gestão em Saúde proposta pelos trabalhadores. São elas:

Inova Sala de Espera
Amigos e Inimigos dos Dentes 
Agente se cuida 
Cuidando das Emoções 
Ações Intergeracionais no Cuidado com a Saúde 
Uma proposta de Análise Laboratorial “In house” para investigação de Tuberculose Extrapulmonar 
Criação de Ambientes Saudáveis Promotores de Saúde 
Recepção Renovada 
Vamos cuidar dos banheiros e da nossa copa como se fosse a nossa casa
Planejamento Familiar e Reprodutivo: o que eu preciso saber?
As Arteirinhas 
Implantar Ambulatório de acuidade visual em enfermagem na Oftalmologia 
Proposta de Implementação de um Protocolo de Enfermagem Com Foco em Promoção e Prevenção de Infecção por Tuberculose 
Comunicação Digital: Uma resposta Laboratorial Aliada à sustentabilidade 
Projeto Semente 
Bazar da solidariedade 
Novo Acesso mais seguro 
Tuberculose: Estratégias Integradas de Vigilância e Educação para Prevenção e Controle
A Central de material e esterilização nas Unidades de Atenção Primária à Saúde: Monitoramento e Validação do Processamento dos Produtos Para Saúde
Tire suas dúvidas? Orientações à gestante sobre o pré-natal, porto, cuidados com RN e aleitamento materno 

O programa teve início em janeiro e seguirá até julho de 2024. Durante a etapa da formação, os grupos aprenderão sobre IA - Inteligência Artificial para projetos, Design Thinking, Técnicas de Facilitação, Criatividade e Inovação no Serviço Público, Linguagem Simples e Design Simples.

Ao final, espera-se um relato de experiência ou artigo publicado, um relatório técnico da iniciativa implementada e uma apresentação do produto e/ou dos resultados em seção técnica do CSEGSF.

 


Nenhum comentário para: Centro de Saúde Escola e Pólen realizam 1ª Oficina do Programa de Aceleração da Inovação em Saúde