Notícias: Defesas ENSP
1.694 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 26/10/2017 15:53:10
No dia 30 de outubro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública As políticas públicas de álcool e outras drogas no Brasil: uma análise da construção política de 1990 a 2015, por Aline Gabriela Simon Neves, a partir das 13h30, na sala 718 do prédio da ENSP.
Notícia
Necessidades em saúde e sua utilização na elaboração de políticas públicas: tema de pesquisa da ENSP
Publicado em: 17/10/2017 14:57:18
Em todo o mundo, independentemente das características e operação cotidiana do sistema de saúde, a alocação de recursos desempenha papel central no processo de elaboração de políticas e ações voltadas para atender às necessidades de saúde das populações. Na medida em que os recursos públicos são finitos, suscitam-se questões éticas sobre a forma como esses recursos devem ser alocados. Nesse contexto, de acordo com a pesquisa do aluno de mestrado em Saúde Pública da ENSP, Joyker Peçanha Gomes, orientada pelos pesquisadores Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro Bastos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e Iuri da Costa Leite, da ENSP, a noção de necessidade em saúde tem sido frequentemente usada para justificar as decisões distributivas. Porém, atenta Joyker, sendo a necessidade em saúde a base, ao menos hipotética, desse processo, torna-se crucial que seu conceito seja precisamente definido.
Notícia
Publicado em: 16/10/2017 16:48:07
As desigualdades sociais, existentes principalmente nos países pobres, têm favorecido a alta mortalidade por tuberculose (TB). Além da pobreza, a Aids e a emergência de bacilos multirresistentes, em consonância com a assistência inadequada dos serviços de saúde, são os principais desafios para o controle da doença. Com objetivo de contribuir para ações de planejamento do atendimento à pessoa com tuberculose drogarresistente, a egressa do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Magna Maria da Silva Leite, apresentou, durante sessão científica no Centro de Referência Professor Hélio Fraga, a pesquisa fruto de sua dissertação de mestrado, que analisou o acesso geográfico das pessoas com tuberculose drogarresistente (TBDR) à unidade de referência terciária em tuberculose no Estado do Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 06/10/2017 13:30:13
O desenvolvimento gerencial do estado brasileiro é marcado por reformas, entre elas, está a administrativa implantada após a década de 1980, que prometeu ênfase na eficácia, eficiência e resultado dos serviços, e utilizou como estratégia a descentralização. O sistema de saúde brasileiro, desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, sofreu um processo de descentralização dos serviços de saúde dos municípios, que assumiram, em sua grande maioria, os serviços de Atenção Básica, e passaram a necessitar da atuação de um número progressivamente maior de gestores de saúde em seus quadros. Diante da complexidade dessa prática, a aluna de doutorado em Saúde Pública, Flávia Henrique, desenvolveu sua tese, orientada pela pesquisadora da ENSP, Elizabeth Artmam. O objetivo do estudo foi analisar o perfil e as competências gerais e específicas dos gestores de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Criciúma, em Santa Catarina.
Notícia
Publicado em: 21/09/2017 14:27:14
No dia 29 de setembro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Integração do Laboratório de Saúde Pública ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, por Rosane Gomes Alves Lopes, a partir das 9h30, na sala 406 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 12/09/2017 16:29:11
No dia 13 de setembro, defesa de tese de doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva Juízos morais dos profissionais de saúde: uma análise a partir de dilemas éticos relacionados ao valor da vida, por Flávia Orind Ferreira, a partir das 9h30 na sala 403 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 25/07/2017 13:34:27
A vigilância em saúde tem papel fundamental na identificação, resposta e controle às doenças e agravos em saúde, bem como monitoramento dos perfis de morbi-mortalidade. Em particular, a Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) foi instituída pelo Ministério da Saúde, em agosto de 2010, como forma de melhorar a vigilância em saúde, a partir da visão hospitalar, com aplicação de incentivos financeiros para implantação e manutenção dessa ação estratégica. A pesquisa da aluna de Mestrado Profissional em Saúde Pública da ENSP, Maria Beatriz Ruy, orientada pela pesquisadora Maria Angélica Borges dos Santos, foi ao encontro desse tema e teve como objetivo avaliar a rede de núcleos de VEH, segundo modelos de vigilância e financiamento no Brasil entre 2008-2016. Os resultados do estudo apontam aumento do número de núcleos de VEH no período de 2014 a 2016, momento de mudança do modelo de vigilância, de sentinela para base populacional. "Isso aconteceu, provavelmente, em virtude de mais flexibilidade dos gestores locais em indicar os hospitais mais convenientes ou com maior necessidade de monitoramento", disse a aluna.
Notícia
Publicado em: 17/07/2017 14:40:25
Qual o limite para o uso da força policial militar? A pergunta intitula a dissertação da aluna de mestrado em Saúde Pública, Marcelle Braga Barbosa, psicóloga da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação da pesquisadora Fátima Regina Cecchetto. "Minha prática se sustenta no 'entre' o 'dentro' e o 'fora'. Estou dentro do Quadro de Oficiais Policiais Militares, com minhas insígnias e patentes. E fora de seu círculo, com meu sigilo profissional e minha escuta livre de ordenamentos disciplinares e hierarquizações. E foi desse lugar de 'entre' que pude colher a fala de um paciente que deu título ao trabalho de pesquisa", disse Marcelle. Ela relata que esse paciente metaforizou a linha que demarca a legalidade de suas ações como uma "corda bamba" pela qual caminha no seu dia a dia profissional. "As noções de força e violência policial também comportariam uma tensão, uma vez que se encontram na fronteira entre o legal e o ilegal, entre a coercitividade e a proteção de direitos?", indaga.
Notícia
Publicado em: 06/07/2017 14:52:09
No dia 7 de julho, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Análise das cesarianas no Brasil: contribuições da pesquisa 'Nascer no Brasil' para redução das cesarianas desnecessárias no país, por Marcos Nakamura Pereira, a partir das 9h30, no auditório A do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 04/07/2017 12:02:40
No dia 6 de julho, apresentação de dissertação de mestrado e defesa de tese de doutorado em Saúde Pública na ENSP.
Notícia
Publicado em: 03/07/2017 11:55:19
No dia 4 de julho, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente Evolução nutricional de lactentes nascidos prematuros, acompanhados durante o primeiro ano de vida, no ambulatório de seguimento de um hospital de referência do Rio de Janeiro, por Daiana Belen Lopez, a partir das 9 horas, na sala 41 do prédio do Cesteh/ENSP.
Notícia
Publicado em: 28/06/2017 13:08:49
Nos dias 29 e 30 de junho serão apresentadas na ENSP uma dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública e uma tese de doutorado em Saúde Pública. Confira!
Notícia
Publicado em: 23/06/2017 14:55:48
Na segunda-feira, 26 de junho, duas dissertações de mestrado em Saúde Pública serão apresentadas na ENSP.
Notícia
Publicado em: 20/06/2017 14:43:31
Avaliar, por meio de diferentes métodos laboratoriais, a soroprevalência da leishmaniose, toxoplasmose e leptospirose nos cães, gatos e aves de produção pertencentes aos moradores do Campus Fiocruz da Mata Atlântica (CFMA) e arredores, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi o objetivo da dissertação do aluno de mestrado em Saúde Pública da ENSP Renato Orsini Ornellas, sob orientação do pesquisador Fabiano Borges Figueiredo. A região estudada representa, atualmente, uma das principais frentes de crescimento urbano no município do Rio de Janeiro, situando-se numa fronteira entre o ecossistema natural e o antrópico (modificado pelo ser humano), sendo composto de seis comunidades que somam 220 unidades habitacionais e 821 moradores. Nesse contexto, conforme relata Ornellas, a presença de animais de companhia (cães e gatos) e de criação (equinos, bovinos, suínos, aves) soltos no interior do CFMA proporciona um cenário de intensa interação entre humanos, seus animais e a fauna silvestre, compondo um ambiente favorável à transmissão de patógenos causadores de zoonoses. Os resultados apresentados nesse estudo, realizado no período entre 2012 e 2014, demonstram a soroprevalência de Leishmania sp., Toxoplasma gondii e Leptospira spp. em cães, gatos, galinhas e patos residentes em ambiente antropizados da Mata Atlântica, no município do Rio de Janeiro. “É possível, ainda, correlacionar essa soroprevalência entre essas espécies de animais domésticos e o ambiente de moradia”, analisa.
Notícia
Publicado em: 14/06/2017 11:47:56
No dia 21 de junho, apresentação de dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública Dengue em idosos: perfil clínico e distribuição espacial na cidade do Rio de Janeiro, 2008 e 2012, por Taís Suane de Souza, a partir das 14 horas, na sala 39 do prédio do Cesteh/ENSP.