Busca do site
menu

Pesquisa reflete sobre desastre e vulnerabilidade

ícone facebook
Publicado em:29/05/2014
Pesquisa reflete sobre desastre e vulnerabilidadeApresentar as contribuições da psicologia social e da saúde à gestão de risco de desastre foi o objetivo da dissertação de mestrado profissional em gestão e regulação de serviços públicos de saneamento básico da ENSP, feita pela aluna Camila Pinheiro Pozzer. O estudo apresenta a situação atual das articulações dos serviços intersetoriais no processo de prevenção, preparação, resposta e reconstrução junto à população afetada. O fenômeno desastre, segundo Camila, está vinculado à área de saúde e aos graves efeitos sociais e ambientais que gera. “Nas intervenções em desastre é necessário incluir a reflexão sobre a vulnerabilidade das populações e seus fatores culturais e sociais”, explicou.

A pesquisa aborda os conceitos utilizados dentro da área de psicologia em desastres, discute sobre a inserção da psicologia no campo das políticas públicas e descreve o papel do psicólogo na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Além disso, ela trata dos referenciais teóricos e dos marcos regulatórios da gestão de risco de desastre no Brasil, apresentando as leis que regem esse campo de estudo, as instituições envolvidas, suas ações e como funciona o trabalho em rede de articulação no país, discorrendo sobre a construção de redes intersetoriais e apresentando a organização político-institucional da rede de articulação intersetorial em desastres no Brasil.

Ao longo da pesquisa, observou-se que o campo da psicologia social e da saúde em desastres está em construção e precisa ser debatido tanto pelas organizações governamentais quanto pelas instituições acadêmicas, pois, de acordo com a aluna, a psicologia em desastres está sendo configurada como uma nova área de especialização do psicólogo, com produção de conhecimentos técnicos e teóricos.

Durante as descrições das ações do psicólogo nesse novo caminho profissional, verificou-se que a inserção do psicólogo no contexto de desastre expôs fragilidades e potencialidades para a atuação profissional. "São necessários novos modelos de prática psicológica diferentemente do viés clínico individualista. Uma nova atuação baseada na inter-relação psicologia, sociedade e saúde frente aos desastres para uma atuação ativa e crítica do psicólogo em relação a políticas públicas voltadas para o contexto de desastre de modo a contribuir para a resiliência da comunidade", opinou Camila.

Conforme explicou a aluna, para atuar nessa área, o psicólogo precisa desenvolver referências conceituais e metodológicas de atuação do psicólogo no contexto de desastre; formar redes de articulação intersetoriais para potencializar a formulação, implantação, monitoramento e avaliação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil; garantir a inserção do tema psicologia em desastres na formação acadêmica do psicólogo; incentivar a produção, sistematização e divulgação dos novos conhecimentos sobre psicologia em desastres; e por meio das contribuições do psicólogo à gestão de risco de desastre, é preciso que esses profissionais acompanhem e intervenham em políticas públicas envolvidas nessa área.

Camila Pinheiro Pozzer é graduada em Psicologia pela UniCEUB. Sua dissertação de mestrado profissional em gestão e regulação de serviços públicos de saneamento básico intitulada Contribuições da Psicologia em Saúde e Social para gestão de risco de desastres foi apresentada na ENSP no dia 18/11/13 sob orientação da professora Simone Cynamon Cohen.

Seções Relacionadas:
Defesas ENSP Pesquisa

Nenhum comentário para: Pesquisa reflete sobre desastre e vulnerabilidade