Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.854 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 12/12/2016 16:32:04
O livro "Três Ensaios de Bioética", de autoria do pesquisador da ENSP e docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva Fermin Roland Schramm, conquistou o segundo lugar na categoria Ciências da Vida do Prêmio Abeu 2016, uma iniciativa da Associação Brasileira das Editoras Universitárias. A publicação é dirigida especialmente a leitores interessados no desenvolvimento teórico da bioética e, ao mesmo tempo, em sua aplicação na solução de conflitos morais. Cada capítulo coloca a bioética em um contexto diferente: na clínica, na genômica e na biossegurança.
Notícia
Publicado em: 12/12/2016 14:36:52
Das páginas dos perfis de pessoas que falecem e se transformam em verdadeiros memoriais em que amigos e parentes deixam mensagens não só à família, mas ao próprio morto às grandes demonstrações de luto coletivo em tragédias como a que ocorreu com o avião que levava a delegação da Chapecoense e jornalistas na Colômbia, o luto nas redes sociais é um fenômeno dos nossos dias e vem sendo pesquisado em campos como o da Psicologia e da Sociologia. Como essas plataformas criaram um novo espaço público para as manifestações de pesar e estão mudando a maneira de muitos de lidar com a morte? Essa e outras questões sobre o tema estarão em pauta no Sala de Convidados sobre o luto nas redes sociais, que vai ao ar, ao vivo, às 11h, nesta terça-feira (13/12), no Canal Saúde.  
Notícia
Publicado em: 12/12/2016 13:00:46
No dia 14 de dezembro, apresentação de mestrado profissional em Epidemiologia em Saúde Pública Pacientes hospitalizados com tuberculose no Rio de Janeiro: acesso aos serviços de atenção terciária, por Rosângela Maiolino, a partir das 9 horas, na sala 411 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 12/12/2016 11:42:54
A última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP traz como destaque o relatório sobre resíduos de agrotóxicos em alimentos e o que o consumidor pode fazer para garantir uma alimentação saudável. A divulgação dos dados de monitoramento de agrotóxicos levantou perguntas sobre qual o real significado dos resultados e como o consumidor deve agir. Pela primeira vez o relatório trouxe a avaliação do risco da ingestão de resíduos de agrotóxicos em alimentos. Até os anos anteriores, a Anvisa divulgava as irregularidades encontradas, sem uma avaliação do risco que levasse em consideração outros fatores como o padrão de consumo do alimento.
Notícia
Publicado em: 09/12/2016 15:33:41
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu início a etapa de participação social na construção da Agenda Regulatória da Agência. Seu objetivo é conhecer melhor os problemas de relevância social na área de vigilância sanitária e priorizar os assuntos que serão tratados pela Anvisa nos próximos quatro anos.
Notícia
Publicado em: 09/12/2016 15:21:29
Na segunda e terça-feiras, 12 e 13 de dezembro, o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Daps/ENSP), promoverá o seminário Desafios da Regionalização e conformação das redes de atenção em contextos de desigualdades territoriais. A atividade, que é aberta aos interessados e não necessita de inscrição prévia, reunirá pesquisadores da ENSP e de outras instituições de ensino e pesquisa para debater, entre outros assuntos, desigualdade e fragmentação de políticas e sistemas de saúde, desigualdade e diversidade territorial, desafios de governança regional no SUS, além de desafios da integração na atenção básica. Dividido em dois dias, o seminário contará com a participação de Asa Cristina Laurell, reconhecida como uma das pesquisadoras mais representativas da corrente da medicina social latino-americana e autora de mais de 50 artigos publicados em revistas científicas especializadas e 10 livros.
Notícia
Publicado em: 09/12/2016 11:55:21
Monica Malta, pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, fala sobre o avanço do HIV/Aids no Brasil e o contexto brasileiro. Segundo a pesquisadora, um país não pode manter-se na vanguarda da resposta ao HIV/Aids, ou de qualquer questão que envolva sexualidade e gênero, sem estar aberto ao diálogo e à construção de ações feitas por e para grupos mais vulneráveis.
Notícia
Publicado em: 09/12/2016 11:08:57
A tuberculose (TB) é um grave problema de saúde na cidade do Rio de Janeiro. A Zona Sul da cidade é uma região de grandes contrastes sociais, onde bairros com ótimos indicadores sociais são vizinhos de bolsões de pobreza. Com o objetivo de analisar a distribuição espacial dos casos de abandono do tratamento para tuberculose em relação às condições socioeconômicas nos diferentes setores censitários da região, no período de 2009 a 2013, a aluna do mestrado profissional em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Patricia Canto Ribeiro, desenvolveu sua dissertação sobre o tema sob orientação do pesquisador Hermano Albuquerque de Castro. “Apesar da expansão da Estratégia de Saúde da Família, ainda estamos distantes do sonhado controle da tuberculose, indicando que, apenas investimentos em saúde, ainda que essenciais, não são suficientes para o controle da doença. Por meio desse estudo, foi possível demonstrar a clara associação espacial do abandono com precárias condições socioeconômicas da população e a localização das regiões de maior risco. O conhecimento dessas regiões é de suma importância para ações direcionadas e mais efetivas no controle da doença. As áreas de maior abandono apontadas são as comunidades, em especial a Rocinha” disse. Para ela, enquanto não houver políticas públicas de inclusão social e reais melhorias das condições de vida da população, não haverá sucesso no controle da tuberculose. “A informação espacial pode contribuir para direcionar as estratégias políticas de combate às iniquidades regionais e territoriais”, acrescentou.
Notícia
Publicado em: 08/12/2016 15:11:34
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca encerrará mais um ano de atividades. Para comemorar, de 13 a 15 de dezembro, serão realizadas atividades científicas e culturais abertas a toda a comunidade Fiocruz. Na terça-feira, 13 de dezembro, a partir das 8 horas, terá início a exposição Frederico Simões Barbosa: da medicina tropical à saúde pública, no pátio da Escola. Já no dia 14, quarta-feira, será a vez da ação especial de Natal do projeto Livro em Movimento, exibição do documentário Catastroika e lançamento do Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet, no blog Tuberculose: circulando a informação. Todas as atividades da semana serão abertas aos interessados e não necessitam de inscrição prévia. Participe!
Notícia
Publicado em: 08/12/2016 14:37:26
A 39ª reunião da Junta de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), conhecida em inglês como Programme Coordinating Board (PCB), aconteceu em Genebra, na Suíça. Durante a sessão de abertura, o diretor-executivo do Programa, Michel Sidibé, apresentou uma atualização sobre os progressos alcançados na resposta à Aids e destacou os futuros desafios e oportunidades. Em seu discurso de abertura, Sidibé falou sobre a necessidade de financiar adequadamente a resposta à Aids, especialmente a sociedade civil, para colocar o mundo na Via Rápida (Fast-Track) para a Aceleração da Resposta rumo ao fim da epidemia até 2030 como parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Notícia
Publicado em: 08/12/2016 12:45:24
O curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana promoverá, no dia 13 de dezembro, um encontro comemorativo aos 30 anos do curso. Com o título Memórias de estudantes: o curso de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana na perspectiva dos egressos, o encontro está marcado para às 9h30, na sala 32 do prédio do Cesteh/ENSP. Foram convidados para falar no encontro os engressos Graça Alcantara, André Luiz Machado e Antonia Ignez. O pesquisador do Cesteh/ENSP Gideon Borges será o moderador da atividade, que é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 08/12/2016 12:32:27
No dia 19 de dezembro, apresentação de mestrado em Saúde Pública Prevenção e Vigilância em saúde do Trabalhador: avanços e desafios no âmbito do centro de referência em saúde do trabalhador do município do Rio de Janeiro, por Lorena Cristina Ramos Vianna, a partir das 9 horas, na sala 2 do salão internacional da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 07/12/2016 16:06:32
O Canal Saúde deu destaque ao encontro Racismo e Saúde: um debate urgente e necessário no seu programa Em pauta na saúde. O evento foi organizado pelo pesquisador Paulo Bruno, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP e foi impulsionado pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil. O programa destacou que, ao contrário do que muitos argumentam, o racismo não foi superado no país. “As pessoas acham que racismo existe na subjetividade, que ele se limita a uma ofensa pessoal. A maioria das pessoas não conseguem enxergar o racismo institucional, não consegue entender o racismo epistemológico, entre outros. Portanto, a maioria delas não entende o racismo estrutural que está na sociedade”, ressaltou o teólogo e ativista do Coletivo Nuvem Negra, Rosilson Pacheco. 
Notícia
Publicado em: 07/12/2016 15:09:13
Foram prorrogadas, até 25 de janeiro de 2017, as inscrições para o curso de Especialização em Saúde Pública da ENSP. Ao todo, 30 vagas estão disponíveis para profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins. 
Notícia
Publicado em: 07/12/2016 14:30:25
O programa Mais Médicos teve importante contribuição para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, na opinião de participantes de seminário organizado na segunda-feira (5/12) pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em Brasília. O evento teve como objetivo analisar os resultados dos três primeiros anos de implantação do provimento emergencial de médicos - um dos eixos do programa - e estabelecer uma agenda de pesquisas, fontes de financiamento e marcos comuns de avaliação. “A OPAS tem o compromisso de fomentar estudos e apoiar na divulgação dos resultados do Mais Médicos dentro e fora do Brasil, tendo em vista que os países das Américas têm desafios sanitários semelhantes e podem se beneficiar da experiência do programa”, afirmou o representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Joaquín Molina.