O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

ENSP vai promover oficina de Monitoramento e Avaliação voltada à saúde de povos indígenas

ícone facebook
Publicado em:24/10/2023
Por Danielle Monteiro

De 25 a 27 de outubro, será realizada, na ENSP e na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), a Oficina de Monitoramento e Avaliação com foco na Rede de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, coordenada pela pesquisadora Angela Casanova, da ENSP, e Ana Cristina Gonçalves, da EPSJV. Proposta pelo grupo de pesquisa do projeto Avaliação participativa da rede de atenção à saúde indígena no contexto da Covid-19, a atividade tem como objetivo elaborar e aplicar, de forma participativa, um modelo de monitoramento da Rede de Atenção à Saúde Indígena na perspectiva da integralidade do cuidado e da atenção diferenciada. O curso será voltado a profissionais da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI); conselheiros de Saúde Indígena e equipe da coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI); e integrantes do Conselho Gestor da pesquisa. 

A ideia é promover o compartilhamento de práticas e saberes em Monitoramento e Avaliação, entre profissionais de saúde, gestores, lideranças indígenas e pesquisadores; e, ainda, contribuir para o aprimoramento dos processos de trabalho, planejamento e gestão na saúde indígena, em busca de maior integração e continuidade do cuidado com fortalecimento da atenção diferenciada aos povos indígenas. 

“A relevância dessa iniciativa está em desenvolver ações de monitoramento e avaliação (M&A) com vistas à institucionalização desses processos no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, contribuindo para o aprimoramento e qualificação do processo de tomada de decisões da gestão e fortalecimento do controle social”, afirmam as as coordenadoras da pesquisa, Angela Casanova e Marly Cruz. Elas contam que a proposta surgiu frente à necessidade de promover o alinhamento conceitual sobre Monitoramento e Avaliação entre os participantes do conselho gestor da pesquisa do projeto Avaliação participativa da rede de atenção à saúde indígena no contexto da Covid-19. 

Durante a oficina, será também validado o material educativo em Monitoramento e Avaliação na Saúde Indígena, que será, futuramente, publicado no formato e-book. O desenvolvimento do material educativo permitirá a formação de multiplicadores e a replicação de Oficinas de Monitoramento e Avaliação nos DSEI.

Com carga horária total de 24 horas, a oficina será dividida em quatro temáticas: Intervenção: política, programa ou projeto; Modelo Lógico da Intervenção; Monitoramento e Avaliação; e Sistemas de Monitoramento. O conteúdo programático também envolverá atividades como o desenvolvimento de uma proposta provisória de Modelo Lógico da Integração do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS (SASI-SUS) com os demais pontos de atenção da rede SUS, a validação do Modelo Lógico e a construção de um sistema de monitoramento.

As coordenadoras da oficina, Angela Casanova e Ana Reis, explicam que a atividade vai propiciar a ampliação de espaços de reflexão, de forma sistematizada e participativa, sobre os desafios da rede de atenção à saúde dos povos indígenas. “A participação ampliada dos atores envolvidos na coordenação dos DSEI, no processo de gestão da SESAI ou nos conselhos de saúde indígena, pode gerar inúmeros benefícios em termos de empoderamento, aumento da capacidade autoavaliação local e promoção da institucionalização da prática avaliativa no Sasi-SUS”, acreditam. 

Segundo as coordenadoras, a iniciativa também vai contribuir para a participação social indígena, um dos pilares da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) que tem o potencial de reduzir as iniquidades em saúde e minimizar as assimetrias de poder presentes nas relações interétnicas entre povos indígenas e sociedade. 


Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS Ensino

Nenhum comentário para: ENSP vai promover oficina de Monitoramento e Avaliação voltada à saúde de povos indígenas
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.