Busca do site
menu

Proqualis celebra aniversário relembrando trajetória e debatendo novos desafios

ícone facebook
Publicado em:18/07/2024

O Proqualis/ENSP celebrou seus 15 anos nesta quarta-feira, 17 de julho, com um evento comemorativo que apresentou a trajetória do Programa vinculado à ENSP desde 2023. O evento reuniu especialistas e convidados que debateram sobre importantes temas relacionados à qualidade do cuidado e segurança do paciente. A celebração foi marcada com uma homenagem aqueles que contribuíram com a trajetória do Proqualis e a exibição do vídeo do institucional do Programa.

A cerimônia de abertura contou com a participação de dirigentes da Fiocruz, do Proqualis, do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, do Conselho Nacional de Saúde, e da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.  

O coordenador do Proqualis, Victor Grabois, abriu o evento classificando o dia de comemorações como “excepcional”. Ele afirmou que a transferência do programa para a ENSP é “um dos marcos” desse aniversário e agradeceu o acolhimento recebido na Escola. Antes de se associar ao Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS/ENSP), o Proqualis estava no Icict/Fiocruz, unidade também saudada por Grabois. Por fim, o coordenador expressou seus anseios em relação aos próximos anos. “Minha grande preocupação é com a preparação do futuro do Proqualis. Trazer mais jovens e outros colegas que tenham interesses por outras dimensões da qualidade. Hoje é um dia também para pensar no futuro”.  


Ao saudar o Proqualis por sua trajetória de contribuição para as políticas públicas, para o SUS e para a academia, o diretor da ENSP destacou a importância de o programa institucional estar ligado à Escola no momento em que ela completa 70 anos, especialmente diante dos desafios de “construção e reconstrução do SUS”. Marco Menezes citou a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde pública como um aspecto relacionado à promoção da qualidade e segurança do paciente. Além disso, destacou o impacto interno das ações do Proqualis para as áreas assistenciais da ENSP. “No Cesteh, no Centro de Saúde Escola, no Hélio Fraga… somos SUS e temos que dar o exemplo de como avançar”, afirmou. Por fim, o diretor ressaltou a necessidade de olhar de forma integrada para as políticas públicas, sublinhando as políticas de inclusão, da equidade e da diversidade e a importância da participação social em todos os processos.  

A pesquisadora Claudia Travassos, fundadora do Proqualis, aproveitou a oportunidade para fazer um apelo “por um esforço pela melhoria da qualidade e segurança, mas também por mais transparência para a população sobre como funcionam os serviços de saúde”. Ela também destacou a transferência do programa para a ENSP, afirmando que o movimento aproxima o Proqualis de novas temáticas.  


Já a vice-presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), Paola Andreoli ressaltou o orgulho de, como profissional de saúde, “ter no Proqualis uma porta aberta para atingir o Brasil, aprender muito e contribuir, fazendo a diferença naquilo que é o nosso propósito: cuidar de pessoas não importa onde estejam”. 

O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Hermano Castro, que representou o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, na cerimônia de abertura do evento, destacou sua alegria em participar da celebração dos 15 anos do Proqualis e por estar junto por todo este tempo. “Avançamos nas práticas dentro do SUS ao longo destes anos, com ações no campo da formação e da disponibilização de ferramentas e protocolos que ajudam a enfrentar a atenção à saúde das populações mais vulnerabilizadas. O Proqualis nos ajuda há muitos anos a ser referência nacional e isso mostra o quanto o projeto está no caminho certo e o quanto é importante continuar neste caminho da inovação para enfrentar os desafios atuais e futuros”, destacou ele. 

A Conselheira Nacional de Saúde, Regina Celia de Oliveira Bueno, que representou o segmento de usuários e a Articulação Nacional de Luta contra a Aids (Anaids), parabenizou o Programa por qualificar profissionais de saúde para aqueles que estão na ponta do serviço, reforçando a importância da participação comunitária através dos Conselhos. Também presente ao evento, a secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Claudia Melo, tutora de três versões do Curso de Segurança do Paciente, ressaltou a importância do trabalho e engajamento com Proqualis para a secretaria de saúde do Estado e qualificou como uma oportunidade engrandecedora para os profissionais.  

Por fim, o secretário-adjunto da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (Saes/MS), Nilton Pereira Junior, celebrou os 15 anos do Proqualis destacando sua enorme contribuição para a formulação de políticas públicas para o Sistema Único de Saúde, com destaque para a elaboração do Programa Nacional de Segurança do Paciente. “Este é um momento de celebração e reflexão sobre o que fizemos nestes dez anos do Programa Nacional e sobre os desafios que temos, e, sem dúvida, contamos com o Proqualis enfrentar esses desafios”. O Secretário de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, parabenizou o Proqualis por sua trajetória de contribuição para o SUS, tornando-o um sistema mais eficiente.  

Celebração dos 15 anos do Proqualis/ENSP.

25 anos da publicação ‘Errar é humano’, um marco na segurança do paciente

O livro ‘Errar é humano’ norteou as discussões da primeira mesa do evento que contou com a participação do coordenador geral do Proqualis e presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, Victor Grabois; da gerente de qualidade, segurança do paciente e desfechos clínicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e vice-presidente da Sobrasp, Paola Andreoli; e da assessora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Tatiane Batista. A moderação da mesa “25 anos da publicação do livro ‘Errar é humano’: gaps e desafios para o Brasil”, foi da coordenadora de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e pesquisadora do Proqualis, Maria de Lourdes Moura.  

A vice-presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, Paola Andreoli, fez um recorte e uma reflexão da publicação ‘Errar é humano’, apontando um conjunto de desafios na perspectiva de onde é preciso avançar no campo da segurança do paciente. A assessora da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Tatiane Batista, ressaltou que a publicação é um marco na segurança do paciente, sendo um impulso para implementar mudanças no sistema de saúde. O Programa Nacional de Segurança do Paciente também foi citado pela assessora, o PNSP, que tem por objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, é um meio para alcançar a missão do Ministério da Saúde. 

O coordenador do Proqualis, Victor Grabois, iniciou sua apresentação trazendo o nome de grandes inspirações para o Programa Nacional de Segurança do Paciente, como o pesquisador da ENSP e fundador do Proqualis, Walter Mendes (in memoriam). Victor apontou as grandes questões que balizaram o debate em torno da segurança do paciente após o marco da publicação ‘Errar é humano’ e apresentou um breve histórico do movimento para a segurança do paciente.  

Encerrando a mesa, o coordenador trouxe dados da Organização Mundial da Saúde, sobre segurança do paciente, apontando que a estimativa é que a cada ano, 134 milhões de eventos adversos ocorrem em hospitais de países de baixa e média renda devido a cuidados inseguros, resultando em 2,6 milhões de mortes. Por fim, Victor Grabois apresentou desafios e aprendizados para os próximos dez anos do PNSP.  

+ Confira o evento na íntegra no canal do Proqualis no Youtube!




Nenhum comentário para: Proqualis celebra aniversário relembrando trajetória e debatendo novos desafios