Notícias do Informe
14.843 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 10/04/2017 11:41:07
No dia 11 de abril, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Categoria de Gênero na Política de Saúde Familiar Comunitária e Intercultural da Bolívia (2008-2014), por Nadia Liliana Revelo Bolívar, a partir das 13 horas, na sala 41 do prédio do Cesteh/ENSP.
Notícia
Publicado em: 07/04/2017 16:05:18
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP começará o ano de 2017 debatendo Financiamento e a descentralização do SUS: potenciais impactos das mudanças nos mecanismos de transferência federal. O encontro, marcado para o dia 12 de abril, debaterá o conjunto de mudanças relativas aos mecanismos de transferência de recursos pelo Ministério da Saúde aos entes subnacionais, incidindo em alterações relativas ao financiamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo pesquisador do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF) da ENSP Rondineli Mendes, que está na coordenação do Centro de Estudos, a atividade abordará diversos pontos, entre eles, a crítica ao modelo engessado pelos entes federativos subnacionais e o papel do Ministério da Saúde como regulador, formulador e indutor de políticas públicas - considerando sua relevância como importante financiador. O Ceensp é aberto a todos interessados e acontecerá no salão internacional da ENSP, a partir das 14 horas. Não é necessária inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 07/04/2017 16:05:16
Há 35 anos iniciava-se, de forma pioneira no Brasil, um pensamento crítico, de práticas substitutivas ao modelo vigente no campo da saúde mental. Naquela época, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) implementara o curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial que, desde então, tornou-se referência na formação de profissionais para o campo da reforma psiquiátrica. As inscrições para a 35ª turma estarão abertas até 17 de abril, mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), cujo tema, em 2017, é a Depressão. "A falta de apoio às pessoas com transtornos mentais, juntamente com o medo do estigma, impedem muitas pessoas de acessarem o tratamento de que necessitam para viver vidas saudáveis e produtivas", diz o alerta da OMS. Paulo Amarante reforça: "Levando-se em consideração a complexidade da problemática implicada nas formas de tratamento da depressão, o alerta deve ser para que haja necessidade de se repensar esta forma de diagnóstico e de tratamento".
Notícia
Publicado em: 07/04/2017 15:26:56
Na sequência destacamos mais um princípio norteador da nossa candidatura:
Transparência na Gestão de Recursos e Processos. Com o objetivo de permitir o acesso de toda a comunidade aos projetos e recursos executados na ENSP, durante nosso mandato, priorizamos o aperfeiçoamento de mecanismos de gestão, numa prática inovadora, transparente e de contínua prestação de contas. Incluem-se nessas ações a divulgação do escopo de atuação e montantes envolvidos em cada projeto de ensino, pesquisa, serviços e desenvolvimento acadêmico/tecnológico, a elaboração de Relatórios de Gestão e o acompanhamento dos projetos pelo conjunto dos departamentos, através dos fóruns colegiados pertinentes. Tais ações representam um avanço em termos da gestão de recursos públicos e na entrega de produtos estratégicos, para a sociedade, razão pela qual sigo motivado e comprometido com o aperfeiçoamento permanente desse modelo transparente de gestão.
Notícia
Publicado em: 07/04/2017 15:24:03
A campanha começou e um fato tem despertado a atenção nas panfletagens e reuniões: a quantidade de pessoas que sentem a necessidade expor ideias, apresentar sugestões. Colegas prontos para contribuir em tornar nossa ENSP realmente uma #escoladetodos.
Cada conversa tem sido enriquecedora. Isso demonstra que há demandas a serem debatidas e pontos a serem ajustados em nossa Escola. É assim que irei caminhar até 10/05, dia da eleição: diálogo sadio, afeto nas relações, respeito às diferenças, procurar ouvir a todos.
Faltam 30 dias para a eleição. Convido você a colaborar com ideias e propostas. O que você gostaria de mudar em nossa ENSP? Do que sente falta? Quais as carências do seu setor ou departamento? Meus pedidos não são mero gesto protocolar de quem está em campanha, mas uma proposta de construção coletiva de uma Escola de todos.
Notícia
Publicado em: 07/04/2017 13:47:54
Estão abertas as inscrições para o curso de Qualificação Profissional para Técnicos e Auxiliares de Farmácia dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ). As vagas são voltadas para os profissionais da região de Madureira e da Cidade Nova. A qualificação visa trazer subsídios para que os alunos reconheçam sua importância social e sanitária, preparando-os para reconhecer a realidade sanitária e socioeconômica na qual estão atuando. Além disso, pretende também promover o diálogo com temas específicos da atenção primária e da assistência farmacêutica, qualificando sua atuação dirigida ao atendimento humanizado e responsável dos pacientes e apoiando a equipe de saúde. Confira os editais de chamadas específicos para Madureira e Cidade Nova.
Notícia
Publicado em: 07/04/2017 12:50:26
Na próxima terça-feira, 11/4, acontecerá na ENSP o debate Privatização do acesso à água, cujo tema pretende trazer mais uma vez à tona o já conhecido processo de transformação da água em mercadoria. O encontro acontecerá no âmbito do curso de especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento, que está em sua 4º edição e visa qualificar profissionais para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de assessoria técnica e de gestão nos campos do saneamento e da saúde ambiental. O debate é aberto ao público e será realizado na sala 408 da ENSP, às 14h. Participe da aula inaugural!
Notícia
Publicado em: 07/04/2017 12:16:22
No dia 10 de abril, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública (In)Segurança alimentar e nutricional de trabalhadores terceirizados em uma unidade de alimentação e nutrição pública: implicações da precarização do trabalho na saúde, por Ariana de Oliveira Tavares, a partir das 9h30, na sala 408 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 07/04/2017 11:47:16
A Organização Mundial da Saúde - OMS, dedica este 7 de abril, Dia mundial da Saúde, à depressão. Estima-se que o número total de pessoas vivendo no mundo com depressão aumentou 18,4 % entre 2005 e 2015. De acordo com a OMS, a depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças. É a terceira principal causa de anos de vida perdidos por doença. No mundo, 322 milhões de pessoas apresentam o quadro. Cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão. A queda da produtividade e doenças vinculadas à depressão têm um alto custo global, que a OMS calcula em um trilhão de dólares por ano.
Notícia
Publicado em: 06/04/2017 16:08:17
Com muita alegria me apresento aos colegas como candidata à direção da ENSP. Sei da responsabilidade em assumir este desafio. Proponho compromissos construídos coletivamente por muitos que acreditam numa ENSP forte e unida. Numa ENSP que transborde energia e força, fruto do trabalho conjunto de todos seus profissionais e estudantes. Uma proposta com responsabilidade e compromisso com a instituição e com o SUS. Acredito que podemos fazer a nossa Escola melhor e mais potente! Fortalecendo seu papel na Fiocruz, na sociedade e na ciência, tecnologia e inovação em saúde. Tenho discutido, compartilhado e valorizado importantes contribuições para a formulação de um projeto para a “ENSP que queremos e que podemos transformar em realidade”.
Notícia
Publicado em: 06/04/2017 16:06:24
Confira as propostas do candidato Hermano Castro na área de pesquisa.
Notícia
Publicado em: 06/04/2017 12:41:33
Pesquisadores, alunos, servidores da Fiocruz e lideranças comunitárias de Manguinhos lotaram o Salão Internacional da ENSP na terça-feira, 04 de abril, para debater o aumento da violência no entorno do campus e em toda a cidade do Rio de Janeiro. Para além de discutir medidas que protejam a comunidade da Fiocruz nos momentos mais agudos de conflito, o evento promoveu uma discussão ampla sobre as bases sociais da violência. Depois do CD, foi eleito um subcomitê para tratar do tema, que se reunirá ainda essa semana.
Notícia
Publicado em: 06/04/2017 12:34:18
Quando se trata da temática das drogas, a intervenção jurídica é "trágica" e torna-se um entrave à condução saudável do problema. Com essa avaliação o advogado e professor de Direito Penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro Salo de Carvalho, abriu a palestra Política de drogas e encarceramento no Brasil, da série Futuros do Brasil, realizada pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), em parceria do Centro de Estudos Giuliano de Oliveira Suassuna, do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS/Ensp), em 30/3/2017. "Estamos há três décadas operando em cima da mesma política punitivista, sem obter nenhum dos efeitos a que ela política se propôs", observou Salo. "Nós, os juristas, só atrapalhamos, com esses temas que deveriam ser exclusivamente da saúde pública, atravessados em determinados momentos, pelo Direito Penal".
Notícia
Publicado em: 06/04/2017 12:13:00
A Comissão Eleitoral divulga a lista de estudantes e servidores da ENSP e cedidos à Escola, votantes nessa eleição. Até o momento, não há pesquisadores visitantes identificados dentro dos critérios previstos pelo Regimento e Regulamento Eleitoral.
Notícia
Publicado em: 06/04/2017 12:11:42
Somos democracia, Somos SUS, Somos Todos ENSP. Sou médico, Mestre UFRJ e Doutor em Saúde Pública Fiocruz. Na ENSP desde 1987, fui delegado em todos os CI. Assumi a Direção da ENSP orgulhosamente em 2013. A principal motivação foi implementar mudanças inovadoras, relevantes, transparentes e democráticas na gestão. Mantive firme o compromisso de respeito à diversidade e compartilhamento das decisões com trabalhadores e alunos. Foram 4 anos de debates, ações e avanços, que fortaleceram a ENSP como instituição de Estado. O Programa para 2017-2021 será apresentado na campanha e reforçará o compromisso com o SUS universal, público, equitativo, de qualidade e com participação social. Essa candidatura se fundamenta em 3 princípios, que são compromissos seminais: Defesa Intransigente do SUS, Transparência na Gestão de Recursos e Processos e Defesa da Democracia Participativa. A incorporações desses princípios reforça a responsabilidade com a defesa do processo iniciado em 2013.