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Curso busca capacitar profissionais como multiplicadores da Gestão Integrada

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Publicado em:16/08/2024

O Serviço de Gestão da Qualidade promoveu nesta segunda-feira (12/8), a aula inaugural do Curso 'Gestão Integrada: Processos Riscos e Indicadores'. A formação busca contribuir ativamente para a melhoria, eficácia e efetividade da gestão pública, capacitando profissionais para atuar como facilitadores na gestão integrada de processos, riscos e indicadores. A aula de abertura do curso trouxe para o debate com os alunos, trabalhadores da ENSP e da Fiocruz, os fundamentos das Metodologias Ativas de Ensino com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problema e contou com a participação do professor Renato Matos Lopes, pesquisador do Laboratório de Comunicação Celular do Instituto Oswaldo Cruz. 

A abertura da atividade contou com a participação do diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Marco Menezes; do coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância, Mauricio De Seta; da coordenadora do Laboratório de Inovação na Gestão Pública (Pólen), Ana Carneiro; e do chefe do Serviço de Gestão da Qualidade e coordenador do curso de Gestão Integrada, Murilo Barbosa.  

O diretor da ENSP, Marco Menezes, destacando que o curso é voltado aos trabalhadores e trabalhadoras da ENSP, e ressaltando a conjuntura política institucional e o movimento pela recomposição das perdas salariais. “Estamos em um momento de disputa na sociedade sobre o que é o serviço público, e a Fiocruz tem uma trajetória de 124 anos, e para ser reconhecida como é pela sociedade, precisamos avançar na discussão com o governo, na disputa pelo orçamento público, para que o orçamento seja para o público, para a sociedade, para o desenvolvimento social do nosso país”.  

Mesa de abertura do novo curso de Gestão Integrada da ENSP reúne direção, CDEAD, Pólen e SGQ, para destacar a importância da gestão integrada nos processos de trabalho na gestão pública.

O diretor parabenizou o Serviço de Gestão da Qualidade da ENSP pela realização do curso que vai capacitar os profissionais da gestão pública, além de destacar a importante parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância e do Pólen, para a realização da formação.  Maurício de Seta, coordenador da CDEAD, falou brevemente sobre o contexto da Educação à Distância na ENSP durante a pandemia, destacando os desafios e aprendizados da modalidade. Ele também citou a importância da ENSP e da Fiocruz na formação de quadros para o SUS, considerando a educação como um compromisso social. 

A coordenadora do Laboratório de Inovação na Gestão Pública (Pólen), Ana Carneiro apresentou o Pólen. Segundo Ana, ele tem como propósito fomentar a inovação na gestão pública, desenvolvendo soluções para desafios públicos, instalando capacidades para inovar e disseminando novos valores, saberes e práticas.  

Para isso, busca aprimorar os serviços públicos por meio de abordagens centradas nas pessoas, de experimentação, da horizontalidade, da criatividade e das metodologias colaborativas. “Desta forma, o Pólen contribui para a transformação e democratização da inovação na gestão, nos governos e na sociedade”, explicou ela. 

O chefe do SGQ e coordenador do curso, Murilo Barbosa, falou sobre a dinâmica do curso de ‘Gestão Integrada: processos, riscos e indicadores’. “Ele vai integrar gestão de processos, riscos e indicadores, utilizando metodologias ativas como estratégia pedagógica. Para isso, pretendemos estimular os estudantes para atividades de facilitação, em sua equipe, sobre a Gestão Integrada. O objetivo é que os trabalhadores incorporem a Gestão Integrada em suas rotinas, fazendo com que se entendam como aprendizes, além de trabalhadores. Ao final do curso esses trabalhadores estarão aptos a se tornarem facilitadores do que aprenderam: a metodologia de Gestão Integrada”, explicou o coordenador da formação. 

Ele também destacou a Gestão Integrada em números. “O curso seguirá uma metodologia de aprendizado em sete passos, através de cinco módulos, com aulas de agosto a novembro de 2024, com acompanhamento e mediação do estudante. Ao todo serão 12 estudantes e 12 situações-problema analisadas”, detalhou Murilo.

Murilo Barbosa, coordenador do curso de Gestão Integrada, e chefe do Serviço de Gestão da Qualidade da ENSP, explica a metodologia do Curso e como ele será desenvolvido.

Aula inaugural apresenta metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problema 

A aula inaugural debateu com os alunos os fundamentos das Metodologias Ativas de Ensino com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problema. A exposição foi do pesquisador do Laboratório de Comunicação Celular do Instituto Oswaldo Cruz, Renato Matos Lopes, sob a mediação do coordenador do curso, Carlos Reis.  

O professor apresentou para os alunos os princípios da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP), que será utilizada pelos alunos do curso de Gestão Integrada. Segundo Renato, “a ABP é uma estratégia educacional de busca de soluções para situações-problema complexas e baseadas na realidade, por pequenos grupos que deverão assumir a posição de parte interessada na resolução do problema, supervisionados por um professor orientador”. Ao longo da apresentação o professor citou exemplos de aplicação da Aprendizagem Baseada em Problema na Educação Profissional e Tecnológica; na Formação de Professores; na Formação em Saúde; e na formação de Ecotoxicologistas. 

O mediador da mesa e coordenador do curso, Carlos Reis, destacou algumas novidades em relação ao curso de Gestão Integrada. A reformulação da formação faz parte de um dos objetivos estratégicos do Planejamento Institucional Participativo (PIP), aprovado em 2023. O desenvolvimento da nova versão contou com apoio financeiro do Laboratório de Inovação em Gestão Pública (Pólen/Fiocruz) por meio do Programa de Aceleração da Inovação da Gestão de 2023.

Carlos Reis, coordenador do curso, e Renato Matos, pesquisador do IOC/Fiocruz, durante a aula inaugural 'Fundamentos das Metodologias Ativas de Ensino com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problema'.

+ Saiba mais sobre o novo curso de Gestão Integrada da ENSP/Fiocruz na entrevista “O aluno agora é o foco do processo”.  

Confira a galeria de fotos ao final da página.

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