Busca do site
menu

Elsa-Brasil inicia a segunda onda

ícone facebook
Publicado em:03/10/2012

Está começando mais uma etapa de entrevistas e exames no Centro de Pesquisa do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa), que espera contar novamente com a colaboração dos participantes. O Elsa compreende a dificuldade de doação de uma manhã e agradece a contribuição de todos, que possibilitam a existência do Estudo.

 

A nova etapa repetirá alguns dos exames e entrevistas da primeira visita, para atualizar informações e acompanhar alguns aspectos da saúde cardiovascular e relacionada ao diabetes, como exames laboratoriais, medida da pressão arterial e eletrocardiograma, entre outros. Além disso, novos exames e entrevistas serão realizados para ampliar o conhecimento dos fatores que influenciam mudanças no estado de saúde ao longo do tempo: bioimpedância (que avalia a porcentagem de gordura corporal e a massa livre de gordura), medida da força muscular das mãos (cuja diminuição acentuada pode sugerir problemas relacionados ao envelhecimento), perguntas sobre a qualidade do sono, tempo gasto em frente a telas de equipamentos e sobre as redes sociais.

 

Considerando os 1.784 participantes na Fiocruz, com exame de cerca de oito participantes por dia, a segunda onda deve se prolongar até o início de 2014. O Elsa pretende seguir a ordem da primeira visita, ou seja, quem veio em 2008 será chamado primeiro. A equipe do Estudo ligará para os participantes para agendar a entrega do frasco de urina, no local de trabalho ou em outro local, e também para combinar a visita do participante ao Centro de Pesquisa Elsa no dia que mais conveniente ao participante.

 

Leia mais sobre a nova onda no site do Elsa-Brasil.



Nenhum comentário para: Elsa-Brasil inicia a segunda onda