Notícias do Informe
14.819 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 18/01/2018 15:56:05
No dia 19 de janeiro de 2018, os programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública divulgaram a relação das disciplinas de verão - disciplinas eletivas do programa oferecidas nos meses de janeiro e fevereiro - com vagas disponíveis para candidatos externos. Em 23 de janeiro os três programas da ENSP publicaram a relação das disciplinas previstas na grade com vagas disponíveis para candidatos externos no 1º semestre/2018. O período de inscrição, em ambos, será de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, e podem se inscrever alunos de pós-graduação stricto sensu da ENSP/Fiocruz; alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; alunos de outros de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e/ou privadas; e graduados. Será permitida a inscrição em, no máximo, quatro disciplinas no âmbito dos três programas, sendo necessário o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line para cada uma delas. Veja abaixo a chamada especial para Candidatos Externos à ENSP e Fiocruz em disciplinas de verão e em disciplinas oferecidas pelos três programas da ENSP (2018.1).
Notícia
Publicado em: 18/01/2018 12:38:18
O ano de 2004 ficou marcado pelos 270.295 focos de incêndio em todo o país - o ápice do número de queimadas no século 21. Na época, apenas no bioma Amazônia, que ocupa cerca de 40% do território nacional e onde estão os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, e também partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, foram 145.251 focos.
Notícia
Publicado em: 17/01/2018 12:36:54
Notícia
Publicado em: 17/01/2018 09:39:24
Uma trajetória que se confunde com a histórica luta pelo direito à saúde no Brasil. No final do ano passado, ex-alunos, antigos e atuais coordenadores, docentes e pesquisadores da ENSP e de outras instituições se reuniram no auditório térreo da Escola para celebrar os 50 anos de seu Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Um encontro de amigos, de companheiros de luta, pessoas que têm em comum o orgulho de fazerem parte dessa história. Orgulho que se mostrou nas falas, abraços, lágrimas, no ato de sublinhar o próprio nome num grande banner com os nomes dos mais de mil e seiscentos mestres e quase setecentos doutores que, mais do que um título, tiveram na ENSP a porta de entrada para pensar e fazer a saúde coletiva do Brasil. Uma manhã festiva, com homenagens e reflexão crítica.
Notícia
Publicado em: 16/01/2018 15:57:00
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para a Especialização em Gestão da Atenção Básica - 2018. Coordenado pelos pesquisadores Roberta Gondim de Oliveira, Gustavo Correa Matta e Eduardo Alves Melo, o curso tem o objetivo de proporcionar bases teóricas e metodológico-instrumentais no campo da Gestão da Atenção Básica em Saúde, fornecendo subsídios à elaboração crítica acerca da gestão em saúde, no diálogo entre diferentes vertentes que circulam na produção de conhecimento da área e as práticas de gestão que se efetivam nas três esferas de governo. As inscrições estão abertas até 28/2/2018 e devem ser feitas pela Plataforma Siga LS. Leia o edital.
Notícia
Publicado em: 16/01/2018 15:26:00
Egresso dos programas de Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola, Adalberto Miranda Filho publicou, na edição de janeiro da revista The Lancet Haemaetology, artigo sobre a disitribuição da leucemia no mundo. Foram analisados dados dados 184 países, coletados por meio da base Globocan da Agencia Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC/Franca), onde Adalberto faz seu pós-doutorado. Os resultados do artigo, escrito em conjunto com outros cinco pesquisadores, são relativos ao meu projeto chamado "Global burden of haematological malignancies", da agência.
Notícia
Publicado em: 16/01/2018 14:58:02
O curso de Especialização em Saúde Pública da ENSP prorrogou, até o dia 22/1/2018, o prazo da entrega dos documentos de inscrição no Serviço de Gestão Acadêmica. O adiamento é destinado somente aos candidatos que realizaram a inscrição via internet e efetuaram o pagamento no prazo estipulado no edital. A especialização em Saúde Pública oferece 33 vagas e obteve mais de 400 candidatos inscritos. Acesse o aditivo de prorrogação.
Notícia
Publicado em: 16/01/2018 12:14:59
Tibor Szilagyi, líder da equipe de relatórios e gestão do conhecimento do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Framework Convention on Tobacco Control - WHO FCTC), concedeu entrevista ao boletim do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco e destacou a importância da criação desse tipo de plataforma a nível mundial. Ele também disse ser fundamental monitorar os passos da indústria.
Notícia
Publicado em: 15/01/2018 16:23:03
Nesta quinta-feira, 25 de janeiro, a professora Ligia Bahia, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ), ministrará a palestra Mix público privado na perspectiva de acesso e cobertura do sistema universal de saúde: polêmicas e possibilidades, via webinar, como pré-conferência, no Brasil, do 5º Simpósio Mundial da Health Systems Global. Programado para outubro de 2018, em Liverpool, na Inglaterra, o evento discutirá os Avanços dos Sistemas de Saúde para Todos na Era dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisadora Vera Lúcia Luiza, do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da ENSP, faz parte da comissão científica. O Webinar será das 14h às 17h. Clique aqui para participar.
Notícia
Publicado em: 15/01/2018 14:14:41
Ary Miranda, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/ENSP/Fiocruz), integrante do Grupo Temático Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GTSA/Abrasco) e da Comissão Científica do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva ( Abrascão 2018) assina o artigo O Brasil e a segunda contradição do capitalismo. Segundo ele, no Brasil, a partir dos anos 1980, a política agrária acentua significativamente os domínios do agronegócio, marcado por intensa concentração fundiária por grupos transnacionais. Este fenômeno fez com que, em 2003, 112 mil propriedades concentrassem 215 milhões de hectares de terra e, sete anos depois, mais 100 milhões de hectares passaram ao controle de grandes empresas. O que, de acordo com ele aprofunda a concentração de terras e acentua a expulsão de trabalhadores para área de expansão da fronteira agrícola e para os grandes centros urbanos, intensificando grandes conflitos socioambientais. Leia o artigo publicado na Abrasco na íntegra.
Notícia
Publicado em: 15/01/2018 14:02:41
Notícia
Publicado em: 15/01/2018 13:06:11
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) integra, por demanda da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o esforço para esclarecimento do surto de hepatite A na comunidade do Vidigal, na Zona Sul da cidade. De acordo com a secretaria, 75 casos da doença foram confirmados. O Instituto concluiu a análise de amostras de água coletadas na comunidade. De acordo com os laudos informados à secretaria de saúde, e tornados públicos pela instância no quarta-feira (10/1), três das 10 amostras recebidas foram positivas. A atividade foi conduzida pelo Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental e pelo Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia do IOC.
Notícia
Publicado em: 12/01/2018 15:40:54
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) criou uma seção especial para divulgar as últimas notícias sobre a febre amarela, acesse o banner na página principal do Portal ENSP e saiba mais.
Notícia
Publicado em: 12/01/2018 15:02:55
Akira Homma, consultor científico sênior da Fiocruz e presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos, unidade responsável pela produção da vacina, explica que a dose fracionada terá um quinto do volume pleno, mas concentração de vírus ainda é muito maior do que a exigida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de mil unidades internacionais. Ele lembra ainda que um estudo da própria Fiocruz provou que a vacina diluída, em concentração 50 vezes menor, produz alta imunidade contra o vírus da doença.
Notícia
Publicado em: 12/01/2018 14:51:16
A estratégia anunciada pelo Ministério da Saúde (MS), na última terça-feira (8/1), de fracionar a vacina de febre amarela para três estados brasileiros teve como base um estudo da Fiocruz, realizado pelo seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que comprova que a dose reduzida da vacina gera uma proteção equivalente à da dose padrão por oito anos. Durante o anúncio do ministro da Saúde, Ricardo Barros, a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, reforçou a importância estratégica da Fundação nas áreas de produção, pesquisa e vigilância. “A Fiocruz tem o papel não apenas de produzir as vacinas de febre amarela, mas também de produzir o conhecimento científico necessário para tomadas de decisão e atuar em estratégias de vigilância, que são fundamentais para o debate de novos estudos”, explicou.