OMS e Fiocruz ressaltam atualidade da Declaração Política do Rio sobre DSS após 10 anos
*Por Ciro Oiticica e Cristina Azevedo
Dez anos após assinada, a Declaração Política do Rio sobre Determinantes Sociais da Saúde é mais relevante do que nunca, como demonstraram os impactos da pandemia de Covid-19 no mundo. Para celebrar uma década do documento e avaliar os rumos tomados, dois webinários na última quinta-feira (21/10), reuniram vários atores fundamentais para as negociações que culminaram na declaração e para a busca de sua implementação. Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) organizou o seminário Ações sobre os Determinantes Sociais da Equidade em Saúde, aberto pelo diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) trouxe em seus seminários avançados Determinantes Sociais da Saúde - Celebração do 10º aniversário da Declaração Política do Rio, com a participação de Nísia Trindade Lima.
“A Covid-19 evidenciou por que só podemos melhorar a saúde da população mundial se abordarmos as inequidades que a coloca sob grandes riscos. Isso é exatamente o que a Declaração do Rio pedia dez anos atrás”, destacou Ghebreyesus, no seminário da OMS, agradecendo o Brasil por ter sediado a conferência em 2011.
Nísia, por sua vez, ao abrir o evento do Cris/Fiocruz, ressaltou que “nunca se sentiu tanto a força da tese dos determinantes sociais da saúde”, em referência à seletividade social com que a pandemia atingiu diferentemente as populações. “A pandemia vai muito além da crise sanitária e nos coloca desafios de repensar o modo de vida, de produção e a forma de sociabilidade em todo o planeta, a própria relação homem-natureza”, concluiu, e, em menção ao encontro realizado dez anos antes, desejou: “Que possamos retomar com muita força aquele espírito nessa celebração de hoje”.
Leia aqui a matéria na íntegra.
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Nenhum comentário para: OMS e Fiocruz ressaltam atualidade da Declaração Política do Rio sobre DSS após 10 anos
Comente essa matéria: