O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

A utilização de máscaras e a comunicação em tempos de pandemia

ícone facebook
Publicado em:12/02/2021
“O novo normal!” Essa foi uma das frases mais usadas logo no início da pandemia da Covid-19, pois, junto dela, tivemos que adquirir novos hábitos. Ao andar na rua hoje, não vemos mais o sorriso de cada um, pois a máscara se tornou acessório obrigatório para evitar e controlar a transmissão do novo coronavírus. E muito foi falado sobre esse novo acessório: protege ou não? De pano ou cirúrgica? A máscara pode atrapalhar na comunicação. Diante de tais perguntas, a pesquisadora do Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) Marcia Soalheiro elaborou  um informativo a respeito da utilização de máscaras para a prevenção da doença.


A pesquisadora fez algumas considerações em relação ao uso das máscaras e uma delas é sobre a comunicação. Segundo a pesquisadora, os profissionais de Saúde precisam ter atenção redobrada para passar tais informações aos pacientes, principalmente para idosos e aqueles com alguma perda auditiva. “As informações linguísticas e não verbais são importantes para a compreensão da comunicação e interação social”, ressalta a pesquisadora no documento. 

O informativo mostra, também, um estudo realizado na Universidade de Nova Iorque que testou a qualidade de transmissão do som através de cada máscara, o que mostra que a qualidade de comunicação pode ser melhorar, dependendo da máscara utilizada. 

Para ler o Informativo “O impacto na percepção da fala pelo uso do mascaramento facial como etiqueta sanitária, em tempos de Covid-19”, clique no arquivo em anexo.


Seções Relacionadas:
Coronavírus

Nenhum comentário para: A utilização de máscaras e a comunicação em tempos de pandemia
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.