Notícias do Informe
14.819 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 23/03/2015 16:55:39
Do lado de fora, já era possível ouvir o burburinho. Era dia de casa cheia. Na quarta-feira, 18/03, estudantes, pesquisadores e funcionários da Fiocruz lotaram o auditório do Museu da Vida para assistir à aula inaugural do ano letivo da Escola Nacional de Saúde Pública. O motivo de tanta mobilização tinha um nome: Marilena Chauí. A professora de filosofia da Universidade de São Paulo foi recebida com entusiasmo pelo público, que, meia hora antes de sua palestra, já ocupava as cadeiras do salão e passou a se espalhar pelas laterais, em pé, ou sentado no chão. Todos queriam ouvir essa senhora que, aos 73 anos, não foge ao combate ao qual se dispôs a lutar durante sua vida com sua arma mais afiada: o pensamento.
Notícia
Publicado em: 23/03/2015 15:58:24
O lançamento do Portal de Periódicos da Fiocruz, que dá livre acesso ao conteúdo de sete revistas científicas editadas por diferentes unidades da Fundação Oswaldo Cruz, tem estimulado discussões acadêmicas sobre questões atuais no campo da política de publicação científica, como o acesso aberto ao conhecimento e a sua internacionalização. Os pesquisadores da ENSP Cecília Minayo, Marília Sá Carvalho e Carlos Machado de Freitas, que ocupam cargos de editores de revistas científicas da Fiocruz, e Angélica Ferreira Fonseca, da EPSJV, destacam as perspectivas da iniciativa na promoção do diálogo entre saberes e o avanço na democratização do conhecimento.
Notícia
Publicado em: 23/03/2015 13:24:51
Às vésperas do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o RJTV publicou reportagem na qual destacou o aumento da poluição nos rios do Rio de Janeiro. Além de revelar que as amostras de água com qualidade ruim cresceram de 40% para mais de 66%, a matéria projetou os benefícios que a limpeza dos rios traria para a cidade em diversos campos, entre eles o turismo e a saúde pública. Na opinião da pesquisadora da ENSP Simone Cynamon Cohen, um amplo projeto de despoluição poderia reduzir pela metade os casos de doenças transmitidas pela água contaminada.
Notícia
Publicado em: 23/03/2015 12:59:35
Até 2030, o planeta enfrentará um déficit de água de 40%, a menos que seja melhorada dramaticamente a gestão desse recurso precioso. Essa é a principal conclusão do Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Água 2015: “Água para um mundo sustentável”, lançado na sexta-feira (20/3) em Nova Déli (Índia), em celebração ao Dia Mundial da Água (22 de março).
Notícia
Publicado em: 23/03/2015 11:59:51
No dia 26 de março, apresentação da dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública O processo de incorporação de tecnologias em oncologia no SUS: análise da Comissão Nacional de Incorporação no Sistema Único de Saúde - Conitec, por Sandra Gonçalves Gomes Lima, na sala 405 da ENSP, a partir das 9h30.
Notícia
Publicado em: 23/03/2015 11:03:35
Já está disponível on-line a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação destaca, entre outros assuntos, a diminuição do consumo de tabaco no mundo. A incorporação de novo medicamento contra o HIV ao SUS, a nova medida para aumentar a segurança do receptor e do doador de sangue e a suspensão da publicidade irregular de cosméticos também pautaram a atual edição do boletim. Confira a publicação na íntegra.
Notícia
Publicado em: 23/03/2015 10:34:41
Estreitando os laços de cooperação científica do Estado do Rio de Janeiro com a Suíça, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro –(Faperj) lançou o seu primeiro edital conjunto com a Swiss National Science Foundation (SNSF), a mais importante agência federal de promoção à ciência e pesquisa nesse país europeu. Intitulado Scientific and Technological Cooperation Program between Switzerland and the State of Rio, o edital vai contemplar, nesta primeira edição, propostas de pesquisa desenvolvidas de acordo com três temas: 1) Doenças Negligenciadas – doença de Chagas, febre chicungunha, cisticercose/teníase, dengue, filariose, leishmaniose, lepra (hanseníase), leptospirose, filariose linfática, malária, ickettsiose, esquistossomose, helmintíases, esporotricose, toxoplasmose, tracoma, tuberculose, febre Amarela –; 2) Química, com foco em tecnologias limpas; e 3) Desenvolvimento Urbano. O prazo limite de submissão das propostas será 15 de junho de 2015 e os resultados serão divulgados a partir de 10 de dezembro deste ano.
Notícia
Publicado em: 20/03/2015 12:12:13
A Opas/OMS está convocando a indústria de alimentos para reduzir o sal em seus produtos, especialmente entre os consumidos por crianças, além de restringir a publicidade de alimentos voltados para o público infantil com elevadas quantidades de sódio. Durante a Semana Mundial pela Conscientização do Sódio, celebrada entre 16 e 22 março, a Organização também alerta às famílias para 'fugirem do sódio escondido', incentivando o preparo de alimentos em casa e com ingredientes frescos. "Não basta que apenas a indústria promova essa redução. É importante que sejam feitas ações educativas para conscientizar a população das consequências do excesso de consumo de sal e, ao mesmo tempo, propor alternativas mais saudáveis como preparações culinárias caseiras, evitando os alimentos processados", alertou a nutricionista do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP Ana Lúcia Fittipaldi.
Notícia
Publicado em: 20/03/2015 09:44:47
"Virada para seu próprio umbigo, mas sem saber onde este se encontra, a universidade operacional opera e por isso mesmo não age. Não surpreende, então, que esse operar coopera com sua contínua desmoralização pública e degradação". Essa foi uma das muitas afirmações da filósofa Marilena Chauí durante a aula de abertura do ano letivo da ENSP em 2015, realizada em 18 de março. Marilena Chauí ‘inflamou’ o auditório lotado do Museu da Vida/Fiocruz, dissertando por quase duas horas sobre o processo por meio do qual a universidade pública brasileira vem sendo transformada e descaracterizada, desde os anos 1970, quando deixa de ser uma instituição social para se tornar uma organização. Confira a íntegra de sua palestra em vídeo.
Notícia
Publicado em: 20/03/2015 08:45:50
Num quadrinho publicado há alguns anos, o cartunista carioca André Dahmer desenhou um morador de rua vestindo-se com galhos e folhas. O personagem, diante da cara de interrogacão de outro morador de rua, explica tratar-se de uma estratégia para convencer um grupo de pessoas que estão às suas costas a lhe dar atenção e comida. No grupo a que ele se refere, estão homens e mulheres que, de mãos dadas, abraçam uma árvore. A imagem, ainda que carregada da ironia e mordacidade que marcam os desenhos de Dahmer, chama atenção para uma questão atual: mesmo com toda popularização dos discursos e pesquisas que tratam da necessidade de se rever as formas de exploração da natureza, ainda há muita dificuldade de se estabelecer, no senso comum, os elos entre esses modelos exploratórios e os danos que causam à vida humana. Como nos filmes de ficção científica dos anos 70 que preconizavam carros voadores para este início de milênio, o aquecimento global, a falta d'água, entre outras tragédias, foram, durante muito tempo, encarados como algo hipotético, profecias apocalípticas que talvez se concretizassem num futuro distante. Mas uma folheada nos jornais do dia mostra que a conta chegou. Diante da escassez de água, mortes causadas pela poluição atmosférica e indícios claros de mudanças no clima, mais do que o apelo sentimentalista das boas causas, são urgentes trabalhos que tornem visível, por diferentes métodos, a inviabilidade econômica da exploração predatória dos recursos do planeta. A tarefa é complexa: como demonstrar que um negócio que vai de vento em popa precisa mudar seu método de produção? Como calcular a riqueza que deixou de gerar um rio que se extinguiu? Qual o preço de um besouro? Existe matemática que dê conta do que se perde quando toda uma etnia é exterminada? Essas perguntas, que mais parecem charadas, foram algumas das respostas abertas que três pesquisadores da Fiocruz deram ao Informe ENSP numa conversa sobre os custos da poluição.
Notícia
Publicado em: 19/03/2015 13:44:11
O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Paulo Barrocas foi um dos entrevistados pela jornalista Miriam Leitão, em seu programa veiculado no canal de notícias GloboNews. A edição do dia 12 de março teve como tema o impacto da falta de saneamento nos gastos com saúde, e o pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola destacou os quatro componentes básicos para se avaliar a cobertura de saneamento no país (abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e destinação do lixo e drenagem). Além disso, comentou a importância da existência, qualidade e abrangência do serviço de distribuição de água e as doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.
Notícia
Publicado em: 19/03/2015 12:30:22
O Centro de Estudos da ENSP de 25/3 terá como tema Medicamentos para doenças raras, eficiência econômica versus equidade social. São consideradas raras doenças crônicas sérias, degenerativas e que normalmente colocam a vida em risco; doenças incapacitantes, que comprometem a qualidade de vida devido à falta de autonomia; doenças em que o nível de dor e de sofrimento do indivíduo e da sua família é elevado; e doenças para as quais não existe uma cura efetiva, mas os sintomas podem ser tratados para melhorar a qualidade de vida e a esperança de vida. A atividade será coordenada pelo pesquisador da ENSP Claudio Cordovil que recentemente assinou artigo sobre o assunto. Marcado para 13h30, na sala 410 da Escola, o Ceensp contará com a participação dos professores da Faculdade de Medicina da Uerj Denizar Vianna e Fernando Aith e da representante do Instituto Canguru Marlene Sturm. O encontro é aberto a todos os interessados e não necessita inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 19/03/2015 11:13:53
No dia 27 de março, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública Parasitos econtrados em hospedeiros extintos, por Victor Hugo Borba Nunes, na sala 602 da ENSP, a partir das 9h30.
Notícia
Publicado em: 19/03/2015 10:44:58
Um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com base em dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mostra que dos R$ 1,6 bilhão cobrados das operadoras pela ANS para ressarcimento ao Sistema Unico de Saúde (SUS), apenas 37% (cerca de 621 milhões) foram pagos. Enquanto isso, 19% (mais de R$ 331 milhões) foram parcelados e 44% (mais de R$ 742 milhões) não foram nem pagos nem parcelados. Isto é, 63% das dívidas ainda não foram quitadas pelas operadoras.
Notícia
Publicado em: 19/03/2015 09:40:03
A Secretaria Municipal de Saúde do RJ realizará, na sexta-feira (20/3), a 1ª Mostra de trabalhos do curso de aperfeiçoamento em apoio matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de apoio da Saúde da Família 2015. O evento tem o objetivo de capacitar e aperfeiçoar as práticas do profissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além de compartilhar experiências no município do Rio de Janeiro. Será no Auditório do Instituto Municipal Phillipe Pinel, Avenida Venceslau Brás, 65/3° andar, Botafogo, das 9h30 às 17h.