Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.820 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 30/05/2014 11:47:22
Ao longo da vida, de uma maneira geral, os indivíduos se deparam com inúmeras dificuldades; e cada pessoa tem seu próprio limite e forma de como lidar e enfrentar as adversidades. Essa capacidade de superação, diferente em cada pessoa, é chamada resiliência. Existe um crescente interesse pelo estudo da resiliência e sua aplicação no campo da prevenção e promoção da saúde. Seguindo esta linha, a aluna do curso de mestrado em Saúde Pública da ENSP Laila Bom Rozembaum investigou fatores individuais, familiares e comunitários relacionados à diferenciação do desenvolvimento do potencial de resiliência na fase da adolescência, segundo questões de gênero, em alunos de escolas do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.  
Notícia
Publicado em: 29/05/2014 14:21:35
Apresentar as contribuições da psicologia social e da saúde à gestão de risco de desastre foi o objetivo da dissertação de mestrado profissional em gestão e regulação de serviços públicos de saneamento básico da ENSP, feita pela aluna Camila Pinheiro Pozzer. O estudo apresenta a situação atual das articulações dos serviços intersetoriais no processo de prevenção, preparação, resposta e reconstrução junto à população afetada. O fenômeno desastre, segundo Camila, está vinculado à área de saúde e aos graves efeitos sociais e ambientais que gera. "Nas intervenções em desastre é necessário incluir a reflexão sobre a vulnerabilidade das populações e seus fatores culturais e sociais", explicou.
Notícia
Publicado em: 29/05/2014 14:02:41
No artigo Violência conjugal: as controvérsias no relato dos parceiros íntimos em inquéritos policiais, as pesquisadoras Kathie Njaine, da ENSP, e Anne Caroline Luz Grüdtner da Silva, Elza Berger Salema Coelho, da Universidade Federal de Santa Catarina, investigam as motivações da violência dos casais segundo os depoimentos de homens e mulheres registrados nos 172 inquéritos policiais (IP) da 6ª Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher, à Criança e Adolescente de Florianópolis, Santa Catarina, do ano de 2010. "Este tipo de violência traz graves consequências à saúde da mulher, como o aumento das taxas de suicídio, do uso de drogas e álcool, e outros agravos; como cefaleias, traumatismos, problemas gastrointestinais, ginecológicos, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, aborto espontâneo, distúrbios alimentares, depressão e ansiedade", informam as autoras.
Notícia
Publicado em: 29/05/2014 10:16:19
No dia 22/5, a ENSP, em parceria com o Cebes, promoveu o segundo seminário do ciclo de debates sobre o Sistema Único de Saúde com o tema Como as autogestões funcionam e se relacionam com a ANS e o Estado: limites e potencialidades da representação. Confira, no canal de vídeos da ENSP no YouTube as exposições completas.
Notícia
Publicado em: 28/05/2014 13:47:49
Na sexta-feira, 30 de maio, uma dissertação de mestrado e duas teses de doutorado, todas no programa de Saúde Pública, e uma dissertação de mestrado no programa de Epidemiologia serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, autores e orientadores.
Notícia
Publicado em: 28/05/2014 12:03:23
A Casa de Oswado Cruz promove, na quinta-feira (29/5) um balanço, com base nas experiências e iniciativas instituídas durante o regime militar brasileiro, sobre alguns dos principais problemas e desafios que definem os limites de consolidação do SUS como um sistema de saúde universal, equitativo e resolutivo. Entre estes desafios estão as relações entre saúde e participação social e o pacto federativo brasileiro; bem como as iniciativas e políticas que tem em vista os seus recursos humanos e o debate em torno da relação público e privada na saúde. A atividade conta com palestrantes da ENSP.
Notícia
Publicado em: 28/05/2014 10:35:09
A ENSP participou do debate público Mineração de Urânio em Caetité: Riscos, Saúde e Ambiente, promovido pela Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité (CPMA). Na ocasião, foi lançado o relatório Justiça Ambiental e Mineração de Urânio em Caetité/BA: Avaliação Crítica da Gestão Ambiental e dos Impactos à Saúde Pública da População, trabalho conjunto realizado pela Escola e pelo laboratório francês da Comissão de Pesquisa e Informação Independente sobre Radioatividade (CRIIRAD), fruto de uma parceria iniciada em 2011 no âmbito do projeto internacional Ejolt. A atividade teve como palestrantes o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Marcelo Firpo de Souza Porto, o engenheiro civil e doutorando em Saúde Pública pela Fiocruz Renan Finamore, e o engenheiro nuclear e diretor do CRIIRAD, Bruno Chareyron. 
Notícia
Publicado em: 28/05/2014 10:15:01
Na quinta-feira, 29 de maio, uma dissertação de mestrado e três teses de doutorado, todas no programa de Saúde Pública, serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, autores e orientadores.
Notícia
Publicado em: 28/05/2014 10:10:11
Na quarta-feira (21/5), o Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP debateu um dos mais recentes desafios à saúde pública: o cigarro eletrônico. O tema foi explorado pela secretária executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle de Tabaco e seus Protocolos (Conicq), Tânia Cavalcante, e pelo especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa, André Luiz Oliveira. Os vídeos das exposições estão disponíveis no canal da ENSP no YouTube. A atividade foi promovido pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP).
Notícia
Publicado em: 28/05/2014 08:56:18
O Ministério Público (MP) ganhou um papel de destaque na defesa da cidadania após a Constituição Federal de 1988, atuando na área da saúde em defesa dos direitos individuais (grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e portadores de necessidades especiais) e coletivos. Analisar a atuação do MP Estadual na tutela coletiva da saúde foi o objetivo da tese de doutorado em Saúde Pública de Tânia Maria Peixoto Fonseca, desenvolvida sob orientação das pesquisadoras da ENSP Vera Pepe e Cristiani Vieira Machado. Para a aluna, o alinhamento do MP às políticas de saúde, a definição de prioridades institucionais para atuação no campo, a qualificação dos promotores e as parcerias interinstitucionais se constituem em estratégias promissoras para a atuação ministerial, que podem contribuir sinergicamente para a efetivação da saúde como direito de cidadania.
Notícia
Publicado em: 27/05/2014 16:25:13
Nesta quinta-feira (29/5), às 13h30, o Ministério da Saúde e a Fiocruz vão divulgar os resultados da primeira pesquisa a oferecer um panorama nacional da situação da atenção ao parto e nascimento no país. Coordenado pela Fiocruz, o estudo Nascer no Brasil buscou, entre outros fatores, descrever a decisão das mulheres pelo tipo de parto, revelando dados como o número excessivo de cesarianas realizadas em território nacional, a porcentagem de mulheres que desejaram parto normal no início da gestação e o tipo de parto mais realizado em adolescentes.
Notícia
Publicado em: 27/05/2014 16:04:49
O segundo seminário do ciclo de debates sobre o Sistema Único de Saúde que a ENSP está promovendo, em parceria com o Cebes, ocorreu no dia 22/5 com o tema Como as autogestões funcionam e se relacionam com a ANS e o Estado: limites e potencialidades da representação. O encontro reuniu Ana Maria Assunção Carneiro, da AMS Petrobras; Luiz Vianna (UFRJ), que representou o ex-diretor da FioSaúde, João Gonçalves Barbosa; o diretor da ANS/MS, Leandro Reis Tavares; José Luiz Toro, da Unidas - Autogestões em Saúde; e o diretor da FioSaúde, José Antônio Diniz. Cada representante de sua autogestão apresentou um panorama das formas de operação aos usuários desta modalidade de gestão em saúde, enquanto o diretor da ANS trouxe números sobre planos de saúde e de autogestões no país. Confira, em vídeo, os melhores momentos das apresentações.
Notícia
Publicado em: 27/05/2014 15:48:34
Controle da Tuberculose: uma proposta da integração do ensino-serviço é tema de uma publicação produzida pela ENSP, por meio da Educação a Distância da Escola em parceria com o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF). A coletânea, organizada pela médica sanitarista Maria José Procópio de Oliveira, foi publicada pela Editora Fiocruz. O livro é voltado aos trabalhadores da saúde e traz conteúdos e debates atualizados para o controle e a assistência da tuberculose, uma das doenças infecciosas que mais causam mortes no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos 22 países com alta carga de tuberculose e onde o enfrentamento da doença deve ser considerado prioridade. 
Notícia
Publicado em: 27/05/2014 14:02:34
No dia 28 de maio, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá uma palestra com o pesquisador Jesus Ramos, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), acerca do tema Mycobacterium fragae, uma nova espécie de micobactéria, isolada no Brasil. A atividade, que faz parte do ciclo de seminários promovido pela unidade, acontecerá na sala 32 do Cesteh, às 12 horas.   
Notícia
Publicado em: 27/05/2014 12:12:37
O Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), da Fiocruz foi designado como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Saúde Global e Cooperação Sul-Sul. A cerimônia de lançamento do Cris como Centro colaborador integra as comemorações dos 114 anos da Fundação Oswaldo Cruz e está marcada para o dia 30/5, às 9h, na Tenda da Ciência.