Notícias do Informe
14.788 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 25/10/2016 14:02:51
"O estresse no trabalho representa importante fator de risco psicossocial associado à morbidade e mortalidade cardiovascular. A elevação da pressão arterial tem sido apontada como um possível mecanismo pelo qual o estresse no trabalho aumenta o risco cardiovascular. Mas existem grandes inconsistências na literatura a respeito dessa relação, determinadas, em grande parte, por questões metodológicas." A afirmação é da aluna do doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Leidjaira Juvanhol Lopes. Sua tese, desenvolvida sob orientação da pesquisadora Rosane Härter Griep, adotou diferentes estratégias analíticas que forneceram evidências de que a relação entre o estresse no trabalho e a pressão arterial varia ao longo da distribuição de pressão arterial, sendo mais evidente entre os participantes com mais de 50 anos, e não sendo observadas diferenças segundo sexo. Ela explica: "O estresse no trabalho vai aumentar a pressão arterial dependendo dos níveis de pressão arterial do indivíduo, ou seja, de acordo com o valor da pressão arterial, o estresse no trabalho vai agir de forma mais ou menos acentuada." Segundo Leidjaira, esse achado tem importantes implicações, pois, como a quase totalidade dos estudos foca em partes específicas da distribuição de pressão arterial, as conclusões em relação a seus principais determinantes, dentre os quais o estresse no trabalho, são baseadas em efeitos sobre a média ou no extremo populacional, esse último representado pelos casos de hipertensão arterial. "Conclui-se, no estudo de problemas complexos de pesquisa, como o abordado nessa tese, que a combinação de diferentes estratégias analíticas pode contribuir de forma significativa para o preenchimento das lacunas existentes."
Notícia
Publicado em: 24/10/2016 16:52:03
Nesta terça-feira, 25 de outubro, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá a sessão científica Discussão de nexos na saúde do trabalhador. A atividade, a ser realizada via webconferência, está marcada para 13h30, e contará com a participação do pesquisador do Cesteh/ENSP, Francisco Pedra e do professor da Universidade de Campinas (Unicamp) Heleno Correa.
Notícia
Publicado em: 24/10/2016 15:05:47
Com o objetivo de entender e avaliar os processos de resistência à Etionamida, uma droga utilizada no tratamento da tuberculose, e buscando apoiar novas técnicas de diagnóstico de resistência e desenvolvimento de novos fármacos, a graduanda de Ciências Biológicas da Uerj e aluna de iniciação científica da Fiocruz Pamela Chrystina Pinto Barbosa recebeu premiação de melhor pôster, na categoria de Genética de Microorganismos, durante o Congresso Internacional de Genética, que aconteceu entre 11 e 14 de setembro, no Hotel Glória, em Caxambu (MG). A aluna é orientada pelos pesquisadores do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP/Fiocruz Luis Caetano Matha Antunes e Teca Calgano Galvão.
Notícia
Publicado em: 24/10/2016 12:50:53
No início de 2015, foi identificada a epidemia do vírus Zika no Brasil, a qual atingiu, no início, a Região Nordeste, espalhando-se posteriormente para as demais regiões do país. Em outubro de 2015, foi evidenciado aumento importante nos casos de microcefalia fetal, mais tarde associados à infecção pelo vírus Zika. Antes mesmo da formalização da Rede, o Ministério da Saúde contou com a colaboração de especialistas e instituições no enfrentamento da epidemia. Em maio de 2015, a Rede foi formalizada por meio da Portaria n. 1046, de 20/05/2016. Agora, em outubro de 2016, foi lançado o site da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas (Renezika), composta de mais de cem especialistas. A rede busca integrar gestores, pesquisadores e sociedade civil no enfrentamento do vírus e suas consequências.
Notícia
Publicado em: 24/10/2016 12:35:25
A nova edição da Revista Ciência e Saúde Coletiva traz para discussão o tema da deficiência e sua abordagem pela saúde pública no Brasil e no mundo. Os artigos que compõem a publicação ressaltam as mudanças e tensões na compreensão conceitual da deficiência, na virada do Século XXI, e como isso se reflete em atitudes, práticas e políticas. O tema da deficiência cresce em visibilidade, consciência política e participação no Brasil e no mundo. Os textos apresentam estudos sobre a prevalência da deficiência em nível nacional; sobre deficiência e sociedade, com ênfase no esporte, tecnologias sociais e políticas públicas; sobre deficiência e família; e sobre os tratamentos, recursos terapêuticos, redes de apoio, com destaque para os papéis familiares, diferenças de gênero e faixa etária. Há ainda uma análise documental do marco legislativo brasileiro de políticas aplicadas à área, reflexões críticas sobre os instrumentos que medem a funcionalidade e regulam a aposentadoria, e sobre as barreiras de acesso ao benefício da prestação continuada. Ao mostrar avanços e os desafios num tema social tão sensível, o número temático está repleto de ensinamentos.
Notícia
Publicado em: 24/10/2016 12:15:39
O governo federal quer incentivar a privatização dos serviços de água e esgoto. O anúncio foi feito pelo secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) da Presidência, Moreira Franco. A ideia é que os estados promovam parcerias com o setor privado na área de saneamento básico abrindo concessões para a prestação desses serviços. O saneamento é um dos maiores problemas estruturais do Brasil. Segundo dados do Ministério das Cidades, menos da metade (49,84%) do país tem coleta de esgoto e só 83% tem fornecimento de água.
Notícia
Publicado em: 24/10/2016 12:05:48
Já está disponível on-line a última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação destaca o curso organizado pelo Cecovisa no 7º Simbravisa, além de trazer dicas do jogo on-line sobre vigilância sanitária em eventos de massa e a lista atualizada de medicamentos controlados. Confira o boletim na íntegra.
Notícia
Publicado em: 24/10/2016 11:57:30
A Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realizará o IV Seminário Juventude e Iniciação Científica nos dias 25, 26 e 27 de outubro no auditório da Escola. O encontro objetiva a promoção de intercâmbio de experiências e análises sobre educação científica de jovens estudantes ainda na educação básica. Nesta edição de celebração dos 30 anos do Programa de Vocação Científica, o pesquisador da ENSP, professor emérito da Fiocruz e idealizador do Provoc, Luiz Fernando Ferreira será o homenageado.
Notícia
Publicado em: 21/10/2016 17:41:01
Celebrado há quase três décadas, o Outubro Rosa é uma oportunidade de compartilhar informações a respeito do câncer de mama, conscientizar e sensibilizar a sociedade da importância sobre seu controle. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), essa doença é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele. Dados apontam que, em 2016, são esperados quase 60 mil novos casos de câncer de mama, doença para o qual existe tratamento, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Há tempos, a ENSP apoia essa luta e, neste ano, apresentará uma palestra e fará o lançamento do livro Outubro Rosa - do muito que há por ser dito, de Elcylene Leocádio, que coordena o projeto Nu Espelho, no dia 25/10, às 10h, no salão internacional da Escola. Venha você também de rosa e participe da campanha.
Notícia
Publicado em: 21/10/2016 17:38:48
Com o tema Privatização do saneamento: alerta para a saúde, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP receberá, nesta quinta-feira (27/10), às 9h30, no salão internacional, o educador Marcos Albuquerque, do Movimento Pró-Saneamento e Meio Ambiente da Baixada Fluminense, e o engenheiro Roosevelt Brasil Fonseca, membro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do RJ. A mesa será coordenada pela pesquisadora Maria José Salles.
Notícia
Publicado em: 21/10/2016 16:53:25
Trajetória e desafios da formação em Saúde do Trabalhador será o tema da próxima edição do Encontros do Cesteh, marcada para o dia 26 de outubro, das 12 às 14 horas, na sala 32 do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador. Mediado pelo pesquisador Gideon Borges, o evento terá palestras das pesquisadoras da ENSP Maria Blandina Marques, Rita Mattos e Simone Oliveira. A atividade é aberta ao público e não necessita de inscrições.
Notícia
Publicado em: 21/10/2016 16:45:50
As Américas comemoram 25 anos sem casos de poliovírus selvagem na região. O último caso foi detectado em 23 de agosto de 1991, no Peru. Os esforços dos países, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), para vacinar as crianças e manter altas coberturas de vacinação, assim como uma vigilância epidemiológica contínua para detectar o vírus de forma precoce, têm sido medidas importantes para eliminar a doença e manter a região livre da poliomielite. “Graças ao grande empenho e trabalho dos países do continente americano, de seus trabalhadores de saúde, doadores e cooperantes, a poliomielite é, agora, um temor do passado para os pais da nossa região”, afirmou o chefe do Programa Ampliado de Imunizações da Opas/OMS, Cuauhtémoc Ruiz Matus. “Continuar vacinando é fundamental para que a pólio desapareça de todo o mundo, algo em que estamos trabalhando há trinta anos”, complementou.
Notícia
Publicado em: 21/10/2016 15:48:46
Este ano fez três décadas que o projeto do SUS foi desenhado na 8ª Conferência Nacional de Saúde. O contexto era outro: o país saía de um longo período de ditadura civil-militar, havia uma intensa e organizada mobilização pela democracia e, no campo da saúde, o movimento pela Reforma Sanitária vivia seu momento de maior força. Passados 30 anos (e reconhecendo que o SUS atravessa hoje sua crise mais alarmante), esta é uma boa hora para recuperar os temas daquela Conferência e analisar onde conseguimos avançar — e onde falhamos. A discussão que elegemos evidenciar em primeiro lugar diz respeito ao controle social, ideia que praticamente foi inaugurada naquele encontro em 1986. Apesar de ter ‘8ª’ no nome, ela foi uma conferência inédita: pela primeira vez, os debates e decisões foram movidos por participação popular. Até então, as conferências eram protagonizadas por técnicos da área da saúde. Porém, naquele ano, foram convocados delegados de entidades que representavam os mais diversos interesses da população. Mas, como lembra o professor Cornelis van Stralen, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), não foi só isso: “Havia cerca de mil delegados, mas ‘apareceram’ outras três mil pessoas vindas de sindicatos, movimentos sociais e associações diversas, que não haviam sido convocadas como delegadas mas também reivindicaram participar. E participaram. A partir de uma negociação interna, essas pessoas também se reuniram em grupos de trabalho e suas discussões foram contempladas no relatório final”, lembra.
Notícia
Publicado em: 21/10/2016 15:30:07
Nos dias 24 e 25 de outubro, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Programa Institucional de Apoio a Pesquisas e Políticas Públicas sobre Álcool, Crack e outras Drogas (PACD) da Fiocruz promoverá o Seminário Internacional Álcool, Saúde e Sociedade. O encontro abordará os aspectos epidemiológicos, históricos e culturais do consumo de álcool, assim como as políticas públicas no Brasil e na América Latina. Realizado no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), o evento também tem como propósito discutir questões relacionadas às estratégias de marketing utilizadas pela indústria do álcool e a regulação do consumo, traçando um paralelo com a experiência de regulação do tabaco. Dentre os principais palestrantes estrangeiros, está o professor da Escola de Medicina da Universidade de Connecticut Thomas Babor e a assessora sênior para álcool da Opas/OMS Maristela Monteiro. O encontro contará ainda com especialistas nacionais, com trabalhos ou estudos relacionados ao álcool e a outras drogas.
Notícia
Publicado em: 20/10/2016 15:08:34
O Fórum da Reforma Sanitária se manifestou sobre a PEC 241, considerando a firme proposta expressada pelas entidades que constituem o movimento, de concentrar esforços para restabelecer a relação entre direitos sociais e democracia; para recolocar a universidade da saúde como questão democrática e reconstituir a solidariedade social em torno do projeto da Seguridade Social e do SUS. “Chegou o momento para expressarmos publicamente através deste manifesto de repúdio ao governo e aos deputados que aprovaram em primeiro turno a PEC 241”, ressaltou Cornelis Van Stralen, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).