Projeto sobre Analgesia Peridural no Parto fortalece cooperação entre Brasil e França
Visita a centros hospitalares franceses contou com a presença de gestores municipais e estaduais de saúde e reforçou o compromisso com a ampliação da oferta da analgesia peridural no SUS.
O projeto Analgesia Peridural no Parto, apoiado pela Embaixada da França, segue fortalecendo a cooperação científica entre Brasil e França. Coordenado por Maria do Carmo Leal, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e coordenadora da pesquisa 'Nascer no Brasil', e Mônica Neri, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBa), o projeto tem como foco ampliar o acesso das mulheres à analgesia peridural durante o trabalho de parto e parto no Sistema Único de Saúde (SUS).
Recentemente, a equipe brasileira realizou uma visita técnica aos Centros Hospitalares Universitários de Angers e Lille, instituições parceiras do projeto na França. A missão contou com a participação dos secretários municipais de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e de Fortaleza, Riane Azevedo, além do subsecretário estadual de Saúde da Bahia, Paulo Barbosa.
Em um clima de entusiasmo e compromisso, os gestores reforçaram a importância de garantir às mulheres o direito à analgesia peridural como parte de uma assistência ao parto mais humanizada e segura. Durante a visita, o grupo também esteve com a Alta Autoridade de Saúde da França, grupo ligado ao Ministério da Saúde francês, que tem sido um importante parceiro técnico nesse processo de colaboração internacional.
Como desdobramento do encontro, projetos para ampliação da oferta da analgesia peridural durante o trabalho de parto e parto serão desenhados nos municípios e estados participantes, com o objetivo de implantação imediata na rede de atenção.
Nenhum comentário para: Projeto sobre Analgesia Peridural no Parto fortalece cooperação entre Brasil e França
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



