InfoGripe: ascensão de casos de SRAG em crianças se mantém
Referente à Semana Epidemiológica (SE) 9, que compreende o período de 27 de fevereiro a 5 de março, a análise destaca que a curva nacional mantém sinal de queda nas tendências de longo (últimas seis semanas) e curto prazo (últimas três semanas). Nesse sentido, o estudo indica que o predomínio de casos de Sars-CoV-2 entre os resultados laboratoriais positivos para vírus respiratórios em todas as faixas etárias analisadas se mantém.
Já foram notificados, no ano epidemiológico 2022, 85.617 casos de SRAG, sendo 51.024 (59,6%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 20.913 (24,4%) negativos, e ao menos 8.913 (10,4%) aguardando resultado laboratorial. Nas quatro últimas SE, a prevalência entre os casos positivos foi de 0,7% Influenza A, 0,1% Influenza B, 5,2% vírus sincicial respiratório, e 87,4% Sars-CoV-2.
Segundo a análise, nenhuma das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a semana 9. No entanto, quatro apresentam indícios de crescimento apenas na tendência de curto prazo: Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo e Sergipe. Com exceção de Roraima, que apresenta estabilidade na tendência de longo prazo, todas as demais 26 unidades da federação mostram um sinal de queda.
De acordo com o Boletim, nenhuma das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a semana 9. Em apenas seis, observa-se indício de crescimento somente na tendência de curto prazo: Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Teresina (PI) e Vitória (ES). Com exceção das capitais Boa Vista (RR), Fortaleza (CE) e Vitória (ES), que apresentam sinal de estabilidade na tendência de longo prazo, todas as demais apontam queda. Dados referente às últimas três semanas apontam para um cenário majoritariamente de estabilidade, sugerindo possível desaceleração ou interrupção da tendência de queda.
Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Nenhum comentário para: InfoGripe: ascensão de casos de SRAG em crianças se mantém
Comente essa matéria: