Busca do site
menu

Estudo avaliará ações educativas sobre tuberculose

ícone facebook
Publicado em:17/04/2012

Irlan Peçanha

 

Com o objetivo de disseminar as ações educativas sobre tuberculose em áreas prioritárias do Rio de Janeiro, incluindo os bairros de Jacarepaguá, Cidade de Deus, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, onde ainda persiste uma alta incidência da doença, a educadora em saúde do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) Lúcia de Fátima Cadilhe de Oliveira Costa abordou as práticas educacionais realizadas desde 2010 na Cidade de Deus em palestra realizada nesse departamento da ENSP, em Jacarepaguá. Na ocasião, Lúcia também falou sobre o estudo que avaliará o impacto dessas ações. A tuberculose (TB) é um problema de saúde prioritário no Brasil, que, juntamente com outros 21 países em desenvolvimento, soma 80% dos casos mundiais da doença.

 

Reconhece-se que as ações de educação, informação e comunicação, na perspectiva da promoção da saúde, são primordiais para a prevenção e o reconhecimento da tuberculose, com vistas à detecção precoce e ao tratamento oportuno dos casos, bem como para contribuir com a diminuição da transmissão da doença nas comunidades.

 

Para Lúcia Cadilhe, um dos instrumentos para fomentar essas práticas é a divulgação de noções acerca da tuberculose nas escolas. A disseminação de informações a respeito dos sintomas e do tratamento recomendado entre estudantes, professores, outros profissionais da escola e pais de alunos faz com que a população fique mais esclarecida e 'empoderada/emancipada'; daí, pressupomos, teremos mais aliados na luta contra a doença.

 

O município do Rio de Janeiro tem os maiores coeficientes de incidência de tuberculose, bem como de mortalidade pela doença, no país. Dentro do município, o Centro de Referência Prof. Hélio Fraga está priorizando a Cidade de Deus para a realização de ações educativas em parceria com as escolas e a associação de moradores. A alta incidência de TB verificada nessa comunidade e a pouca procura dos doentes pela unidade de saúde de referência da área, o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land (CMSHL), é motivo de grande preocupação.

 

Estudo avaliará ações educativas sobre tuberculose

 

Segundo Lúcia, são realizadas reuniões com as escolas e serviços de saúde para o fortalecimento do Programa Saúde Escola (PSE) e para a discussão de vários temas relacionados à doença e à promoção da saúde – e o tema 'tuberculose' é um dos mais solicitados para algum tipo de intervenção. "Propomos realizar ações educativas de tuberculose com abordagem popular e participativa junto com as escolas e lideranças comunitárias, com as quais discutimos possíveis soluções conjuntas sobre a TB na CDD", comentou a educadora.

 

Para Cadilhe, pesquisar e analisar o conhecimento da população sobre tuberculose e o conhecimento técnico-científico, com a participação da comunidade escolar e moradores da Cidade de Deus, valorizando o seu saber e elaborando, em conjunto, práticas educativas de acordo com a realidade da população, são práticas cujo resultado fica o mais perto possível dos anseios da população e da promoção da saúde de todos.

 

De acordo com a palestrante, o objetivo será analisar os dados epidemiológicos da TB, em parceria com os profissionais de saúde, para verificar se houve aumento ou não da demanda de pacientes ou de suspeitos de tuberculose, após a realização das ações educativas. O estudo pretende relacionar o que a comunidade escolar sabe sobre a TB; socializar os conhecimentos sobre a doença; combater o estigma e o preconceito e desfazer mitos; fomentar o incentivo à procura pelos serviços de saúde; analisar os dados epidemiológicos da TB na Cidade de Deus antes e após as intervenções; e verificar se a ação educativa sobre tuberculose contribuiu para o aumento da demanda no posto de saúde da Cidade de Deus no período 2011-2012.

 

E, por fim, a educadora mostrou que a análise dos indicadores epidemiológicos de TB do Centro Municipal de Saúde HL será feita posteriormente, após todas as capacitações terem sido executadas. Serão comparados os dados pré e pós-ações educativas. Para controle, serão utilizados os dados de outubro de 2010 a outubro de 2011 (pré-ações educativas). Serão considerados para análise os indicadores relativos à busca de SR, casos novos de TB pulmonar e o desfecho clínico desses casos.


Seções Relacionadas:
Assistência Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Estudo avaliará ações educativas sobre tuberculose