Nota de pesar
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Alan Santos Reis, ocorrido em 22 de novembro. Alan, filho de Rita Ferreira, coordenadora estadual do Movimento dos Sem-Teto da Bahia (MSTB), tinha 30 anos.
Desde 2019, Rita Ferreira e o MSTB têm colaborado com o Núcleo Ecologias e Encontros de Saberes para a Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes), desenvolvendo projetos de pesquisa em periferias urbanas. Atualmente, Rita e diversos moradores e militantes do MSTB atuam como pesquisadores de território em um projeto financiado pelo CNPq, que aborda saúde em periferias urbanas e o SUS local.
Entre os dias 20 e 22 de novembro, o Neepes participou de várias atividades de pesquisa em Salvador, em parceria com o MSTB, o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e o Centro de Estudos e Memória do Complexo da Penha (CEM), uma organização comunitária atuante na região.
Alan Santos Reis, como muitos jovens negros moradores de periferias vulneráveis ao racismo e à violência, teve sua vida interrompida de forma brutal aos 30 anos, sendo vítima de homicídio. A ENSP/Fiocruz, em solidariedade ao ISC/UFBA, clama às autoridades competentes pela rápida e rigorosa investigação desse caso.
O Neepes e toda a comunidade da ENSP/Fiocruz expressam sua solidariedade à Rita Ferreira, aos familiares e amigos de Alan neste momento de dor.
Marco Menezes
Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/Fiocruz
Seções Relacionadas:
Aviso
Aviso
Nenhum comentário para: Nota de pesar
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



