Busca do site
menu

Equipe de projeto do Cesteh visita Cozinhas Solidárias e hortas comunitárias no Recife para ações de combate à fome

ícone facebook
Publicado em:10/03/2026

Por Luiza Trindade e Denise De Sordi (Cesteh)


O projeto apoia o desenvolvimento de ações de combate à fome em quatro estados do país.


A equipe do projeto “Cozinhas Solidárias: Saúde pública e Segurança Alimentar e Nutricional, educação e território”, coordenado por Hermano Castro (Cesteh/ENSP) e Denise De Sordi (ENSP) e desenvolvido em parceria com as Cozinhas Solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), esteve em Recife (PE), entre os dias 23 e 25 de fevereiro, para estruturar ações de formação, promoção à saúde e combate à fome na cidade. As ações do projeto tiveram início em dezembro de 2025, com visitas a Cozinhas Solidárias do Rio Grande do Sul, um dos estados atendidos pelo projeto.



A agenda no Recife foi composta por visitas técnicas às hortas e Cozinhas Solidárias nas comunidades do Jiquiá, Ocupação 8 de Março e Cozinha Solidária Santa Luzia, que sofrem com questões diversas, desde enchentes, problemas habitacionais até cenários de deserto alimentar. O projeto recebe o apoio externo especializado do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, do curso de Arquitetura da UFPE e do Coletivo Kapiwara. O mandato coletivo da vereadora Jô Cavalcante acompanhou as atividades em apoio ao fortalecimento do diálogo com os territórios.


Dentre as ações previstas, estão a oferta de cursos de formação para crianças, jovens e para as cozinheiras, todas no âmbito do combate à fome e promoção da saúde, somadas ao apoio à ampliação de agroflorestas para o abastecimento de Cozinhas Solidárias e das comunidades em áreas de deserto alimentar.





Nenhum comentário para: Equipe de projeto do Cesteh visita Cozinhas Solidárias e hortas comunitárias no Recife para ações de combate à fome