Busca do site
menu

Seminário celebra Centenário do Reiki: saiba mais sobre a terapia complementar

ícone facebook
Publicado em:30/08/2022

No dia 31 de agosto, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará um seminário em homenagem ao Centenário do Reiki como método natural de cura e parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS desde 2017. Neste mesmo ano, o Reiki foi introduzido na Política Nacional do Ministério da Saúde e passou a ser oferecido no Sistema Único de Saúde. O evento, organizado pelo Espaço de Práticas Integrativas e Complementares da ENSP, será transmitido, ao vivo, pelo canal da ENSP no Youtube, e contará com a coordenação da pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias, Zélia Andrade.

Zélia coordenou, junto com o psiquiatra do Centro de Saúde Escola, Mario Roberto Romano, um relato de experiência que destacou a eficácia do Reiki como estratégia de intervenção na saúde mental de usuárias do Sistema Único de Saúde na pandemia de Covid-19. Esse relato foi apresentado no II CONAPICS, em 2021, e este ano será apresentado no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2022), que acontecerá em Salvador, de 19 a 24 de novembro. 

O seminário ‘Reiki: Ciência e SUS’ contará com a participação de Johnny De' Carli, Ricardo Monezi, Gustavo Machado e Deise Luci. Os debates começam a partir das 8h30, com transmissão no canal da ENSP. Durante a pandemia, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) se mostraram aliadas ao tratamento de pacientes com Covid-19. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, em maio de 2020, uma recomendação para que gestores públicos as incluíssem e divulgassem na assistência ao combate ao coronavírus.

Após a inserção da técnica como prática no Sistema Único de Saúde (SUS), muitas instituições de ensino e pesquisa implantaram o Reiki em seus Núcleos de PICS. O atendimento direcionado para o usuário proporciona o cuidado complementar, em paralelo ao acompanhamento já realizado pelos Centros de Saúde. Desta forma, o avanço da saúde é observado em visão sistêmica, considerando o quadro clínico com os aspectos psicoemocionais, observados a partir dos atendimentos com as terapias complementares. 

O Reiki é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2007 como auxiliar no tratamento da dor. Em 2017, foi introduzido na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde, sendo oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Pensando no desenvolvimento de estratégias para a implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na ENSP, a direção criou o GT PICS. O Grupo de Trabalho é formado por profissionais nomeados pela portaria n° 47 de 2020 e envolve trabalhadores do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), do Serviço de Biossegurança (SEBIO), do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), do Serviço de Gestão da Sustentabilidade (SGS) e da Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (VDPI).

O Reiki na ENSP

Na Escola, o Reiki é ofertado no Espaço PICS e voltado aos trabalhadores, alunos, estagiários e usuários do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias. Os atendimentos individuais de Reiki podem ser realizados no formato on-line ou presencial, conforme agendamento direto com as terapeutas Flávia Guimarães (999210107), Maria Angélica (995076874), e Zélia Andrade (998299177).

Reiki e Pandemia de Covid-19

A pandemia de Covid-19 causou muitos impactos na população, tanto pelo isolamento social quanto pela perda de pessoas
próximas. Segundo as terapeutas que atuam no Espaço PICS ENSP, o Reiki foi apontado como suporte na redução de sintomas como tristeza, medo, pânico, ansiedade e raiva durante a pandemia. 

O Centenário do Reiki

Este ano é celebrado o Centenário do Reiki. A história do Reiki começou em 1922, após a experiência de Satori (Iluminação) que Mikao Usui, o fundador do Sistema Usui de Cura Natural, obteve após seu retiro de vinte e um dias de meditação. Usui criou no mesmo ano a Escola que existe até hoje, chamada de Usui Reiki Ryoho Gakkai, em Tóquio. 

Rei significa a energia universal disponível para todos os seres vivos. Ki significa energia vital que circula em todos os seres vivos. 

Desta forma, Reiki é a associação das energias vital e universal, que acessa o sistema do indivíduo com sutileza e poder, em busca do equilíbrio. A abrangência da técnica envolve o equilíbrio nos níveis físico, mental, emocional e espiritual. 

No nível físico proporciona o equilíbrio do organismo. No nível mental, auxilia no desenvolvimento da clareza de pensamento, expressão e comunicação. No nível emocional, cuida das emoções profundamente enraizadas e traumas em geral. No nível espiritual, o indivíduo se vê mais conectado com o seu propósito de vida. Vale destacar que o Reiki é uma terapia complementar e não uma prática religiosa. Não é uma técnica invasiva e não possui contra indicações. 


Seções Relacionadas:
Assistência Vídeos

Nenhum comentário para: Seminário celebra Centenário do Reiki: saiba mais sobre a terapia complementar