O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Abrasco e Ministério da Saúde retomam elaboração de plano diretor da Epidemiologia após 18 anos

ícone facebook
Publicado em:05/09/2023

Responsável pela orientação política e acadêmica dos epidemiologistas no país, o Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia teve sua elaboração retomada em uma oficina, realizada em 17 de agosto, que reuniu membros da Comissão de Epidemiologia da Abrasco, representantes da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde em Brasília. O evento marcou a retomada da elaboração do plano, pausada desde 2005. O debate para elaboração do 5º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia traz consigo desafios: como retomar o debate para fortalecimento da área após 18 anos, diante de um cenário pós-pandêmico? 

Participantes da oficina que dá inicio à construção do V Plano Diretor para Desenvolvimento da Epidemiologia. Foto: Ivan F. Cunha/Ministério da Saúde.


Neste período, mudanças expressivas foram observadas tanto no desenvolvimento técnico-científico do campo, quanto nas demandas e necessidades em saúde, incluindo a vivência de uma crise sanitária sem precedentes, como foi a pandemia de Covid-19. 

A mesa de abertura do evento contou com participação de Guilherme Werneck, Diretor DAEVS representando, também, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Tania Araujo, da Comissão de Epidemiologia da Abrasco, Ligia Kerr, vice-presidente da Abrasco, Maryanne Oliveira Campos, e Juan Escalante Cortez, representante da Organização Pan Americana de Saúde (Opas). Participaram, de forma remota, os abrasquianos Cesar Victora, Rita Barradas Barata e a presidente da Abrasco, Rosana Onocko.

Para Tânia Araújo, integrante da  Comissão de Epidemiologia da Abrasco, a oficina marca o pontapé inicial para a elaboração do plano. “Estávamos ansiosos pelo retorno do Plano. Fomos engolidos pela pandemia diante de uma gestão do Governo Federal que podava a possibilidade de avançarmos na discussão. A crise sanitária trouxe muitos desafios, desde a forma de ensinar epidemiologia, à pesquisa e nossa relação com a política", reflete.  

“Agora, diante de um Governo favorável, a epidemiologia já pôde avançar em diversas direções. Esse encontro é um deles. Estou plenamente convicta de que faremos uma discussão que vai impulsionar propostas para avanço da epidemiologia” completa a representante da Abrasco. 

A tarde foi marcada por oficinas e atividades em grupos, divididos em grupos temáticos referentes aos três eixos de atuação da epidemiologia e todo o debate realizado nas oficinas será debatido e norteará a produção do plano diretor. Epidemiologistas de todo o país se reuniram para discutir as prioridades do 5º Plano, pensando nos três eixos de atuação: ensino; pesquisa em epidemiologia e sua aplicação na Políticas, Programas e Serviços de Saúde. 
Fonte: Abrasco
Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS Parcerias

Nenhum comentário para: Abrasco e Ministério da Saúde retomam elaboração de plano diretor da Epidemiologia após 18 anos
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.