Projeto Livro em Movimento é selecionado para o Programa de Aceleração da Inovação em Gestão da ENSP
Iniciativa da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP visa promover a leitura e a sustentabilidade ambiental no âmbito da Fiocruz.
O projeto Livro em Movimento, da Coordenação de Comunicação Institucional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), foi um dos contemplados no Programa de Aceleração da Inovação em Gestão da ENSP - edição 2025, iniciativa promovida pelo Pólen, o Laboratório de Inovação em Gestão Pública da ENSP/Fiocruz.
Como parte da formação oferecida aos projetos selecionados, a equipe do Livro em Movimento participou, no dia 18 de setembro, da oficina de Design Thinking, conduzida por Márcio Feitoza, coordenador-geral do Pólen. A atividade buscou fomentar a criatividade e a co-construção de soluções inovadoras para os desafios da gestão pública em saúde.
Equipe do Livro em Movimento durante a oficina da 3ª edição do Programa de Aceleração da Inovação em Gestão da ENSP/Fiocruz.
O Programa de Aceleração teve início oficial em 22 de agosto, com uma reunião de alinhamento com os líderes dos projetos. A proposta do Livro em Movimento visa capacitar representantes de diferentes unidades da Fiocruz interessados em replicar ações de estímulo à leitura e práticas sustentáveis de descarte de materiais impressos. Durante os seis primeiros meses de formação, o objetivo é consolidar metodologias e estratégias para a expansão do programa.
Criado em junho de 2013, o Livro em Movimento já soma quase 12 anos de atuação e cerca de 26 mil livros doados em ações realizadas tanto dentro quanto fora da ENSP. A iniciativa promove a circulação gratuita de livros, incentivando a leitura, a doação e a troca entre trabalhadores, estudantes e visitantes da Fiocruz.
Com foco também na sustentabilidade, o programa contribui para a redução do desperdício ambiental, evitando o descarte inadequado de publicações e materiais gráficos. Alinhado à Agenda Ambiental da ENSP e às políticas institucionais de sustentabilidade da Fiocruz, o Livro em Movimento reforça o compromisso da Escola com a promoção da saúde, da cultura e da preservação ambiental.
"Neste ano, em que o Rio de Janeiro foi reconhecido como Capital Mundial do Livro pela UNESCO - a primeira cidade de língua portuguesa a receber esse título -, o fortalecimento de iniciativas como o Livro em Movimento destaca-se como estratégia essencial para a inclusão social, o acesso à informação e o empoderamento de comunidades", destaca a coordenadora do LM, Fátima Lopes.
O Programa de Aceleração da Inovação em Gestão da ENSP tem duração prevista de 12 meses, divididos em seis meses de formação e seis meses de desenvolvimento e mentoria, com término previsto para julho de 2026. O edital tem como objetivo impulsionar ideias inovadoras em gestão nas diversas áreas de atuação da ENSP, estimulando a originalidade científica, tecnológica e a busca por soluções criativas voltadas à gestão em saúde.
Nenhum comentário para: Projeto Livro em Movimento é selecionado para o Programa de Aceleração da Inovação em Gestão da ENSP
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



