Notícias do Informe
14.807 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 31/01/2020 11:27:20
O pesquisador Andrey Cardoso, da ENSP/Fiocruz, foi autor principal do estudo que apresentou as características do primeiro surto de gripe documentado em povos indígenas no Brasil. Publicada na revista científica Plos One, a pesquisa revela que no período do surto, ocorrido entre 30 de março e 14 de abril de 2016 , foram detectados 73 casos de infecção respiratória aguda (IRA) em 170 indígenas residentes da aldeia Guarani, no sudeste do país, o que representa 75,3% dos casos notificados no primeiro semestre daquele ano. A presença de dificuldade respiratória foi verificada em 20,6% dos casos, 9,6% dos casos foram hospitalizados e coletou-se swab nasofaríngeo em 19,2% dos casos, sobretudo nos de maior gravidade. A cobertura vacinal contra influenza na população antes do surto era de 86,3%.
Notícia
Publicado em: 30/01/2020 16:31:58
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu, na manhã desta quinta-feira (30/1), a visita do secretário executivo do Ministério da Saúde (MS), João Gabbardo, e do secretário de Vigilância em Saúde do MS, Wanderson Kléber de Oliveira, que acompanharam de perto as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Referência em nível nacional para o diagnóstico de vírus respiratórios, o Laboratório está diretamente envolvido na resposta brasileira ao novo coronavírus (2019-nCoV).
Notícia
Publicado em: 30/01/2020 16:14:21
Em entrevista ao Observatório de Análise Política em Saúde, do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz), a pesquisadora da ENSP Cecília Minayo aborda os estudos acerca dos efeitos da violência sobre a saúde da população, a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência (PNRMAV) e a incorporação da violência na agenda da Saúde. Na pauta, também estão temas como as políticas de armamento e as relações entre desigualdade e violência.
Notícia
Publicado em: 30/01/2020 12:10:24
Com vistas a possibilitar maior aprofundamento teórico-metodológico em temas atuais do campo da avaliação em saúde numa perspectiva mundial; e ampliar a internacionalização da formação no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública por meio de parceiros qualificados, a ENSP está com inscrições abertas para o Curso Internacional de Avaliação Participativa, Gestão e Translação do Conhecimento até o dia 14 de fevereiro. Ao todo, estão sendo oferecidas 30 vagas para alunos de mestrado ou doutorado, profissionais de saúde e gestores familiarizados com metodologias de pesquisa e não familiarizados com avaliação. Além disso, serão considerados profissionais com experiência em avaliação que queiram atualizar ou revisar seus conceitos e prática em avaliação. Os alunos vinculados ao Programa da ENSP terão prioridade nas inscrições.
Notícia
Publicado em: 29/01/2020 16:40:02
Viver escondida dentro de outro nome ou corpo ainda é a realidade de muitos transgêneros. Fato perverso e limitante, mas que vem se transformando, principalmente ao longo da última década. No Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, o Informe ENSP conversou com pessoas transgêneras que utilizam o projeto Justiça Itinerante para não somente retificar seus nomes nos documentos, como também mudar suas vidas inteiras. A ENSP trabalha nessa causa e apoia essa luta.
Notícia
Publicado em: 29/01/2020 16:20:54
Você sabia que um terço da população mundial carece de acesso a medicamentos e que eles ocupam a segunda posição no ranking de gastos no sistema de saúde no mundo? Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e acendem alerta para a necessidade de tornar os fármacos mais acessíveis à população. Diante dessa conjuntura, a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, em conjunto com a Federação Nacional dos Farmacêuticos, elaborou uma Proposta de Emenda Constitucional que inscreve o acesso a medicamentos como um direito fundamental. Integrante desse Movimento, a ENSP participou de atividade para apresentar a campanha pela aprovação da PEC, realizada durante o Fórum Mundial das Resistências, que aconteceu no dia 23 de janeiro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Notícia
Publicado em: 29/01/2020 15:14:29
Além da Sala de Situação em Saúde, criada pela Presidência em 24 de janeiro, a Fiocruz também está acompanhando e monitorando o novo coronavírus no âmbito do Ministério da Saúde. No dia 27, a Fundação passou a integrar o Centro de Operações de Emergências (COE) do Ministério.
Notícia
Publicado em: 29/01/2020 14:25:23
Indígenas, minorias, e mais alterações nas NR’s. Confira as novas matérias no Blog Reforma Trabalhista.
Notícia
Publicado em: 28/01/2020 16:04:39
Dia 25 de janeiro completa-se um ano do desastre da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. Ao lado do que ocorreu em Fundão, em 2015, está entre os maiores desastres em barragens de mineração do mundo, em extensão, danos ambientais e mortes imediatas. Embora as imagens da destruição, do resgate e dos mortos marquem a memória sobre esses eventos, os impactos sobre a saúde das populações vão além, estendendo-se para todos os que vivem e trabalham nas bacias dos rios Paraopeba e Rio Doce ao longo de anos.
Notícia
Publicado em: 28/01/2020 16:01:00
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas, até 17 de fevereiro, para o curso de atualização Políticas de Saúde e Gestão do Sistema Único de Saúde. Destinado a magistrados federais, servidores da justiça federal e médicos, que atuem no âmbito do TRF da 2ª Região, o propósito é compreender as principais características da política e gestão do SUS, bem como suas fortalezas e constrangimentos para a efetividade do direito à saúde, auxiliando magistrados e servidores do Sistema de Justiça a atuarem nessa área. São ofertadas 50 vagas, sendo 45 para candidatos de ampla concorrência e 5 para ações afirmativas. Acesse o edital.
Notícia
Publicado em: 28/01/2020 14:07:39
Nos últimos anos, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) foram as principais causas de mortalidade no mundo, provocando em média, a cada ano, 70% das mortes. Os principais fatores de risco comportamentais para DCNT são o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o sedentarismo e o excesso de peso. Três artigos do Cadernos de Saúde Pública abordam a questão da dieta alimentar e sua relação com a saúde.
Notícia
Publicado em: 28/01/2020 13:44:40
Nesta terça-feira (28/01), tomou posse a nova diretoria do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) – Gestão 2020/2021. A presidente reeleita, Lucia Souto, reafirma o compromisso da entidade com um projeto civilizatório de inclusão de toda população brasileira e contra a barbárie responsável pela inadmissível desigualdade que afronta o país. O evento ocorreu no Clube de Engenharia, Rio de Janeiro. Durante o evento foi veiculado um depoimento do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Notícia
Publicado em: 27/01/2020 14:56:22
No dia 28/01/2020, apresentação de mestrado profissional em Saúde Pública “Matriciamento como ferramenta para o desenvolvimento de ações em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde: Revisão Integrativa”, por Juliana Lima Barbosa Fiuza, a partir das 10 horas, na sala 404 do Prédio Ernani Braga (ENSP).
Notícia
Publicado em: 27/01/2020 14:02:42
As inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador, ano 2020/2022, do Cesteh/ENSP, na modalidade presencial foram prorrogadas até o dia 6 de fevereiro. Além das prorrogações, mais três categorias profissionais foram incluidas: Serviço Social, Nutrição e Fonoaudiologia. A atividade tem como objetivo formar profissionais, por meio de curso de Residência Multiprofissional em Saúde, com ênfase na Atenção Integral, Vigilância e Educação em Saúde do Trabalhador, para atuar na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e no Sistema Integral de Atenção à Saúde do Servidor (Siass).
Notícia
Publicado em: 27/01/2020 12:06:49
Na Antártica, a primeira oportunidade pode ser a última. A frase, ouvida de veteranos, foi repetida pelos pesquisadores da Fiocruz que retornaram após sua primeira expedição ao continente gelado. Para fazer pesquisas na Antártica, é necessário muita preparação e planejamento. O grupo passou por uma preparação de um ano, que incluiu a definição de metodologia, logística, pontos de coletas e até mesmo um treinamento de oito dias conduzido pela Marinha na restinga da Marambaia.