Busca do site
menu

Elsa-Brasil é tema de publicação especial

ícone facebook
Publicado em:16/10/2013
Elsa-Brasil é tema de publicação especialA Revista de Saúde Pública acaba de lançar edição especial sobre o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil), uma pesquisa nacional realizada em seis instituições públicas federais. Publicação bimestral da Faculdade de Saúde Pública/USP, a revista deu destaque ao Elsa-Brasil com o objetivo de compartilhar, entre pesquisadores nacionais da área, a experiência. Para tanto, expõe as estratégias aplicadas nas principais etapas de organização do projeto e, por consequência, oferece subsídios para grupos de investigadores potencialmente interessados em desenvolver estudos de coorte. O periódico, já disponível on-line para acesso, apresenta 15 artigos. A pesquisadora da ENSP Dóra Chor é a responsável pelo Centro de Investigação do Rio de Janeiro.
 
Os artigos abordam aspectos éticos, recrutamento de participantes, produção de questionários, passando pela organização e realização de exames e entrevistas, organização do laboratório e implementação do biobanco, até a identificação e investigação de desfechos e eventos relevantes à pesquisa como, por exemplo, o surgimento de casos de hipertensão ou diabetes após o ingresso no Elsa-Brasil.
 
Nesta publicação são descritos e analisados ainda a organização do Comitê de publicações da pesquisa, a implantação do Centro de Leitura de Eletrocardiografia e o trabalho envolvendo a importação de equipamentos e o controle de qualidade no Elsa-Brasil. Relacionados a este último aspecto, há três artigos que discutem a reprodutividade da mensuração da pressão arterial, a adaptação transcultural e confiabilidade de teste-reteste de medidas de características autorreferidas de vizinhança e confiabilidade teste-reteste da escala usada para avaliação de capital social.
 
O Elsa-Brasil
 
O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil) é um estudo de coorte multicêntrico que conta com a participação de mais de 15 mil servidores de instituições brasileiras de ensino superior e pesquisa. Por meio do acompanhamento do estado de saúde dos participantes – exames, entrevistas e contatos telefônicos anuais –, a pesquisa investiga a incidência e o desenvolvimento de doenças crônicas, especialmente cardiovasculares e diabetes, na população brasileira.
 
Ele é conduzido em seis instituições públicas federais e seus voluntários tem entre 35 e 74 anos. O projeto está previsto para ter a duração de pelo menos 10 anos. Na Fiocruz, 2 mil servidores fazem parte do estudo. Em maio de 2013, o Elsa-Brasil lançou oficialmente sua fan page, no Facebook. A página tem o objetivo de divulgar informações e novidades sobre a pesquisa, além de criar um canal de comunicação com seus participantes, comunidade acadêmica, parceiros e apoiadores.
 
Resultados serão divulgados em Centro de Estudos da ENSP
 
O Centro de Estudos da ENSP, marcado para o dia 23 de outubro, também terá foco especial no Projeto Elsa-Brasil. Durante o encontro serão divulgados os primeiros resultados do estudo. O evento está marcado para as 14h, no salão internacional da ENSP e será transmitidos on-line pelo endereço http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/. As palestrantes serão Rosane Harter Griep, do Instituto Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Letícia de Oliveira Cardoso e Enirtes Caetano Prates Melo, da ENSP, que apresentarão os resultados, sob a coordenação de Dora Chor.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa

Nenhum comentário para: Elsa-Brasil é tema de publicação especial