Busca do site
menu

Pesquisadora da ENSP dedica participação na lista de medicamentos essenciais da OMS à Lenita Wannmacher

ícone facebook
Publicado em:05/05/2023
Por Barbara Souza

A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Claudia G. S. Osorio de Castro participou, entre os dias 24 a 28 de abril, do 24º Comitê de Especialistas responsável por revisar e atualizar a Lista Modelo de Medicamentos Essenciais e a Lista Modelo de Medicamentos Pediátricos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS). A reunião foi realizada na sede da OMS em Genebra, na Suíça. De volta ao Brasil, a farmacêutica e pesquisadora titular do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP) afirmou que a discussão foi profícua e que retorna com “sensação de dever cumprido”. Segundo Claudia Osorio, a expectativa é que a publicação das novas listas de medicamentos essenciais seja publicada pela OMS em cerca de dois meses. 


Mais de 85 propostas de adição, modificação ou exclusão de medicamentos da lista foram revistas em cinco dias de trabalho intenso. Antes mesmo do encontro presencial, os 19 especialistas de diferentes nacionalidades convidados pela OMS já estavam trabalhando nessas análises. A pesquisadora da ENSP havia recebido aplicações de nove itens e apresentou suas avaliações aos demais especialistas. “As revisões foram muito bem aceitas. Fiquei satisfeita, orgulhosa e feliz por ter contribúido”, celebrou. 

Durante os dias em Genebra, assim como Claudia Osorio, cada um dos membros do comitê apresentou as revisões que fizeram previamente e, em grupo, os participantes redigiram as recomendações finais que culminarão nas Listas Modelo. “Rever os textos das submissões foi um trabalho conjunto. Não era apenas um especialista que revisava cada medicamento, mas sim várias pessoas. Então, reunir toda a expertise e dar a recomendação final é uma grande construção coletiva e participar disso foi muito enriquecedor”, disse a pesquisadora. Ela afirmou ainda que a organização do comitê, liderado pela OMS, cogita aumentar a frequência desses encontros de avaliação e atualização da lista de medicamentos essenciais. Além disso, também está sendo avaliada a criação de subcomissões especializadas dentro do tema.

Nesta sexta-feira, 5 de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, Claudia Osorio dedicou a participação na importante atividade da OMS à professora, médica e pesquisadora Lenita Wannmacher. Uma das principais referências nas questões relacionadas à saúde humana e ao uso racional de medicamentos, ela foi a primeira brasileira a participar do comitê a convite da OMS. Lenita dá nome a um prêmio cuja VI edição deve ser lançada em breve. O Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmacher” é entregue anualmente pelo Ministério da Saúde para estimular a produção técnica, científica, artística, cultural e de contribuição social voltada à Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) com aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP dedica participação na lista de medicamentos essenciais da OMS à Lenita Wannmacher