OMS divulga listas modelo de medicamentos essenciais, elaboradas com participação de pesquisadora da ENSP
Por Barbara Souza
A Lista Modelo de Medicamentos Essenciais e a Lista Modelo de Medicamentos Pediátricos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS) foram publicadas. Essas listas são atualizadas a cada dois anos pelo Comitê de Especialistas em Seleção e Uso de Medicamentos Essenciais, do qual a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Claudia G. S. Osorio de Castro participou este ano.
As listas atualizadas incluem novos medicamentos importantes para o tratamento de esclerose múltipla, câncer, doenças infecciosas e doenças cardiovasculares, entre outros. As listas modelo atualizadas visam facilitar um maior acesso a medicamentos inovadores que apresentam benefícios clínicos claros. Esses tratamentos podem ter um impacto global muito grande na saúde pública sem comprometer os orçamentos de saúde de países de baixa e média renda. Para a atualização de 2023, 85 pedidos, abrangendo mais de cem medicamentos e formulações, foram considerados pelo Comitê de Especialistas. As alterações recomendadas elevam o número total de medicamentos da Lista de Medicamentos Essenciais para 502. Já a versão pediátrica da lista passou a ter 361 itens.
Titular do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP), Claudia G. S. Osorio de Castro foi convidada pela OMS como consultora temporária (temporary adviser) para compor o grupo responsável por revisar e atualizar as listas. A reunião do comitê ocorreu na sede da OMS em Genebra, na Suíça, entre os dias 24 e 28 de abril. Ao voltar ao Brasil, a farmacêutica afirmou que a discussão foi profícua e que retorna com “sensação de dever cumprido”. A pesquisadora da ENSP havia recebido aplicações de nove itens e apresentou suas avaliações aos demais especialistas. “As revisões foram muito bem aceitas. Fiquei satisfeita, orgulhosa e feliz por ter contribúido”, celebrou.
“Por mais de 40 anos, países de todo o mundo confiaram na Lista de Medicamentos Essenciais da OMS como um guia definitivo e baseado em evidências dos medicamentos mais importantes para proporcionar o maior impacto à saúde”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “O aumento dos preços e as interrupções na cadeia de suprimentos significam que todos os países agora enfrentam problemas crescentes para garantir acesso consistente e equitativo a muitos medicamentos essenciais com garantia de qualidade. A OMS está empenhada em apoiar todos os países a superar esses obstáculos para aumentar o acesso com equidade.”
A primeira Lista de Medicamentos Essenciais foi publicada em 1977, e a primeira Lista de Medicamentos Essenciais para Crianças foi publicada em 2007. As versões atuais, atualizadas em julho de 2023, são a 23ª Lista de Medicamentos Essenciais (EML) e a 9ª Lista de Medicamentos Essenciais para Crianças (EMLc).
Nenhum comentário para: OMS divulga listas modelo de medicamentos essenciais, elaboradas com participação de pesquisadora da ENSP
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.