Pesquisadora da ENSP, Roberta Gondim recebe moção da Câmara Municipal do Rio
No mês da Consciência Negra, a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Roberta Gondim recebeu uma Moção de Reconhecimento e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, Gondim foi homenageada pela sua atuação profissional e recebeu a comenda junto a outras cerca de cem personalidades personalidades negras que fazem a diferença da população negra da capital fluminense. A iniciativa foi da vereadora Monica Cunha (PSOL) como parte das celebrações do Dia da Consciência Negra, que será celebrada oficialmente no dia 20 de novembro.
Além de Roberta Gondim, outras mulheres negras da Fiocruz foram homenageadas na sessão solene realizada nesta sexta-feira na Câmara Municipal: Roseli Rocha e Luciane Vicente, da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz), e Lucilene Freitas, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). No evento, as ativistas Clátia Vieira, coordenadora executiva do Fórum Nacional de Mulheres, e Lúcia Xavier, coordenadora da ONG Criola no Rio, recebera a medalha Pedro Ernesto, maior honraria da Casa.
“Pesquisadores, artistas, professores, militantes. Pessoas que carregam a força da representatividade preta para os diversos ambientes profissionais e culturais serão os homenageados com moções de reconhecimento e louvor devido ao excelente trabalho desenvolvido ao longo dos anos que continuam inspirando centenas de pessoas em torno do Brasil”, afirmou o mandato da vereadora Monica Cunha em nota. “Nosso país tem um histórico de apagar as contribuições que a população negra fez e faz. Fazer esse evento é reescrever a história. Claro que não só neste mês, mas esse é o momento de celebrarmos quem não deixa a história se apagar e de quem continua mudando a história de milhares de pessoas no Brasil. Pessoas que estão sendo de extrema relevância na construção de um país antirracista”, completou.
Homenageadas: Clátia Vieira e Lúcia Xavier
Com uma trajetória ativista que se inicia no movimento de luta por moradia e direito à alimentação, com atuação em espaços eleitorais e de movimento negro, Clátia Vieira, nos apresenta um histórico inspirador da participação política das mulheres negras, na construção de estratégias para o combate o enfrentamento ao racismo.
Lúcia Xavier começou cedo. Aos 18, já participava de ações culturais e políticas relacionadas ao enfrentamento do racismo. Hoje, a finalista do Prêmio Inspiradoras na categoria Justiça para Mulheres é coordenadora da ONG Criola, no Rio de Janeiro (RJ), que organiza a agenda sobre antirracismo para melhorar o acesso à Justiça pela população negra. Presidente da primeira Comissão Especial de Combate ao Racismo da Câmara Municipal do Rio, Monica Cunha afirmou ser importante homenagear quem luta para que tenhamos uma cidade igualitária.
Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP, Roberta Gondim recebe moção da Câmara Municipal do Rio
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.