Luto pelas 500 mil mortes por Covid-19
A Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta e demostra sua indignação com as mais de 500 mil vidas perdidas ao longo da pandemia de Covid-19 no Brasil. Além de se solidarizar com os familiares das vítimas e com aqueles que sofrem das sequelas provocadas pelo vírus. A instituição destaca a importância da ciência no combate à pandemia e a necessidade do país avançar, não apenas na ampliação da vacinação, assim como na adoção de medidas que garantam acesso a todo o esquema vacinal, assegurando a eficácia completa do imunizante. Reforça também a importância da manutenção das medidas preventivas não farmacológicas: distanciamento físico, uso de máscara e higienização das mãos.
Nosso luto se transforma em luta, uma vez que a crise que atravessa o nosso país, agravada pela pandemia, alcança componentes fundamentais da vida social: direito ao trabalho e a alimentação. Apesar de atingir a todas as classes sociais acentua às desigualdades, aumentando, a extrema pobreza, num cenário onde as populações vulnerabilizadas são as mais afetadas.
O contexto complexo em que vivemos e o reconhecimento do papel estratégico de nossa Instituição, nos colocam a responsabilidade de unirmos esforços para o enfrentamento dos imensos desafios da Saúde Coletiva no século XXI que envolvem os direitos à saúde, ao meio ambiente e à proteção social como pré-requisitos para um desenvolvimento baseado na equidade social, sustentabilidade e justiça ambiental; e promoção da saúde. A ENSP/FIOCRUZ tem como papel e responsabilidade a construção de agendas convergentes multisetoriais e multiescalares cujas políticas e ações beneficiem múltiplos aspectos e dimensões da sociedade para um mundo e país mais justos, solidários e saudávéis
ENSP, uma Escola para Ciência, Saúde e Cidadania. #VacinaSIM
Seções Relacionadas:
Coronavírus
Coronavírus
Nenhum comentário para: Luto pelas 500 mil mortes por Covid-19
Comente essa matéria: