ENSP/Fiocruz forma multiplicadores da Gestão Integrada
Nesta terça-feira, 12 de novembro, aconteceu o encerramento do Curso 'Gestão Integrada’, promovido pelo Serviço de Gestão da Qualidade da ENSP. Com conteúdo reformulado, alinhado aos objetivos estratégicos do Planejamento Institucional Participativo da Escola, a nova formação contribuiu ativamente para a melhoria, eficácia e efetividade da gestão pública, capacitando mais de dez profissionais como facilitadores na gestão integrada de processos, riscos e indicadores. A atividade marcou o encerramento desta edição do curso, e contou com a participação da professora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Estratégia da UFRRJ, Beatriz Villardi, além das apresentações dos trabalhos de conclusão dos alunos.
O curso teve duração de quatro meses, com atividades híbridas de agosto a novembro, e contou com a participação de 11 estudantes, que analisaram situações-problema utilizando metodologias ativas como estratégia pedagógica. O principal objetivo da nova formação, reformulada em parceria com o Programa de Inovação na Gestão da ENSP (Pólen) e a Coordenação de Desenvolvimento EducacionaI e EAD (CDEAD/VDE), foi estimular os estudantes a se tornarem facilitadores do que aprenderam: a metodologia de Gestão Integrada.
A mesa de abertura do evento contou com a participação do vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão da ENSP, Alex Molinaro; da vice-diretora de Ensino da Escola, Enirtes Caetano; da chefe do Serviço de Gestão do Trabalho da ENSP, Andrea Couto; e do coordenador do curso de Gestão Integrada, Carlos Reis, da CDEAD/ENSP.
Carlos Reis destacou em sua fala a principal mudança do curso nesta edição: a utilização de metodologias ativas, relembrando alguns momentos importantes, parafraseando Paulo Freire ao citar as etapas do curso pelas quais os alunos passaram ao longo da formação. O vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão, Alex Molinaro, representou o diretor da ENSP Marco Menezes, na mesa institucional. Ele mencionou a importante parceria entre as vice-direções de Ensino e Gestão para a realização do curso, destacando o empenho do SGQ, e apoio do Pólen e CDEAD, em ofertar uma formação diferente, conduzida com empatia, para capacitar profissionais da gestão comprometidos com os valores do SUS.
O vice-diretor também relembrou que a nova oferta do curso está alinhada aos objetivos da Escola e seus pilares de elaboração fazem parte do Planejamento Institucional Participativo da ENSP, fortemente comprometido com promoção da diversidade, inclusão e acessibilidade, e inovação na gestão. A vice-diretora de Ensino, Enirtes Caetano, reforçou a importância de atividades de educação permanente na Escola, citando a importância de ações comprometidas com a melhoria dos processos internos, como a realização do curso de Gestão Integrada. Ela destacou a missão da Escola em sempre buscar a melhoria na qualidade dos seus processos buscando a meta da excelência nos serviços. A chefe do Serviço de Gestão do Trabalho da ENSP, Andrea Couto, citou a importância da gestão integrada na área de recursos humanos, principalmente por ela ser uma área que perpassa a Escola, a Fiocruz e para além da instituição.
Construção de uma comunidades de práticas de Gestão Integrada na ENSP
A professora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Beatriz Villardi, foi a convidada para aula de encerramento do Curso de Gestão Integrada. Ela trouxe para o debate com os alunos o tema ‘Construindo comunidades de prática e capacidade de aprendizagem coletiva na ENSP/Fiocruz’. A mesa foi mediada pelo também coordenador do curso, Murilo Barbosa, chefe do Serviço de Gestão de Qualidade da ENSP, que celebrou o momento de conclusão relembrando o processo de ensino aprendizagem construído coletivamente entre os alunos e professores durante a formação.
Beatriz Villardi, uma das facilitadoras do curso, falou sobre o percurso de construção uma comunidade de práticas na ENSP, sendo os alunos do curso multiplicadores da Gestão Integrada e parceiros do Serviço de Gestão de Qualidade. "Para isso, o curso utilizou metodologias ativas, com abordagens pedagógicas que deram protagonismo ao aluno durante o processo de aprendizagem. Desse modo, ao longo do curso, eles vivenciaram e aprenderam juntos, o significado de interdependência e pensamento sistêmico orgânico e lógica processual relacional. Reforçando a prática de planejamento estratégico e de gestão por processos", explicou ela.
Ela abordou, também, os resultados de aprender conjuntamente, refletindo e questionando nossas próprias práticas e como as avaliamos. Segundo ela, ao aprender coletivamente, se constrói uma cultura de aprendizagem e aprendizagem gerencial, ou seja, dos responsáveis pelo desempenho coletivo. Por fim, Beatriz apontou que a construção de uma comunidade de práticas, decorre e promove aprendizagem coletiva socioprática, presencial e virtual. "Uma CdP é um grupo de pessoas engajadas que compartilham uma preocupação ou paixão por algo que fazem e, aprendem como fazê-lo melhor à medida que interagem regularmente. Vocês estão prontos para construir uma CdP de Gestão Integrada na ENSP", concluiu a professora.
+ Confira, abaixo, os temas dos trabalhos de conclusão de curso e seus respectivos autores
Processo de rastreabilidade de bens e equipamentos abandonados: buscando evitar a contaminação cruzada e garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores
Carla Ferreira Freire – Serviço de Biossegurança da ENSP
Processo de divulgação de eventos institucionais: buscando uma comunicação mais estratégica
Giordani Devitte Martins – Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP
Processo de atendimento Ambulatorial: buscando a reestruturação do acesso do paciente com demanda espontânea e realização de classificação de risco para um acesso qualificado
Iris Maria da Silva Lordello – Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP
Isabel Cristina Rodrigues Dias Da Motta – Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP
Processo de reestruturação do planejamento das aquisições de equipamentos laboratoriais e médico assistenciais
Claudia Giannini Ferreira – Vice-Direção de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública da ENSP
Processo de compras no Cesteh
Alessandra Cristina Jesus Devitte – Centro de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP
Processo de levantamento das causas de impacto da cadeia produtiva para diagnósticos de BioManguinhos
Alexandre Fonseca de Souza – Biomanguinhos
Joana Castro Trotta - Biomanguinhos
Alexandre Lemos Cotta - Biomanguinhos
Processo de Conclusão de curso de Especialização na modalidade EAD
Luciana Martins Raposo – Vice-Direção de Ensino da ENSP.
Processo de Gestão Estratégica Dos Processos Administrativos nas Secretarias de Programas em Rede: com foco no Programa de Bioetica, Ética Aplicada e Saúde Coletiva
Michelle Oliveira - Vice-Direção de Ensino da ENSP.
+ Leia mais notícias sobre o curso:
Confira a galeria de fotos do evento!
Nenhum comentário para: ENSP/Fiocruz forma multiplicadores da Gestão Integrada
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.