EAD/ENSP recebe prêmio de excelência
.jpg)
Durante a entrega, Lucia Dupret, que substituiu o diretor da ENSP, Hermano Castro, no momento da premiação, comentou que a EAD/ENSP é uma iniciativa estratégica de formação e qualificação em saúde e oferece oportunidades de alto nível aos profissionais de forma integrada ao seu processo de trabalho, visando colaborar para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde com mais eficácia, eficiência e equidade. “Ao longo de mais de uma década, colaboramos com o SUS por meio da formação de trabalhadores do setor em seus diversos níveis, colocando a modalidade a distância como uma estratégica para a implementação das políticas públicas de saúde”, disse ela.
A principal linha pedagógica da EAD/ENSP favorece uma postura crítica, descentralizadora e participativa, no sentido de aproximação à realidade local, vivenciada pelos seus alunos/profissionais com competências técnico-gerenciais. “Desse modoj”, disse Lúcia, “buscamos estabelecer uma relação mais informal, voltada para a participação ativa do aluno. Para tanto, buscamos personalizar os estudos com casos, relatos de experiências, exemplos contextualizados em termos geográficos (urbano-regional) e conceituais para embasá-los cientificamente”.
A EAD/ENSP
Seus números perfazem um total de 80 mil alunos matriculados, 40 mil alunos já formados e 2.500 mil professores que desenvolveram ou desenvolvem docência em todos os estados brasileiros e em mais de 4 mil municípios.
Lucia ressaltou que, hoje, a EAD/ENSP também participa de parcerias internacionais para além da oferta de cursos, compartilhando suas metodologias de construção, aplicação e gestão de ensino e tecnologias educacionais para a educação em saúde com países como a África, Portugal e outros ligados ao Mercosul, constituindo-se como centro de inovação pedagógica e de tecnologias educacionais em saúde pública do Brasil.
EAD/ENSP recebe prêmio de excelência
3 comentáriosEDUARDO S. PONCE MARANHÃO
10/10/2013 16:03
Parabéns ! A todos da equipe !
Mas é necessário se modernizar para poder acompanhar de fato, a velocidade das inovações internacionais na área do ensino a distância. Deviam ver as novas e melhores contribuições a essa modalidade de ensino.
Podem ver na internet a metodologia MOOC por exemplo do COURSERA (Muito bom ! ). Se o EAD da Ensp chegar até lá, já é um grande ganho ! Poderiam também se vincular ao COURSERA e se colocar na relação das melhores universidades, faculdades e instituições globais que oferecem cursos ! ( ou fazer coisa parecida com o telessaúde UERJ até agora, a melhor experiência do tipo no Brasil )
Eduardo Severiano Ponce Maranhão-médico, clínica médica/medicina interna[MSF],epidemiologistas, vacinologista, sanitarista, planejamento em saúde, desastres naturais, calamidades, risco ambiental -Depto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde -Ensp-Fiocruz.
KARLA TRAVAGLIA
10/10/2013 09:28
Parabéns Lucia e a toda EAD.
Sinto-me honrada de fazer parte desta equipe.
Vamos caminhando!
DENISE CAVALCANTE DE BARROS
09/10/2013 22:14
Parabéns a Lucia Dupret pela persistência, perseverança e acima de tudo competência pela coordenação (há anos) desse programa de formação profissional na ENSP. Parabéns pela sua equipe que desenvolve esse trabalho de excelência e competência politico pedagógica ùnica no Brasil e de primeira qualidade.
O prêmio retrata o merecimento por um trabalho que resulta de muita dedicação e, principalmente, ao crédito de que a opção dessa modalidade, apesar de ser ainda um processo de trabalho que precisa ser mais valorizado e implementado internamente na Fiocruz, é uma das opções para atender a demanda cada vez maior de formação profissional para o fortalecimento do SUS. No mais, fã de carteirinha, só posso registrar o meu orgulho de estar presente e ser uma parceira fiel ao uso da EAD na formação profissional, junto aos profissionais da área de alimentação e nutrição no país.
Parabéns a toda equipe da EAD!
Comente essa matéria: