No Dia Mundial do Meio Ambiente, pesquisador da Ensp comenta águas límpidas nas praias do Rio
Ao longo das últimas semanas, vídeos e fotos compartilhados em redes sociais mostraram animais silvestres circulando livres em áreas urbanas ao redor do mundo, e cidades onde passou-se a enxergar o céu azul onde o ar costumava ser permanentemente cinzento pela poluição. A Praia de Botafogo, no Rio, tinha nos últimos dias águas transparentes em que era possível ver a areia no fundo. Diferente de algumas explicações que circularam na mídia nos últimos dias, segundo o pesquisador Renato Castiglia, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP/Fiocruz, a aparência mais limpa da água na praia, normalmente imprópria para banho, não tem relação com fenômeno oceanográfico ou meteorológico.
Renato, que é doutor em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, revela que as medidas de distanciamento social recomendadas durante a pandemia do coronavírus foram fundamentais para esse fenômeno. Para ele, a redução da movimentação de pessoas com o comércio e as empresas fechadas devido às medidas de distanciamento social estão diretamente ligadas ao clareamento das águas.
Ouça o podcast com a explicação do pesquisador
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2020 é biodiversidade. A campanha #HoraDaNatureza, promovida pelas Nações Unidas, é um apelo à ação global para combater a crescente perda de espécies e a degradação ambiental, além de chamar a atenção para a relação entre a saúde humana e a saúde do planeta.
“Com demandas crescentes, os seres humanos estão sobrecarregando a natureza. Nos últimos 50 anos, a população mundial dobrou, a economia global quase quadruplicou e o comércio cresceu quase dez vezes. A crise da COVID-19 evidenciou que, ao destruir a biodiversidade, se destrói o próprio sistema que sustenta a vida humana. Ao perturbar o delicado equilíbrio da natureza, são criadas as condições ideais para a propagação de patógenos – incluindo os diferentes tipos de coronavírus”, publicou a Organização em sua página.
Nenhum comentário para: No Dia Mundial do Meio Ambiente, pesquisador da Ensp comenta águas límpidas nas praias do Rio
Comente essa matéria: