Livro em Movimento promove primeiro encontro formativo sobre sustentabilidade e amplia parcerias na Fiocruz
O projeto Livro em Movimento: caminhando pela Fiocruz, contemplado pelo Programa de Aceleração da Inovação em Gestão do Pólen/ENSP, realizou, nesta terça-feira, 12 de maio, o 'Primeiro Encontro Formativo: História do Livro em Movimento e sua relação com a Sustentabilidade'. A atividade aconteceu na sala de convívio do 2º andar da ENSP e reuniu representantes de diferentes unidades da Fiocruz para fortalecer parcerias institucionais e ampliar o diálogo em torno da sustentabilidade, do acesso à leitura e da circulação de livros.
A iniciativa integra uma nova etapa do Programa Livro em Movimento, criado há mais de uma década pela Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP (CCI), que vem consolidando ações voltadas ao incentivo à leitura, à democratização do acesso aos livros e à sustentabilidade. Em 2025, o programa celebrou seus 12 anos de trajetória, marcados pela promoção da troca e da doação de livros dentro e fora da Fiocruz.
O encontro contou com a participação de representantes da Biblioteca de Saúde Pública, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga e da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe). Durante a programação da manhã, Flávia Ramos, chefe do Serviço de Gestão da Sustentabilidade da ENSP, apresentou as ações e compromissos institucionais da Fiocruz voltados à sustentabilidade, destacando a importância das atitudes individuais na construção de uma sociedade mais sustentável.
Na apresentação, também foi ressaltada a afinidade entre os objetivos do Livro em Movimento e as práticas desenvolvidas pelo Serviço de Gestão da Sustentabilidade da ENSP, especialmente no que diz respeito à reutilização de materiais, à redução de resíduos e à promoção do acesso ao conhecimento.
Já no período da tarde, os participantes realizaram uma visita técnica ambiental à Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz) e ao ecoponto de coleta seletiva da ENSP. A atividade foi conduzida por Milena Maciel, técnica em meio ambiente e educadora ambiental; Thays Carvalho, especialista em gestão ambiental e educadora ambiental; e Adriano Justino, tecnólogo em Gestão Ambiental, todos vinculados à Cogic/Fiocruz.
De acordo com a Cogic, as visitas técnicas ambientais têm como proposta aproximar diferentes públicos das práticas ambientais desenvolvidas na instituição, estimulando a consciência ecológica e o compromisso coletivo com a preservação ambiental.
Os participantes encerraram o encontro motivados para as próximas atividades do projeto, destacando a relevância de iniciativas como o Livro em Movimento tanto para a promoção do acesso aos livros e à informação quanto para a redução dos impactos ambientais associados ao setor editorial.
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Fique por Dentro Inclusão, acessibilidade e diversidade Parcerias
Divulgação Científica Fique por Dentro Inclusão, acessibilidade e diversidade Parcerias
Nenhum comentário para: Livro em Movimento promove primeiro encontro formativo sobre sustentabilidade e amplia parcerias na Fiocruz
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



