Busca do site
menu

Sistema de saúde no Sul Global: tendências e desafios atuais são debatidos em mesa do 5º PPGS

ícone facebook
Publicado em:11/11/2024
Por Barbara Souza

Tendências e desafios contemporâneos para o sistema de saúde no Sul Global foram o tema da mesa redonda coordenada pela vice-presidente de Educação, Informação e comunicação da Fiocruz no 5º Congresso Nacional de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (5º PPGS), da Abrasco. Também pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Cristiani Machado contou o que esteve em debate, destacando o foco nas desigualdades entre países e regiões do mundo: 

“As assimetrias estão no desenvolvimento econômico, científico, nas desigualdades sociais e também as suas repercussões para a saúde das populações e que desafios elas impõem para o fortalecimento dos sistemas públicos de saúde. Nós tivemos a experiência recente da pandemia de covid-19, que mostrou que existem vários problemas estruturais que devem ser superados para que os sistemas públicos de saúde sejam mais fortes para dar conta do conjunto de necessidades da saúde das populações e não apenas no momento de crises sanitárias. É preciso que estejam preparados também para o enfrentamento dessas crises”.


A mesa contou ainda com a professora Denise Namburet, de Mozambique, Oliva Lopez Arellano, da Universidade Autónoma Metropolitana de Xochimilco, no México, e de Júlio Pedroza, da OPAS. “Foi fundamental este encontro. Enquanto somos muito diferentes, todos os países da América Latina compartilhamos problemáticas semelhantes relacionadas à desigualdade, à preocupação em reduzir as iniquidades, à justiça sanitária, e também ligadas a configuração dos sistemas unificados de saúde nos quais o direito à saúde seja garantido pelo Estado”, disse Oliva Arellano em entrevista ao Informe ENSP. Secretária de saúde da Cidade do México por seis anos, tendo deixado o cargo recentemente, Oliva destacou ainda sua admiração pela experiência do Brasil com a construção do SUS. “Há um conjunto de possibilidades de intercâmbio. Para nós, do México, é fundamental conhecer mais do Sistema Único de Saúde brasileiro, pois isso pode alimentar os processos de transformação que estamos vivendo no nosso país”, destacou. 


Também considerando as diferenças que existem entre os países latino-americanos, os países da África, mesmo no interior dessas regiões, e a diversidade dos sistemas de saúde, Cristiani Machado salientou que diversos problemas estruturais são comuns. “O insuficiente financiamento público, a fragmentação organizacional, a segmentação de clientelas, a má distribuição de profissionais de saúde, as condições inadequadas de trabalho e a presença, às vezes, do setor privado forte, subsidiado pelo Estado”, listou a pesquisadora. Os participantes da mesa abordaram esse conjunto de questões e discutiram estratégias para enfrentá-las. 

Seções Relacionadas:
Abrasco 2024

Nenhum comentário para: Sistema de saúde no Sul Global: tendências e desafios atuais são debatidos em mesa do 5º PPGS