Busca do site
menu

Pesquisadores divulgam resultado de pesquisa sobre contaminação por mercúrio ao povo Munduruku

ícone facebook
Publicado em:05/11/2020
A equipe do projeto “Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia Oriental: Uma abordagem integrada saúde-ambiente Aspectos Metodológicos e Resultados Preliminares”, coordenada pelos pesquisadores Paulo Basta e Sandra Hacon, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), promoveu, no dia 30 de outubro de 2020, a devolutiva da pesquisa para o povo Munduruku. O estudo detectou níveis de mercúrio nas amostras de cabelo daquela população e recomenda a interrupção imediata das atividades garimpeiras nas terras indígenas afetadas.

Em virtude da pandemia de covid-19, a devolutiva foi realizada em Santarém, na sede do Ministério Público do Pará, e teve presença de lideranças indígenas, pesquisadores, procuradores do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, da coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós e colaboradores da pesquisa.

“A devolutiva da pesquisa não foi realizada de forma presencial no território indígena para preservarmos a população de possíveis problemas de contaminação por covid-19. O Povo Munduruku nos procurou e solicitou o desenvolvimento da pesquisa na área e, agora, estamos devolvendo os resultados para o povo, assim como aconteceu com os Yanomami”, explica Paulo.


Os resultados completos da pesquisa, bem como as considerações da equipe e as recomendações do estudo serão divulgados em breve.

Seções Relacionadas:
Pesquisa

Nenhum comentário para: Pesquisadores divulgam resultado de pesquisa sobre contaminação por mercúrio ao povo Munduruku