Busca do site
menu

Parceria entre a ENSP e SMPD-Rio estimula a inclusão e a valorização da diversidade

ícone facebook
Publicado em:15/08/2022

O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Marco Menezes, se reuniu com a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, em 9 de agosto, para discutir alguns dos projetos já viabilizados no âmbito da parceria assinada entre a ENSP e SMPD-Rio. O objetivo do encontro foi planejar os próximos passos e prestigiar a impressão da primeira cartilha de comunicação acessível em Braille. Sua elaboração e validação foi possível graças à colaboração de representantes dos diversos movimentos sociais, ao compromisso da ENSP com a temática, ao apoio do Programa PMA, e, também, à parceria com a SMPD-Rio.

O encontro reafirmou o interesse recíproco da ENSP/Fiocruz e da Prefeitura do Rio de Janeiro em colaborar com o combate à intolerância e à discriminação, buscando a tessitura de uma cultura de inclusão e de valorização da diversidade, voltada para a promoção da autonomia e efetiva inclusão da pessoa com deficiência em todos os espaços da sociedade. O acordo entre a Escola e a SMPD-Rio potencializa a localização, mobilização e engajamento das pessoas com deficiência, suas famílias e demais representantes da sociedade civil, e no dia 9 de agosto foi celebrado por vários parceiros institucionais comprometidos com a causa.

O encontro contou com a participação da Secretaria de Saúde da Organização Nacional dos Cegos e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, uma mulher com deficiência visual; além da presença de um pesquisador do Dihs/ENSP que possui deficiência auditiva. A reunião contou com a colaboração de um intérprete para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Também estiveram presentes no encontro a Secretária da SMPD-RIO e sua assessora; a direção da ENSP e a Vice-Direção de Laboratórios e Ambulatórios da Escola; os chefes de três departamentos da ENSP (Daps, Dihs e Coordenação de Comunicação Institucional); representantes do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção à Saúde, da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fundação Oswaldo Cruz (PMA/VPPCB/Fiocruz); representante do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão; e pesquisadoras e pesquisadores da Escola.



Na ocasião, foi ressaltada a importância da aproximação da pesquisa com o serviço e com a sociedade civil. Para o diretor da ENSP, Marco Menezes, “a reunião foi um momento muito importante para o avanço das políticas institucionais, tanto da Fiocruz como da ENSP, na questão da acessibilidade e da inclusão, e, também, no âmbito de uma agenda de fortalecimento e estreitamento com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de fortalecer o SUS nos processos de inclusão e acessibilidade e de aproximação com a sociedade civil organizada". 

A Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, ressaltou durante o encontro a importância da parceria entre a ENSP e a SMPD-Rio, destacando que a mobilização entre as instituições é fundamental para avançar na luta em prol da inclusão e acessibilidade. “Todo o projeto que está nascendo e se concretizando por meio desta parceira vai chegar na ponta para a sociedade. É um trabalho de esforço, um trabalho colaborativo, um trabalho transversal. Esse é o formato de gestão que acreditamos. Que sejam formadas novas parcerias na Fiocruz e com outras instituições, que façam com que o conteúdo desse projeto chegue na ponta da sociedade”, enfatizou Helena.

Após a reunião todos os presentes foram convidados a ir até o laboratório de informática da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (CDEAD/ENSP) para conhecer a versão em Braile do Guia e também outros recursos tecnológicos acessíveis, disponíveis no laboratório para os alunos. Confira a galeria de fotos ao final da matéria. 


Avançando com a inclusão das pessoas com deficiência


O Guia em braile se une ao acervo já lançado, que inclui o Guia de acessibilidade para as ações educativas na Fiocruz, além de outras produções do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência. O acervo conta ainda com outros produtos elaborados por pesquisa apoiada pelo Programa PMA, a exemplo do Guia de Acessibilidade na Comunicação (disponível em Libras, com audiodescrição e em cordel), todos desenvolvidos com o apoio da ENSP, do PMA, e da SMPD para sua elaboração, validação e acessibilidade. O Guia em cordel marca um importante passo em direção à inclusão das pessoas com deficiência e reflete o compromisso institucional com o respeito à diversidade humana e o desenvolvimento de ações para inclusão das pessoas com deficiência, criando condições para que protagonizem seus processos de saúde e doença. 

Os Guias foram desenvolvidos no âmbito de pesquisa coordenada por Laís Silveira Costa, pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, junto com Annibal Amorim e Sonia Gertner, também pesquisadores da Fiocruz. Apoiada pelo programa PMA, a pesquisa conta ainda com a coordenação local de Luciana Lindenmeyer, em Eusébio, Ceará, uma das responsáveis pelo desenvolvimento da versão em cordel, por Anna Paula Feminella, em Brasilia, que também participou da elaboração do Guia de direitos e saúde sexual das pessoas com deficiência, em fase de finalização, com Cinthya Freitas, coordenadora local na cidade do Rio, que não somente participou da elaboração desses produtos, como do planejamento para o desenvolvimento das pranchas de comunicação aumentativa e alternativa para uso em centros de saúde no município do Rio, como tem mobilizado o tema da amamentação inclusiva. Por fim, a pesquisa conta com a coordenação local de Allison Azevedo, com protagonismo marcado na formulação do conhecimento no projeto e na instituição da Comunidade de Experiências e Práticas Acessíveis e Inclusivas do Ideia-Sus, também resultado desse projeto de pesquisa.

Saiba mais sobre os guias e leia, também, a matéria ENSP lança guias que estimulam a comunicação acessível, disponível no ‘Informe ENSP’.


Nenhum comentário para: Parceria entre a ENSP e SMPD-Rio estimula a inclusão e a valorização da diversidade