Covid-19: ação promove vigilância ativa de casos nas Escolas de Manguinhos
A comunidade escolar dessas unidades será acompanhada por aproximadamente dois meses e a ação propõe que as Escolas funcionem como unidades sentinela, ou seja, com o aparecimento de casos em pessoas pertencentes a essas unidades, as autoridades de saúde serão alertadas para o retorno das contaminações no entorno da Escola afetada.
Para o pesquisador do Departamento de Endemias da ENSP, André Périssé, autor da proposta de intervenção, a vigilância epidemiológica de unidades escolares deve ser entendida como uma das camadas de proteção mais importantes para o retorno presencial seguro das atividades escolares.
Ação em Manguinhos
Segundo Périssé, as triagens semanais ocorrem em toda a comunidade escolar. Para a ação foram selecionadas três Escolas no território de Manguinhos (Creche Monteiro Lobato, Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva e o CIEP Presidente Juscelino Kubitschek), cada uma representando um seguimento escolar – Educação Infantil; Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Todas as pessoas que participam da ação realizam testes de RT-PCR para Covid-19 e influenza A e B, e testes rápidos (TR) para a Covid-19. Os exames são fornecidos pela Fiocruz e pela prefeitura.
Para aumentar a adesão à ação, principalmente das crianças, é utilizada a coleta de saliva para a realização do RT-PCR. Apenas pessoas do Ensino Fundamental II e adultos realizam a coleta de material de nasofaringe para o Teste Rápido. Toda comunidade escolar é testada pelo menos uma vez na semana.
“O retorno escolar está condicionado ao protocolo vigente da Secretaria Municipal de Educação (SME) - versão 2.3 de março de 2022. A ideia é que essas Escolas funcionem como unidades escolares sentinela. Essa ação combinada busca manter as Escolas abertas em segurança, uma vez que a identificação precoce de casos, principalmente assintomáticos, é fundamental para evitar a disseminação do vírus nas unidades escolares”, destacou o pesquisador.
Acompanhamento da Ação
A Vice-Direção de Ambulatórios e Laboratórios da ENSP designou o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) para acompanhar a ação. O Centro de Saúde Escola é responsável pelo trabalho de vigilância e acompanhamento dos casos positivos, se existirem. Segundo Pedro Lima, da assessoria da Vdal, o CSE atua como apoiador monitorando e atendendo os casos. Na primeira semana da ação apenas dois testes realizados tiveram resultado positivo e os casos imediatamente foram monitorados pelo Centro de Saúde. "Os resultados da ação são ótimos, demostrados pelo baixo resultado positivo dos teste para Covid-19 nas comunidades escolares avaliadas", destacou Lima.
Crédito foto: Agência Brasil EBC.
Nenhum comentário para: Covid-19: ação promove vigilância ativa de casos nas Escolas de Manguinhos
Comente essa matéria: