Busca do site
menu

Programa 'Livro em Movimento' celebra 10 anos de estímulo a leitura e a doação de livros

ícone facebook
Publicado em:18/10/2023

Por Tatiane Vargas

Neste mês de outubro um projeto muito especial para a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Programa 'Livro em Movimento', celebrará uma década de atuação. Promover a distribuição de livros, estimular a leitura, e incentivar a doação para circulação e socialização das publicações é o principal objetivo do LM, que nestes 10 anos já doou mais de 21 mil livros nas diversas ações realizadas. Para comemorar o aniversário, será realizada uma ação especial do 'Livro em Movimento' no dia 19 de outubro. Venha celebrar e participar!

Em entrevista ao 'Informe ENSP', a coordenadora do Programa, Fátima Santos, servidora da CCI, falou sobre a criação do programa; seu objetivo; as ações realizadas na ENSP, na Fiocruz, e em outras instituições; como o Programa atuou na pandemia, além da expectativa para a celebração pelos 10 anos de atividades. O LM é organizado e desenvolvido pela Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.  

Em comemoração ao aniversário, o diretor da ENSP Marco Menezes, destacou que o Livro em Movimento é dessas ideias geniais que reforçam os vínculos da comunidade da Escola e da ENSP com a sociedade. "Mais do que leituras, essa ação colaborativa promove a troca de afetos, estimula a solidariedade e o compartilhamento de conhecimentos. Como diz o dito popular, ‘quem divide multiplica’! Vida longa ao Livro em Movimento", saudou o diretor. 

Confira, abaixo, a entrevista com a coordenadora do Programa Livro em Movimento, Fátima Santos. 

Informe ENSP: Quando o Programa  foi criado e qual seu objetivo?

Fátima Santos: O Programa foi criado em outubro de 2013 na Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP/Fiocruz), e tem o objetivo de promover a distribuição de livros, estimular a leitura e incentivar a doação para circulação e socialização dessas publicações. 

Informe ENSP: Quantos livros foram doados nesta década de atividades?

Fátima Santos: Durante esse período, o LM já doou em suas ações mensais mais de 21.000 livros, colaborando com os valores de sustentabilidade na cultura organizacional da ENSP. 

Informe ENSP: Como o projeto ultrapassou os muros da ENSP e atualmente estimula outras instituições na prática de doação de livros?

Fátima Lopes: Inicialmente o LM foi elaborado para o público da ENSP - funcionários, professores, estudantes e visitantes - , o Programa expandiu e passou a atender pessoas de toda a Fiocruz, incluindo a realização de ações em outras unidades da Fundação (como exemplo: COC, ICICT, CRPHF, Fiocruz Petrópolis, Fiocruz pra Você, entre outras). 

O LM também já organizou doações para escolas, como a Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá em Curicica - Jacarepaguá, e estimulou atividades em outras instituições, como a Clínica Literária, que teve sua primeira edição em agosto deste ano, no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE/ME), sob a organização da bibliotecária do hospital, Ingrid Espinosa.

Informe ENSP: Como o Livro em Movimento atuou durante a pandemia?

Fátima Lopes: No período de maior restrição da pandemia de Covid-19, seguindo o Plano de Convivência da Fiocruz, as ações presenciais do Livro em Movimento foram suspensas, mas a promoção da leitura e da circulação de livros continuaram via redes sociais (Instagram e Facebook). Após a diminuição das restrições, as ações mensais presenciais retornaram setembro de 2022. De lá para cá, ao longo de 2023, foram realizadas sete ações, sendo a última durante as comemorações pelos 69 anos da ENSP, em setembro. 

Informe ENSP: Qual a expectativa para a celebração pelos 10 anos de atuação do LM e o que isso representa para a ENSP?

Fátima Lopes: Temos como expectativa a consolidação do Programa Livro em Movimento, que está cada vez mais sendo solicitado, lembrado e bem recebido pela instituição. Isso representa mais uma forma da ENSP levar a outras unidades e a Fiocruz sua essência de divulgação da ciência, compartilhamento de informações, facilitação ao acesso do livro como um objeto capaz de mudar vidas. Além dessas questões, existe o fator ambiental, pois quando damos outra oportunidade de uso e reuso à essas publicações, estamos indo ao encontro das práticas de sustentabilidade da Escola.

"Celebrar os 10 anos do Livro em Movimento é acreditar, é reciclar a oportunidade com liberdade para o conhecimento circular, ressignificar, abraçar o saber e afagar a alma de cada leitor".

*Por Carmélia Brito, integrante da equipe do LM. 


- Profissionais ligados ao Programa Livro em Movimento:
Fatima Santos (Coordenação) - fatima.santos@fiocruz.br
Carmélia Brito - carmeliabrito@gmail.com
Cristina Farias - regiane.silva@fiocruz.br
Lucia Pantojo - lucia.brito@fiocruz.br

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Programa 'Livro em Movimento' celebra 10 anos de estímulo a leitura e a doação de livros