Estudo vai identificar estratégias de reorganização da Atenção Básica no enfrentamento à Covid-19 no Brasil
O estudo vai contemplar uma amostra nacional de UBS representativa para as cinco regiões brasileiras. As UBS sorteadas em cada região serão contatadas por pesquisadores para convidar um profissional de saúde da UBS para preencher um questionário on-line.
“A pandemia de Covid-19 é um desafio sem precedentes para a ciência, para os sistemas de saúde e para a sociedade, cobrando respostas rápidas e diversas. Dentro dos inúmeros desafios dos sistemas de saúde, é crucial que se discuta o papel da Atenção Básica neste enfrentamento. Os serviços de Atenção Primária do SUS, especialmente, as equipes da Estratégia Saúde da Família, por seus atributos de responsabilidade territorial, orientação comunitária e sua forte capilaridade em todo o território nacional, são os mais adequados para esta abordagem”, explicam os coordenadores do estudo.
Serão coletadas informações sobre estrutura física da UBS e recursos disponíveis de conectividade; equipamentos de proteção individual; insumos básicos para o atendimento de usuários com quadros de Covid-19; ações de vigilância nos territórios; processo de reorganização da UBS para o cuidado a usuários com quadro de Covid-19; estratégias de continuidade das ações usualmente realizadas na UBS e uso de teleconsulta e telemonitoramento; ações comunitária e de apoio social; atuação dos agentes comunitários de Saúde; características do acesso à rede secundária e terciária nos casos que necessitam de cuidados clínicos de outros níveis; e processo de vacinação contra a Covid-19.
O tempo para preenchimento do questionário é de cerca de 30 minutos. Com o formato de web-survey, a pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) com o CAAE 31414420.8.0000.5421 e parecer 4.827.811 de 05 de julho de 2021.
Os resultados serão consolidados por grandes regiões do país, analisados, sintetizados e amplamente divulgados para orientar a formulação de recomendações de iniciativas mais adequadas aos diferentes contextos nacionais, com base nas experiências e nas dificuldades encontradas.
O estudo é coordenado pelas pesquisadoras da ENSP Ligia Giovanella e Maria Helena Mendonça, a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Aylene Bousquat, além dos pesquisadores Luiz Augusto Facchini, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Geraldo Cury, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Fúlvio Nedel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Nenhum comentário para: Estudo vai identificar estratégias de reorganização da Atenção Básica no enfrentamento à Covid-19 no Brasil
Comente essa matéria: