Centro de Saúde inicia atividades laboratoriais para diagnóstico da tuberculose
De acordo com a pesquisadora do CSEGSF, estabelecer uma cultura para os pacientes da unidade garante diagnóstico precoce da doença. “O exame de baciloscopia tem rendimento de 40 a 60%, e a realização da cultura, em geral, incrementa em 20% o diagnóstico dos casos de tuberculose. A realização da cultura permitirá a confirmação bacteriológica das formas mais iniciais da doença, iniciando prontamente o tratmento.”
Tuberculose no Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro possui uma taxa de incidência de tuberculose bem acima da média nacional (82 casos por 100 mil habitantes). A taxa de mortalidade pela doença é a mais alta entre todas as capitais do país – 6,9 mortes por 100 mil habitantes, o dobro da média das capitais brasileiras. Foram 440 pessoas mortas na capital e 840 em todo o estado pela doença em 2014, segundo os dados mais recentes publicados pelo Ministério da Saúde. A taxa nacional de incidência de tuberculose tem baixado desde 2001, saindo de 41 por 100 mil habitantes para 33,8 em 2014.
Serviço
Laboratório de Diagnóstico, Ensino e Pesquisa do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP inicia diagnóstico laboratorial bacteriológico da tuberculose
Local: Sala M do Centro de Saúde
Serviço
Laboratório de Diagnóstico, Ensino e Pesquisa do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP inicia diagnóstico laboratorial bacteriológico da tuberculose
Local: Sala M do Centro de Saúde
Horário: 14 horas
Seções Relacionadas:
Assistência
Assistência
Centro de Saúde inicia atividades laboratoriais para diagnóstico da tuberculose
1 comentáriosCELINA SANTOS BOGA MARQUES PORTO
20/07/2016 23:41
De fato é a maior alegria essa "inauguração"! Há muito tempo tentávamos recuperar essa prática que, inexplicavelmente, interrompemos. Avançamos em tantas outras metodologias diagnósticas, mas nosso "calcanhar de Aquiles" continuava a nos incomodar, assim como o crescente e continuo aumento da tuberculose em Manguinhos, parte desta cidade maravilhosa e campeã de casos da doença.
O sentido que norteou essa retomada está fundamentado no conhecido cenário de vulnerabilidades do bairro e a constatação triste, verdadeira e inequívoca de que a Tuberculose incide e prevalece onde existe pobreza, miséria e desigualdade. Por isso mesmo, não só os avanços técnicos são importantes. Eles têm que vir acompanhados de uma ação política organizada que fortaleça o conjunto da população na luta por melhores condições de vida.
Para além do sentido primeiro essa inauguração tem efeitos, que julgamos ousados: o de demonstrar que certezas politicamente corretas e justas produzem ações corretas e justas, mesmo em cenários políticos e econômicos adversos, como o que vivemos agora, no qual a função pública do estado com a saúde é reduzida, desprestigiada e progressivamente substituída por planos de saúde baratos e de qualidade duvidosa.
Somos SUS!!!! Somos contra sua desestruturação!!!! Somos contra a barbárie na saúde!!!!
Abraços fraternos a todos os envolvidos nesta iniciativa.
Celina
Comente essa matéria: