Busca do site
menu

Ceensp retorna em agosto com dois encontros

ícone facebook
Publicado em:30/07/2012

Após nove atividades no primeiro semestre de 2012, o Centro de Estudos da ENSP retorna no mês de agosto com dois encontros agendados, nos dias 22 e 29, com os temas Saúde do trabalhador: novas referências e A governança das pesquisas com células-tronco no Brasil e comparações globais, respectivamente. Até o mês de junho, o Ceensp – principal espaço de debate na escola, envolvendo a academia, o ensino e a produção científica –, abordou temas como os avanços nas mudanças climáticas globais, a política nacional de combate ao crack e a ética do acesso a diagnóstico, prevenção, cuidado e pesquisa na tuberculose e Aids. Os encontros de agosto estão marcados para as 14 horas, no salão internacional da ENSP, são abertos a todos os interessados e serão transmitidos pela internet através do endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos.

 

Ceensp: Saúde do trabalhador: novas referências

 

Marcado para 22 de agosto, este Centro de Estudos tem como expositores convidados o coordenador geral de Monitoramento e Benefício por Incapacidade (GMBI/DPSO/SPS/MPS), Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira, e o pesquisador da ENSP/Fiocruz Paulo Sabroza. A atividade será coordenada pela pesquisadora da Escola Jussara Brito.

Ceensp retorna em agosto com dois encontros

 

Ceensp: A governança das pesquisas com células-tronco no Brasil e comparações globais

 

Marcado para 29 de agosto, esse Centro de Estudos tem como expositora a professora do Instituto de Economia da UFRJ e do Prigepp/Flacso de Buenos Aires (Argentina) Liliana Acero e coordenação do pesquisador da ENSP/Fiocruz Fermin Roland Schramm.

Ceensp retorna em agosto com dois encontros

 

Centro de Estudos da ENSP

 

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

 

Em 2012, já foram nove Centros de Estudos realizados na Escola. O primeiro debateu a importância dos avanços científicos recentes na questão das mudanças climáticas globais, com exposição do professor da USP Paulo Eduardo Artaxo; a segunda atividade abordou a saúde do bebê desde a sua concepção até 1 ano de vida, tendo como palestrante convidado o médico e pesquisador Michel Odent; a terceira sessão recebeu a economista do Institut d’Études Politiques da Universidade de Grenoble (França), Célia Himelfarb, para falar do tema Crise, regionalização e globalização. O quarto encontro foi sobre o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e o coordenador geral de Monitoramento e Avaliação do MS, Afonso Teixeira dos Reis. O quinto Ceensp teve como tema Tendências da política de combate ao crack: para onde vamos? e como expositores convidados a secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado, o pesquisador da ONG Psicotropicus Luiz Paulo Guanabara e o jornalista e autor do livro O fim da guerra, Denis Russo Burgierman. A sexta atividade tratou da ampliação do conceito de Riscofobia, agora envolvendo os Determinantes Sociais da Saúde, e as exposições foram do diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão, e do pesquisador do Demqs/ENSP Luiz David Castiel. Avaliação na perspectiva da promoção da saúde e da equidade foi o tema da sétima edição do Ceensp em 2012, explorado pela pesquisadora da Universidad del Valle, Colômbia, e assessora da OMS em Promoção da Saúde, Ligia de Salazar. A professora de Filosofia e Direito da Universidade de Miami Susan Haack foi a convidada da oitava edição do Centro de Estudos, falando sobre o contexto epistemológico de correlação e causalidade definido pelo epidemiologista inglês Bradford Hill. Com o tema Ética do acesso ao diagnóstico, prevenção, cuidado e pesquisa na tuberculose e Aids, o nono encontro teve como expositores o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS, Dirceu Greco, e o coordenador do Programa Nacional de Controle de Tuberculose do MS, Draurio Barreira.


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Ceensp retorna em agosto com dois encontros