Notícias do Informe
14.819 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 21/10/2015 16:31:41
Nesta quinta-feira (22/10), o projeto Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável - Polo Manguinhos realizará a roda de conversa "Como a ‘co-laboração’ pode contribuir para a emancipação da juventude, potencializando sua ‘luz’ para brilhar em Manguinhos?". A atividade, que está marcada para às 13h30, no auditório do Museu da Vida, tem o propósito de fortalecer os processos de promoção e produção social, cultural e política da saúde em Manguinhos. O evento é aberto ao público.
Notícia
Publicado em: 21/10/2015 15:37:33
Combater a violência é extremamente complicado por causa de sua multicausalidade. Ela nunca vem sozinha. Portanto, se faz necessário um diagnóstico situacional para conhecermos os territórios e desenharmos ações plurais, que englobem também saúde, educação, cultura e muitos outros, porém que sejam ainda focadas em grupos prioritários”, disse a pesquisadora do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) Patrícia Constantino durante a segunda mesa do Seminário Saúde e Segurança Pública: Os desafios nos territórios vulnerabilizados. Além de Patrícia, o debate da parte da tarde contou ainda com as palestras do diretor da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, Paulo César Ribeiro, e do deputado estadual pelo PSOL, Flávio Serafini.
Notícia
Publicado em: 21/10/2015 15:10:20
Durante o seminário internacional Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber, realizado nos dias 15 e 16 de outubro na Fundação Oswando Cruz, pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) lançaram o documentário 11.01.2011 A experiência-limite, que retrata o desastre ocorrido na região serrana do Rio em 2011. Confira o trailer do filme. Em breve, o documentário poderá ser assistido na íntegra no canal do YouTube da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 21/10/2015 13:28:22
Para discutir a relação entre saúde e segurança pública em territórios vulnerabilizados, o Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), em parceria com a Cooperação Social da Presidência e a Escola Politécnica Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), reuniu pesquisadores, gestores e movimentos sociais para dialogar sobre o contexto atual da violência em suas mais diversas formas. Dando início ao seminário Saúde e Segurança Pública: desafios em territórios vulnerabilizados, José Leonídio Madureira, coordenador de Cooperação Social da Fiocruz destacou a atuação da instituição na defesa da promoção da saúde através do conceito de determinação social da saúde e ressaltou o clamor legítimo que existe nos territórios de favelas por uma política de segurança pública mais comprometida com garantia de direitos e a preservação da vida, objetivos esses que são parte da missão institucional da Fundação.
Notícia
Publicado em: 21/10/2015 11:58:28
O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez, participou na terça-feira (20/10) de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, convocada pelos Deputados Érika Kokay, Alexandre Molon e Nelson Marchezan Junior, cujo tema foi o projeto de lei 139 que propõe alterações na lei de patentes, vigente desde 1996, ao qual foram apensados outros 15 PLs. Na ocasião, afirmou o apoio da Fiocruz às modificações propostas no parecer do relator André Moura (PSC-CE), tais como a limitação do tempo de vigência das patentes em 20 anos e a anuência prévia da Anvisa para concessão de patentes para produtos e processos farmacêuticos, dentre outros.
Notícia
Publicado em: 21/10/2015 10:46:59
No dia 27 de outubro, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente Salubridade ambiental da água e do solo peridomiciliar da Região Sul da Ilha de Marambaia - RJ, por Luana Vilela Lopes, na sala 404 da ENSP, a partir das 9h30.
Notícia
Publicado em: 20/10/2015 15:53:44
Docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - desenvolvido pela ENSP em associação ampla com a UFRJ, UFF e Uerj - estarão em Nápoles, na Itália, durante os dias 20, 21 e 22 de outubro, para participar do 11º Congresso Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde. Na edição de 2015, o Congresso pretende discutir formas de divulgação da mensagem da bioética à sociedade, plantando valores éticos na consciência das pessoas para que sejam amplamente utilizados no cotidiano e no comportamento dos indivíduos. O coordenador geral do PPGBIOS e pesquisador da ENSP, Sergio Rego, na ocasião, também vai participar da sua primeira reunião executiva como representante da Unidade Rio de Janeiro, Brasil, da International Network of the Unesco Chair in Bioethics, do Centro Internacional de Saúde, Direito e Ética da Universidade de Israel (Haifa).
Notícia
Publicado em: 20/10/2015 12:58:29
Debater saúde nas áreas de fronteira é fomentar a integração regional e trabalhar pelo acesso a direitos sociais e cidadania dos povos sul-americanos. Pensando nisso, o Isags recebe, na próxima terça-feira (27/10), a chefe da Unidade de Sistemas Sanitários da Direção-Geral de Saúde da Comissão Europeia, Maria Iglesia-Gomez. Durante o encontro, a especialista falará sobre a experiência da União Europeia na assistência sanitária transfronteiriça, mostrando a importância da saúde no desenvolvimento de políticas públicas que visem à integração regional e à quebra de paradigmas geopolíticos.
Notícia
Publicado em: 20/10/2015 12:54:19
No dia 26 de outubro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente Poluição atmosférica e seus efeitos na saúde infantil: Um estudo sobre biomarcadores de estresse oxidativo em crianças e adolescentes da Amazônia Brasileira, por Beatriz Fátima Alves de Oliveira, na sala 403 da ENSP, a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 20/10/2015 12:19:17
Descaso, impunidade, irresponsabilidade, exclusão, corrupção. Essas foram algumas palavras que marcaram o ato em memória aos mortos e desaparecidos no desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011. A mobilização, que encerrou o seminário internacional Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber, ocorreu em frente ao Castelo Mourisco da Fiocruz, e reuniu afetados, parentes e pesquisadores da instituição. Entre os discursos, uma certeza: o clamor por justiça, dignidade e atenção dos governantes.
Notícia
Publicado em: 20/10/2015 12:16:53
As ações comunitárias e as perspectivas que surgem a partir dessas iniciativas foram o tema da mesa da tarde de sexta-feira (16/10) do seminário internacional Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber. A representante da Defesa Civil de Petrópolis, Roberta Dutra, falou sobre o Plano de Emergência criado pelo órgão logo após a tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro. Fruto de uma reunião da Defesa Civil com segmentos da comunidade da região, o plano, segundo ela, representa um processo de mobilização comunitária. A partir dele, surgiram 16 planos territoriais de emergência.
Notícia
Publicado em: 19/10/2015 16:51:54
O Centro de Estudos Migual Murat de Vasconcellos da ENSP discutirá, nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, a revisão da lei de patentes e as implicações para o acesso a medicamentos. O tema vem sendo debatido no Congresso Nacional e é considerado de extrema importância no que diz respeito às políticas de acesso a medicamentos e ao desenvolvimento da indústria nacional. O encontro está marcado para 14 horas, no Salão Internacional da Escola. Coordenado por Gabriela Costa Chaves, pesquisadora da ENSP, o Ceensp contará com as presenças de Sara Helena Pereira e Silva, das Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais, Felipe de Carvalho, do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da Rede Brasileira para a Integração dos Povos, Reinaldo Guimarães, da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades e Jorge Bermudez, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 19/10/2015 16:29:19
No segundo dia (16/10) do seminário internacional Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber, diversos especialistas discutiram ações de prevenção e resposta aos desastres ambientais no país. Além de treinamentos com a comunidade local e de ações de vigilância e assistência, uma das preocupações destacadas foi o efeito psicológico provocado na população afetada. Para Ney Bruck, especialista em Psicologia das Emergências, da Universidade Federal de Pelotas (RS), quanto mais amplo for o problema, maior será a necessidade de dar importância ao micro, ou seja, às pessoas envolvidas nos desastres. A atividade foi mediada pela pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) e coordenadora do evento, Simone Oliveira.
Notícia
Publicado em: 19/10/2015 11:38:00
A saúde coletiva brasileira no Congresso da Abrasco 2015 é o destaque do editorial da edição de agosto de 2015 da revista Cadernos de Saúde Pública (vol.31 n°7). Inspirados no papel do movimento da reforma sanitária e nas bandeiras expressas como "saúde e democracia" durante as décadas de 1970 e 1980, decisivas para a reconquista do direito de escolha dos brasileiros, a diretoria da Abrasco, junto aos diversos e inúmeros fóruns do congresso, definiram o tema desse congresso: Saúde, Desenvolvimento e Democracia: O Desafio do SUS Universal. Foram 118 mesas-redondas e palestras e 479 sessões com a apresentação de 3.509 trabalhos, além de 60 cursos e oficinas de trabalho. Esta edição expõe vários artigos de pesquisadores da ENSP sobre regulamentação ética de pesquisa, obesidade de indígenas, violência intrafamiliar, e incidência de Aids em idosos.
Notícia
Publicado em: 19/10/2015 11:36:29
Desde sua primeira edição, em 2003, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). E este ano não será diferente. Vencedora do prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica em 2015, a Fundação foi reconhecida por suas iniciativas que contribuíram para tornar a ciência, a tecnologia e a inovação conhecidas pelo grande público. Com a conquista, não podemos deixar de participar deste, que é considerado o maior evento de popularização da ciência no Brasil.