Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 10/09/2021 14:28:27
Realizada pela ENSP/Fiocruz, a pesquisa “Violência autoprovocada na infância e na adolescência” identificou 15.702 notificações de atendimento ao comportamento suicida entre adolescentes nos serviços de saúde, predominando o grupo etário de 15-19 anos (76,4%), do sexo feminino (71,6%), e raça/cor da pele branca (58,3%), no período de 2011 a 2014. O estudo revela que a residência foi o local mais frequente dessas ocorrências (88,5% de 10-14 anos; 89,9% de 15-19 anos), e o meio mais utilizado foi envenenamento/intoxicação (76,6% e 78,0%, respectivamente nas idades de 10-14 e 15-19). Quanto às internações decorrentes das tentativas em adolescentes, houve 12.060 registros entre 2007-2016, com predominância do sexo feminino (58,1%) e maior ocorrência na região Sudeste (2,7 e 7,0 notificações/100 mil habitantes, nos grupos de 10-14 e 15-19 anos, respectivamente). Nesta sexta-feira (10/9), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Castelo da Fiocruz, assim como muitos outros monumentos em todo o planeta, será iluminado de amarelo. Este é o sexto ano em que a Fiocruz ilumina o Castelo de amarelo nessa data.
Notícia
Publicado em: 10/09/2021 12:44:33
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), que, há seis décadas, se dedica à formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde, assistência à população e pesquisa para o SUS, celebrou seus 67 anos de história debatendo o tema “Que país será este? Reconstruindo e construindo agendas e trajetórias”. De 31 de agosto a 3 de setembro, foram realizadas diversas atividades comemorativas. Confira a cobertura completa do aniversário da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 10/09/2021 11:59:27
Após passar um período fora de circulação, o informativo O Manguinho está de volta! A sexta edição destaca a reunião do Intersetorial Manguinhos, realizada no dia 3 de setembro. Na ocasião, foi anunciado que o Intersetorial Manguinhos não mais será um grupo de trabalho do Conselho Gestor Intersetorial (CGI), mas, sim, um grupo de apoio ao trabalho desenvolvido na ponta dos serviços de Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura, por meio da Comunidade de Práticas Intersetorial Manguinhos. Saiba mais!
Notícia
Publicado em: 10/09/2021 11:21:28
A tarde do último dia de atividades comemorativas aos 67 anos da ENSP, transmitida pelo canal da Escola no Youtube em 3 de setembro, contou com um debate sobre as Desigualdades étnico-raciais e de gênero: vulnerabilidades e discriminação em um contexto de crise político-sanitária. Na pauta, temas como a influência do racismo e demais preconceitos no processo saúde-adoecimento; a história da chegada da Aids no Brasil como fenômeno social ancorado em preconceitos; assim como os avanços e desafios no campo da Deficiência e Acessibilidade. Confira!
Notícia
Publicado em: 10/09/2021 10:44:53
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promove, junto com outras instituições, o II Seminário de Desnaturalização dos Desastres e Mobilização comunitária: crises ampliadas, redes e resistências, que será realizado entre os dias 4 e 8 de outubro, 100% on-line. 
Notícia
Publicado em: 09/09/2021 14:56:07
O 1º Seminário preparatório para o IX Congresso Interno já tem data marcada: 15 de setembro, das 14h às 17h. O tema sugerido pela Comissão Organizadora e aprovado pelo Conselho Deliberativo é Desafios do Trabalho e a Fiocruz do futuro. O convidado deste primeiro debate é o economista, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcio Pochmann. Todos os quatro seminários previstos serão promovidos pelo Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fiocruz. Como debatedores, participarão a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e do CEE, Maria Helena Machado; e a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas da Fiocruz, Andréa da Luz Carvalho.
Notícia
Publicado em: 09/09/2021 12:48:45
Ao convocar a Fiocruz e a comunidade científica a repensarem um projeto nacional, cujas marcas centrais estejam pautadas no desenvolvimento, na democracia, na ciência, na redução das desigualdades e que considere as questões ambientais, Carlos Gadelha, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e coordenador do Centro de Estudos Estratégicos Antônio Ivo de Carvalho, clamou pela urgência de uma nova agenda de transformação estrutural. Em uma fala corajosa e repleta de ousadia, o pesquisador defendeu a retomada do desenvolvimento a partir de uma reconstrução transformadora com protagonismo da saúde, e que não repita os erros do passado. “Essa Escola e a Fiocruz devem ter ousadia para recriar o novo, mantendo os valores e nossos princípios históricos, mas num contexto completamente diferenciado”.
Notícia
Publicado em: 09/09/2021 11:45:04
Lançado nesta quinta-feira (9/9), Direitos Humanos e Saúde: reflexões e possibilidades de intervenção já está disponível para aquisição em formatos impresso - via Livraria Virtual da Editora - e digital, por meio da plataforma SciELO Livros. O título integra a coleção Temas em Saúde da Editora Fiocruz, e tem autoria da pesquisadora da ENSP, Maria Helena Barros de Oliveira. 
Notícia
Publicado em: 08/09/2021 19:01:06
Duas concepções teóricas são centrais na discussão sobre a deficiência auditiva e a surdez: a orgânico-biológica e a socioantropológica. Elas são fundamentalmente distintas na definição de uma hipotética fronteira da normalidade e no entendimento dos surdos como uma minoria linguística. Com base neste trabalho, o Cadernos de Saúde Pública entrevistou Carla Soleman, doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da USP e fonoaudióloga da secretaria municipal de Saúde de São José do Rio Preto (SP); - Aylene Bousquat – professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenadora do programa de pós-graduação de Saúde Pública da mesma instituição, pesquisadora do CNPQ, autoras do artigo Políticas de saúde e concepções de surdez e de deficiência auditiva no SUS: um monólogo?.
Notícia
Publicado em: 08/09/2021 10:54:38
De modo geral, os preços são livres no Brasil. Uma das exceções são os medicamentos, que têm preços regulados desde o início deste século porque, de acordo com o IBGE, representam parcela relevante do gasto familiar e seu uso racional salva vidas. Controlar seus preços é responsabilidade sanitária, portanto. Os países que possuem sistemas de saúde universais contam com mecanismos para regular os preços dos medicamentos. 
Notícia
Publicado em: 08/09/2021 10:47:17
A nova edição do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz destaca queda no número de óbitos pela décima semana consecutiva, com redução média diária de 1,6% durante a Semana Epidemiológica 34, de 15 a 28 de agosto. A incidência de casos confirmados nesse mesmo período caiu 2,4% ao dia e a taxa de positividade dos testes também está em queda.
Notícia
Publicado em: 08/09/2021 08:37:13
A ENSP/Fiocruz foi uma das primeiras instituições a criar o seu Comitê de Ética em Pesquisa, em 1997. Na semana comemorativa dos 67 anos da Escola, o painel Integridade na pesquisa e na publicação científica, realizado na tarde de 02/09, coordenado pela vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Luciana Dias Lima, foi bem oportuno. Para ela, o campo articula princípios e valores como honestidade, transparência, respeito, imparcialidade, responsabilização e boa gestão da atividade dos cientistas. Neste atual momento do país, de tantos ataques à ciência, é fundamental esclarecer que “posição científica não é mera opinião”, disse Sergio Rego, pesquisador da ENSP e coordenador da Comissão de Integridade em Pesquisa da Fiocruz (CIP), que integrou o painel. Também participaram do evento Pablo Fortes, professor da ENSP; e Claudia Medina, co-editora de Cadernos de Saúde Pública e professora da UFRJ. Veja o vídeo do painel.
Notícia
Publicado em: 03/09/2021 12:42:19
No dia em que a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) completa 67 anos, dia 3/9, as atividades do aniversário começaram com uma grande homenagem a essa instituição que atua no ensino, pesquisa e assistência da sociedade. A abertura das atividades foi marcada com a transmissão do Hino Nacional do Brasil, em formato de um lindo clipe com tradução para libras, levando acessibilidade a todos. Como convidados, estavam presentes a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, o diretor da ENSP, Marco Menezes, a presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves Monteiro, o representante do Fórum dos Estudantes da ENSP, Willian Vicente, e a moradora e liderança comunitária de Manguinhos, trabalhadora do Teias-Manguinhos na mobilização e gestão participativa, Patrícia Evangelista. 
Notícia
Publicado em: 03/09/2021 09:07:55
Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima foi condecorada com o grau de Cavaleira da Ordem Nacional da Legião de Honra da França (Ordre National de la Légion d'Honneur). A honraria foi concedida em reconhecimento à atuação da presidente da Fundação nas áreas da Ciência e da Saúde, em particular pelas ações da instituição no enfrentamento da pandemia de Covid-19. A cerimônia, ocorrida na Praça Pasteur, no campus de Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, foi restrita a poucos convidados, que seguiram protocolos de distanciamento social. 
Notícia
Publicado em: 03/09/2021 08:51:23
O Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na quinta-feira (2/9), indica interrupção da tendência de queda dos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no país, que se mantinha desde o final de maio. Porém, os indícios de possível retomada do crescimento em agosto, apontados na edição da última semana, não se confirmaram, mantendo o sinal de estabilidade. A análise referente à Semana Epidemiológica 34, que tem como base dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe até 30 de agosto, apresenta um dado novo, com verificação de casos por faixa etária.