Busca do site
menu

ENSP realiza atividades na Semana de Combate à Tuberculose

ícone facebook
Publicado em:22/03/2012

ENSP realiza atividades na Semana de Combate à TuberculoseEm alusão à Semana de Mobilização Nacional de Combate à Tuberculose (de 19 a 24 de março), o Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz) realiza, entre 21 e 23/3, uma série de atividades no pátio externo da ENSP, no campus de Manguinhos, no Rio. Segundo a coordenadora do evento, Lidismar Tereza da Silva, o objetivo é conscientizar a população e profissionais de saúde acerca dos riscos da tuberculose e das formas de prevenção e tratamento da doença. A atividade, aberta ao público, começa às 10 horas e segue até as 16 horas.

A mostra é formada por tendas que divulgam as principais pesquisas no campo da tuberculose em andamento no Centro de Referência Prof. Hélio Fraga – departamento da ENSP, sediado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro –, assistência e vigilância epidemiológica e treinamento no manejo dos pacientes com a doença. Além da exposição de banners, o evento conta com ações lúdicas para a população.

 

ENSP realiza atividades na Semana de Combate à Tuberculose

 

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi lançado em 1982, pela OMS, em homenagem aos cem anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882.  A doença infectocontagiosa ataca principalmente os pulmões, mas pode afetar outras partes do corpo. Em 2010, 71 mil casos de tuberculose foram notificados no país, com cerca de 4,6 mil mortes, sendo a TB a quarta causa de mortes por doenças infecciosas e a primeira causa de mortes dos pacientes com Aids.



ENSP realiza atividades na Semana de Combate à Tuberculose

1 comentários
SANDRA MARTINS DA SILVA
25/03/2012 13:06
De extrema importância a divulgação de informações sobre a Tuberculose, originalmente ligada às condições sócio-econômicas, mas de disseminação democrática. Torço que em outros momentos, fora da Semana de Combate à Tuberculose, este tema seja inserido na agenda da sociedade brasileira, do casebre às redações dos veículos comunicacionais.