Presidente do CNS celebra contribuições e presença da ENSP na etapa nacional da 17ª
Por Barbara Souza
O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, celebrou a participação de representantes da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) na etapa da 17ª Conferência Nacional de Saúde que começou neste domingo (2/7), em Brasília. Em entrevista ao Informe ENSP nesta segunda-feira (3/7), Pigatto relembrou a aproximação entre as instituições e destacou o apoio que a Escola deu à realização de diversas conferências livres que culminaram neste encontro nacional.
“É importante relembrarmos toda a história desta construção. E a ENSP ajudou neste processo. Depois do início da pandemia, a gente teve um espaço de diálogo a partir de uma iniciativa da Direção da ENSP. O diretor Marco Menezes tomou a iniciativa de solicitar uma agenda conosco, esteve com a mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde e nós também participamos de uma reunião do Conselho Deliberativo da ENSP, onde tratamos de vários temas, dentre eles a participação e auxílio da Escola, principalmente, nas conferências livres, o que de fato aconteceu”, afirmou o presidente do CNS.
Fernando Pigatto disse acreditar que a participação em peso de representantes da Fiocruz e da ENSP nesta etapa nacional da 17ª CNS é fundamental para estreitar ainda mais os laços e aumentar o potencial para realização de ações em conjunto: “Temos muito trabalho pela frente e, com certeza, a gente vai colher frutos bons dessa relação da ENSP com o Conselho Nacional de Saúde”. O presidente do CNS aproveitou para relembrar que o lançamento do relatório da 16ª Conferência, também chamada de ‘8ª + 8’, aconteceu no prédio da ENSP, na Fiocruz, no Rio de Janeiro. “De lá para cá, a gente se aproximou ainda mais”, comemorou.
Com o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, a etapa nacional da 17ª CNS segue até quarta-feira (5/5). Estima-se que cerca de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações estejam presentes para debater e construir conjuntamente as políticas públicas e propostas que irão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o SUS nos próximos anos. Em uma edição histórica, a CNS de 2023 representa a resistência e defesa da democracia, a retomada da participação popular e do diálogo, da diversidade e representatividade, do combate ao preconceito e às desigualdades por um SUS mais inclusivo e universal.
Seções Relacionadas:
17ª CNS
17ª CNS
Nenhum comentário para: Presidente do CNS celebra contribuições e presença da ENSP na etapa nacional da 17ª
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



