Busca do site
menu

Notícias: Defesas ENSP

1.694 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 19/10/2016 15:21:33
No dia 31 de outubro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente Diagnóstico de entero parasitos em areia de praias por métodos de biologia molecular, por Ludimila Santos Amaral, a partir das 9h30, na sala 407 da sala da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 06/10/2016 14:58:21
"A indisponibilidade de dados vitais completos e confiáveis compromete a avaliação de ações de saúde, e o monitoramento do grau de cobertura dos eventos e da adequação dos dados informados são procedimentos importantes para a construção de indicadores fidedignos da situação de saúde." A constatação foi feita pela aluna de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Wanessa da Silva de Almeida, em sua tese orientada pela pesquisadora Célia Landmann Szwarcwald. Segundo Wanessa, com a valorização das informações desagregadas por município, incentiva-se a utilização dos dados dos Sistemas de Informações Vitais do Ministério da Saúde. Entretanto, limitações relacionadas à consistência e à cobertura dessas informações dificultam a estimativa da mortalidade infantil em alguns municípios brasileiros. A tese dela propõe uma metodologia de estimação do Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) que considere a subenumeração de óbitos e o porte populacional e estime fatores de correção para os óbitos informados ao Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) na esfera municipal. Entre os três artigos produzidos a partir do estudo, um deles objetivou investigar diversas fontes oficiais e não oficiais de informações com base na Pesquisa de Busca Ativa de Óbitos no Brasil, realizada em 2014. Nessa pesquisa, foram captados 2.265 óbitos que não foram informados ao SIM. Desses, 49,3% foram encontrados em fontes não oficiais, cemitérios e funerárias. Em alguns municípios rurais, foram observadas condições precárias de sepultamento em cemitérios no meio da mata e sem registro do falecido.
Notícia
Publicado em: 05/10/2016 12:51:47
Na quarta-feira, dia 19 de outubro, às 9h, defesa de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública "Estudo espaço-temporal das taxas de homicídios no estado do Pará, de 1998 a 2012", por Carlos Augusto Moreira de Sousa. A defesa está marcada para a sala 2 do Salão Internacional da ENSP.
Notícia
Publicado em: 03/10/2016 13:04:32
No dia 17 de outubro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Medicalização, diagnósticos e prescrição de psicotrópicos para crianças em idade pré-escolar: práticas discursivas de médicos que trabalham com crianças, por Mariana Nogueira Rangel Pande, a partir das 13h30, na sala 2 do salão internacional da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 27/09/2016 13:43:40
No dia 3 de outubro, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Pressão arterial e estresse psicossocial no trabalho: resultados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), por Leidjaira Juvanhol Lopes, a partir das 8h30, na sala 407 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 23/09/2016 10:23:13
No dia 26 de setembro, a presentação de dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública Saúde do Campo no assentamento Tiradentes, em Mari, na Paraíba, por Camila Góes da Silva, a partir das 14 horas, na sala 408 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 21/09/2016 10:56:31
No dia 23 de setembro, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Análise de microvestígios vegetais em cálculos dentários humanos do Sambaqui de Cabeçuda, por Ana Carolina Figueiredo Viana Jorge, a partir das 14 horas, na sala 406 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 16/09/2016 11:18:28
A Fiocruz, em ação conjunta com o Centro de Valorização da Vida (CVV), está mobilizada na campanha Setembro Amarelo, que busca valorizar a vida e chamar a atenção para o suicídio, atualmente responsável por 32 mortes por dia no Brasil. Simbolizado a ação, o Castelo de Manguinhos ficará iluminado na cor amarela durante todo o mês de setembro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano em todo o mundo. No Brasil, muitas causas são atribuídas ao suicídio, e algumas regiões apresentam número elevado de casos. A fim de relacionar condições de vida, trabalho e saúde, Vera Borges, da Divisão de Controle do Tabagismo do Inca, defendeu a dissertação de mestrado em Saúde Pública na ENSP, a qual analisou o processo de trabalho relacionado ao cultivo de tabaco, identificando elementos associados aos casos de suicídios em municípios produtores de tabaco nas regiões Sul e Nordeste do Brasil. A pesquisa aponta a necessidade de aprofundamento de pesquisas sobre suicídio na área agrícola, buscando ampliar o entendimento do tema, além de providências de várias áreas ligadas à saúde do trabalhador.
Notícia
Publicado em: 15/09/2016 10:39:48
No dia 26 de setembro, apresentação de dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Púbica Análise espacial e temporal da infestação por Aedes Aegypti mensurada por ovitrampas para geração de alerta precoce de dengue no município do Rio de Janeiro, por Sara de Souza Oliveira, a partir das 14 horas, na sala 405 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 14/09/2016 09:36:54
Uma pesquisa da ENSP sobre as condições sanitárias da água residencial, do solo peridomiciliar e dos rios Faria-Timbó, Jacaré e Canal do Cunha das comunidades do território de Manguinhos, no Rio de Janeiro, detectou que 73% das amostras de água coletadas de filtros e galões apresentaram-se impróprias e 27% estavam próprias, pelo padrão de potabilidade, que deve ter ausência de coliformes totais e de Escherichia Coli, segundo a portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde. Das amostras de água coletadas nas torneiras, 69% estavam impróprias e 31% das amostras encontraram-se próprias. O estudo de autoria da aluna do mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente, Natasha Berendonk Handam, sob orientação  da pesquisadora Adriana Sotero Martin, fez coletas de água residencial nas treze comunidades de Manguinhos, totalizando 134 residências. "Nessa região, os serviços de água e de esgoto não chegaram na mesma velocidade em que se deram as construções das casas e vielas, de forma que grande parte dos domicílios possui fornecimento de água da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) ligado de forma clandestina, geralmente próximo aos canos de esgoto, o que pode contaminar tanto a água que chega a estes moradores quanto, também, aos que recebem a água pelos encanamentos da Cedae", informa a aluna.
Notícia
Publicado em: 09/09/2016 09:43:14
No Brasil, os idosos constituem a faixa etária que mais cresce no país trazendo desafios e preocupação para diversas áreas, entre as quais o cuidado em saúde. Um estudo da ENSP observou maior chance de morrer nas idades mais avançadas, nas internações por doenças cerebrovasculares, nos casos com presença de comorbidades mais graves, nas internações em que a pneumonia e a perda de peso foram registradas como diagnóstico secundário, nas admissões por urgência, na especialidade de clínica médica e nas internações em que houve uso de Unidade de Terapia Intensiva. Nesse contexto, a dissertação da aluna de mestrado em Saúde Pública, Paula Brito Cordeiro, orientada pela pesquisadora Mônica Silva Martins, analisa as altas taxas de hospitalização e a tendência a internações mais frequentes e prolongadas, que tornam cada vez mais evidente a importância do monitoramento da qualidade do cuidado hospitalar prestado à população idosa. Esse estudo concentra-se sobre assistência hospitalar prestada ao idoso no Sistema Único de Saúde nos quatro estados da Região Sudeste entre 2011 e 2012. 
Notícia
Publicado em: 26/08/2016 11:54:38
No dia 30 de agosto, apresentação de dissertação de mestardo em Saúde Pública A Maré e seus complexos: desvelando o território da favela MacLaren, por Roberta Lemos Gadelha da Silva, a partir das 9 horas, na sala 700 do prédio da Expansão.
Notícia
Publicado em: 23/08/2016 13:26:44
Com o propósito de caracterizar o padrão de incidência de dengue ao longo do tempo, segundo a faixa etária, no período de 2007 a 2012 nas capitais estaduais brasileiras, a aluna do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Rayane Cupolillo Ferreira desenvolveu sua dissertação sob a orientação das pesquisadoras Paula Mendes Luz e Cláudia Torres Codeço. As capitais selecionadas, segundo a maior taxa de incidência entre as séries de dengue e dengue grave por faixa etária, em cada região do país para modelagem estatística, foram: Rio Branco, Aracaju, Cuiabá, e Vitória. As capitais pertencentes à região sul do país mantiveram suas curvas de incidência próximas de zero, tendo sido excluídas desta etapa da análise. De acordo com a pesquisa, há maior ocorrência de dengue entre os indivíduos com 15 anos ou mais quando comparados com o grupo de idade inferior, em 3 das 4 capitais (Rio Branco, Aracaju e Vitória). Adicionalmente, como a presença do termo de interação dos grupos etários ao longo do tempo foi significativa para as capitais estudadas, o estudo sugere que, há possibilidade de um deslocamento do padrão etário nas taxas de incidência de dengue no período observado. Além disso, não há diferenças significativas entre as curvas de incidência de dengue grave em Rio Branco, Cuiabá e Vitória para as diferentes faixas etárias no período observado, com exceção de Aracaju, cujas curvas de incidência foram significativamente diferentes para os grupos etários em questão com maior expressão de dengue grave entre os menores de 15 anos.
Notícia
Publicado em: 08/08/2016 12:02:14
A defesa de doutorado em Saúde Pública Medicalização, diagnósticos e prescrição de psicotrópicos para crianças em idade pré-escolar: práticas discursivas de médicos que trabalham com crianças, que seria defendida nesta segunda-feira (15/8), por Mariana Nogueira Rangel Pande, foi cancelada. Uma nova data será remarcada pela Secretaria de Gestão Acadêmica.
Notícia
Publicado em: 01/08/2016 11:41:57
“Ainda que a Fiocruz seja um espaço de construção e disseminação de conhecimento do campo conceitual e político da Saúde do Trabalhador (ST), no cotidiano das práticas, encontra dificuldades para implementar ações sob essa perspectiva. Apesar de alguns avanços na constituição de um trabalho multiprofissional, ainda há muito que se avançar, havendo pouca integralidade, dificultando ações interdisciplinares e participativas. Além disso, é observado que há dificuldades de incorporar a concepção do trabalhador como agente transformador da realidade que lhe causa dano.” Foi o que concluiu a aluna Maria Cristina Jorge de Carvalho em sua dissertação de mestrado em Saúde Pública da ENSP. Ela indica um caminho para que as práticas de saúde no trabalho sejam executadas sob a perspectiva do campo conceitual da ST: a construção de políticas institucionais não somente abarcando o que a legislação menciona, mas considerando as especificidades de cada instituição, avançando no conceito da ST, com todos os eixos que o campo preconiza. Maria Cristina ainda aponta a necessidade de maior articulação entre setores intra e interinstitucionais, ações de vigilância e, também, a promoção da participação e o diálogo com os trabalhadores, visando à melhoria dos processos e aperfeiçoamento das condições de trabalho. A eliminação/minimização das relações de trabalho tensas e desgastantes também está incluída, ressalta.