Busca do site
menu

Agenda e Eventos

‘Reiki: Ciência e SUS’

Instituição: ENSP
Local: Transmissão pelo canal da ENSP no Youtube.
Período: 31/08/2022 a 31/08/2022
Link: https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/53349
Informações:
O seminário ‘Reiki: Ciência e SUS’ contará com a participação de Johnny De' Carli, Ricardo Monezi, Gustavo Machado e Deise Luci. Os debates começam a partir das 8h30, com transmissão no canal da ENSP. Durante a pandemia, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) se mostraram aliadas ao tratamento de pacientes com Covid-19. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, em maio de 2020, uma recomendação para que gestores públicos as incluíssem e divulgassem na assistência ao combate ao coronavírus.

Após a inserção da técnica como prática no Sistema Único de Saúde (SUS), muitas instituições de ensino e pesquisa implantaram o Reiki em seus Núcleos de PICS. O atendimento direcionado para o usuário proporciona o cuidado complementar, em paralelo ao acompanhamento já realizado pelos Centros de Saúde. Desta forma, o avanço da saúde é observado em visão sistêmica, considerando o quadro clínico com os aspectos psicoemocionais, observados a partir dos atendimentos com as terapias complementares. 

O Reiki é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2007 como auxiliar no tratamento da dor. Em 2017, foi introduzido na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde, sendo oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS).